Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

F1: FIA rejeita recurso da McLaren por punição aplicada a Norris nos EUA

Lando Norris foi punido na última volta do GP dos Estados Unidos, no Texas, em embate com Max Verstappen; reunião entre equipe e órgão aconteceu nesta sexta-feira

Lando Norris, McLaren MCL38

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) recusou o recurso pedido pela McLaren em relação à punição aplicada a Lando Norris no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1.

Leia também:

A equipe papaia argumentou, sem sucesso, que os comissários tomaram uma decisão incorreta ao penalizar Norris no Documento 69 (do sistema da FIA) no fim de semana em Austin. Foi exatamente este documento que o time de Woking apresentou como um "novo elemento significativo e relevante que não estava disponível para a McLaren no momento em que os comissários tomaram a decisão" de penalizar Lando. 

A McLaren tentou argumentar que Norris tinha conseguido passar à frente de Max Verstappen na disputa da Curva 12 no final do GP dos Estados Unidos e por isso ele passou a ser um carro defensor e não mais um atacante, quando o holandês disparou para trás para alcançar o vértice da curva à frente, antes de ambos se afastarem e Norris ultrapassar na zona de escape larga. 

Para que o procedimento do direito de revisão chegasse à segunda fase, que neste caso seria um novo caso para avaliar se a penalização seria anulada, todas as equipes que iniciam este processo têm que provar aos comissários que o que estão argumentando como novas provas é "significativo", "relevante", "novo" e "indisponível no momento da decisão".

A audiência no paddock do GP do México - com a participação dos comissários de Austin participando em vídeo - durou apenas 25 minutos, enquanto o chefe da McLaren, Andre Stella, e o diretor de corridas Randeep Singh, apresentavam seus argumentos. Também estiveram presentes representantes da Red Bull, incluindo o diretor esportivo Jonathan Whwatley e funcionários da FIA, com o responsável por monolugares, Nikolas Tombazis. 

Singh argumentou que a McLaren acreditava que o “Documento 69” era um elemento novo significativo e relevante porque “o documento para a decisão continha uma declaração incorreta e que [portanto] evidenciava um erro objetivo, mensurável e comprovável cometido pelos comissários” - de acordo com o documento da FIA que anunciava que o direito de revisão tinha sido rejeitado.

A equipe papaia disse “que a declaração [no ‘Documento 69’] era que ‘o Carro 4 estava a ultrapassar o Carro 1 por fora, mas não estava ao nível do Carro 1 no ápice' e que ‘a declaração acima estava errada porque a McLaren tinha provas de que o Carro 4 já tinha ultrapassado e estava à frente do Carro 1 ’na zona de frenagem”.

Stella argumentou que “o caso da McLaren era uma ‘explicação juridicamente sofisticada’ e instou os comissários a reconhecerem que se tratava de um caso substantivo, especialmente em comparação com casos anteriores de direito de revisão”.

Wheatley afirmou que a Red Bull considerava que nenhum dos quatro critérios do direito de revisão tinha sido cumprido neste caso e disse, também de acordo com o documento relevante da FIA, que “tendo em conta o ‘sarrafo muito elevado’ que é estabelecido (no artigo 14.º do Código Desportivo Internacional da FIA) para uma petição bem sucedida de um direito de revisão, é ‘extremamente oneroso’ estabelecer a existência do novo elemento”.

A McLaren, no entanto, acreditava que as provas apresentadas satisfaziam o 'nível elevado' exigido e também “declarou que achava que devia haver outra forma de corrigir as decisões tomadas numa corrida”. 

Tendo adiado a audiência, os comissários de Austin decidiram centrar-se apenas num dos elementos do direito de recurso - a relevância - e declararam que “o conceito de que a decisão escrita (Documento 69) era o elemento novo significativo e relevante, ou que um erro na decisão era um elemento novo, não é sustentável e é, por conseguinte, rejeitado”.

Sainz DOMINA dia CAÓTICO, Russell BATE e Max SOFRE no México! DRUGO, Bortoleto 'vs' Pérez, F1 na TV

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Max FAVORECIDO? Norris JÁ ERA? Ferrari MIRANDO TÍTULO e a F1 pós-EUA, com ANDRÉ NEGRÃO | WEC e Stock

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Red Bull suspeita de vazamento no motor de Verstappen e Marko revela que 'falha' é recorrente
Próximo artigo F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao sábado de treino classificatório para o GP do México

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros