Recomendado para você

NASCAR Cup: Gisbergen vence no ROVAL em corrida marcada por final insano com Chastain 'de ré'

NASCAR Cup: Gisbergen vence no ROVAL em corrida marcada por final insano com Chastain 'de ré'

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Charlotte II
NASCAR Cup: Gisbergen vence no ROVAL em corrida marcada por final insano com Chastain 'de ré'
Stock Car: Suzuki é desclassificado e perde triunfo na corrida II no Velocitta; Casagrande é o novo vencedor

Stock Car: Suzuki é desclassificado e perde triunfo na corrida II no Velocitta; Casagrande é o novo vencedor

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car: Suzuki é desclassificado e perde triunfo na corrida II no Velocitta; Casagrande é o novo vencedor
Stock Car: Suzuki segura Casagrande e vence a corrida principal no Velocitta

Stock Car: Suzuki segura Casagrande e vence a corrida principal no Velocitta

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car: Suzuki segura Casagrande e vence a corrida principal no Velocitta
F1: Piastri protagoniza momentos controversos após GP de Singapura; confira

F1: Piastri protagoniza momentos controversos após GP de Singapura; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Piastri protagoniza momentos controversos após GP de Singapura; confira
Bicampeã consecutiva, McLaren assume posto de segunda equipe com mais títulos de construtores na F1; veja números

Bicampeã consecutiva, McLaren assume posto de segunda equipe com mais títulos de construtores na F1; veja números

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Bicampeã consecutiva, McLaren assume posto de segunda equipe com mais títulos de construtores na F1; veja números
Como os carros são preparados para a Mitsubishi Cup e experiência do piloto

Como os carros são preparados para a Mitsubishi Cup e experiência do piloto

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Como os carros são preparados para a Mitsubishi Cup e experiência do piloto
F1: Hadjar chama Alonso de "mal-humorado" após reclamação em Singapura

F1: Hadjar chama Alonso de "mal-humorado" após reclamação em Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Hadjar chama Alonso de "mal-humorado" após reclamação em Singapura
VÍDEO F1 - Alonso se 'revolta' com Hamilton por Lewis terminar corrida sem freios: “Não consigo acreditar!”

VÍDEO F1 - Alonso se 'revolta' com Hamilton por Lewis terminar corrida sem freios: “Não consigo acreditar!”

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
VÍDEO F1 - Alonso se 'revolta' com Hamilton por Lewis terminar corrida sem freios: “Não consigo acreditar!”

F1: FIA nega protesto da Aston Martin contra acidente de Sainz

Aston Martin contestou retorno de Sainz à pista após girar e parar na reta principal; FIA usou casos passados para negar protesto e punição a Sainz

Carlos Sainz, Ferrari SF-24, crashes during Q2, causing a red flag

A FIA rejeitou o protesto da Aston Martin sobre o acidente de Carlos Sainz, Ferrari, durante a qualificação para o GP da China de Fórmula 1 de 2024. A equipe inglesa alegou que o carro do espanhol retornou após ter parado na pista, o que violaria o artigo 39.6 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1. Após uma audiência entre Aston Martin, Ferrari, FIA e equipes que pediram para participar, ficou decidido que não houve violação do regulamento.

Leia também:

Na decisão, a FIA  outras equipes destacaram que, historicamente, o artigo é aplicado a carros que fiquem "muito tempo" parados na pista. Geralmente, em casos anteriores, essa parada durou mais de 30 segundos. Carros que conseguissem retornar para a pista antes disso seriam autorizados a participar da qualificação.

Em Xangai, conforme explica o documento da FIA, Sainz ficou parado por 1min17s. E este foi o principal argumento da Aston Martin pela punição a Sainz. Como não existe um tempo acordado e nem isso é indicado no regulamento, a decisão de "tempo demais" ficou a cargo do controle de prova, não da FIA. Também foram considerados os exemplos de acidentes parecidos no GP do Canadá, Mônaco e Baku, em que os pilotos foram autorizados a seguir na sessão.

 

Durante a audiência foram exibidos trechos do encontro da Comissão da Fórmula 1 realizada na Bélgica, em julho de 2023. Na reunião, foi decidido que seria adicionado ao artigo 39.6 que seria adicionado que o retorno seria autorizado caso o carro não recebesse auxílio externo. 

As equipes presentes na audiência destacaram ainda que já tentaram entrar em um acordo sobre qual seria o tempo razoável para um carro ser declarado parado. No entanto, nunca foram capazes de decidir qual seria o tempo certo para isso. 

Max pole e 1º na sprint, Hamilton do céu ao inferno, Alonso x Sainz x Leclerc

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Verstappen dominante, Pérez 2º no grid e Alonso protagonista na China

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Motorsport Business #12 – Gabriel Hackme, da PRIO, e Nicolas Costa: a relação piloto e patrocinador

Artigo anterior F1: Com Verstappen na pole, veja resultado da classificação para o GP da China e o grid deste domingo em Xangai
Próximo artigo F1: Leclerc e Sainz divergem sobre conversa após corrida sprint

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros