Fórmula 1 GP da China

F1: FIA nega protesto da Aston Martin contra acidente de Sainz

Aston Martin contestou retorno de Sainz à pista após girar e parar na reta principal; FIA usou casos passados para negar protesto e punição a Sainz

Carlos Sainz, Ferrari SF-24, crashes during Q2, causing a red flag

A FIA rejeitou o protesto da Aston Martin sobre o acidente de Carlos Sainz, Ferrari, durante a qualificação para o GP da China de Fórmula 1 de 2024. A equipe inglesa alegou que o carro do espanhol retornou após ter parado na pista, o que violaria o artigo 39.6 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1. Após uma audiência entre Aston Martin, Ferrari, FIA e equipes que pediram para participar, ficou decidido que não houve violação do regulamento.

Leia também:

Na decisão, a FIA  outras equipes destacaram que, historicamente, o artigo é aplicado a carros que fiquem "muito tempo" parados na pista. Geralmente, em casos anteriores, essa parada durou mais de 30 segundos. Carros que conseguissem retornar para a pista antes disso seriam autorizados a participar da qualificação.

Em Xangai, conforme explica o documento da FIA, Sainz ficou parado por 1min17s. E este foi o principal argumento da Aston Martin pela punição a Sainz. Como não existe um tempo acordado e nem isso é indicado no regulamento, a decisão de "tempo demais" ficou a cargo do controle de prova, não da FIA. Também foram considerados os exemplos de acidentes parecidos no GP do Canadá, Mônaco e Baku, em que os pilotos foram autorizados a seguir na sessão.

 

Durante a audiência foram exibidos trechos do encontro da Comissão da Fórmula 1 realizada na Bélgica, em julho de 2023. Na reunião, foi decidido que seria adicionado ao artigo 39.6 que seria adicionado que o retorno seria autorizado caso o carro não recebesse auxílio externo. 

As equipes presentes na audiência destacaram ainda que já tentaram entrar em um acordo sobre qual seria o tempo razoável para um carro ser declarado parado. No entanto, nunca foram capazes de decidir qual seria o tempo certo para isso. 

Max pole e 1º na sprint, Hamilton do céu ao inferno, Alonso x Sainz x Leclerc

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Verstappen dominante, Pérez 2º no grid e Alonso protagonista na China

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Motorsport Business #12 – Gabriel Hackme, da PRIO, e Nicolas Costa: a relação piloto e patrocinador

In this article
Felipe Freitas
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Com Verstappen na pole, veja resultado da classificação para o GP da China e o grid deste domingo em Xangai
Próximo artigo F1: Leclerc e Sainz divergem sobre conversa após corrida sprint

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros