Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quinta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quinta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quinta-feira
F1 - Steiner critica McLaren por falta de apoio a Piastri no GP de São Paulo: 'Deviam ter falado com comissários'

F1 - Steiner critica McLaren por falta de apoio a Piastri no GP de São Paulo: 'Deviam ter falado com comissários'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Steiner critica McLaren por falta de apoio a Piastri no GP de São Paulo: 'Deviam ter falado com comissários'
F1: "Medo do fracasso é motivação", analisa Newey sobre projeto com Aston Martin

F1: "Medo do fracasso é motivação", analisa Newey sobre projeto com Aston Martin

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Medo do fracasso é motivação", analisa Newey sobre projeto com Aston Martin
Primeira etapa noturna da Stock Car repete trio da estreia da F1 à noite em Singapura 2008

Primeira etapa noturna da Stock Car repete trio da estreia da F1 à noite em Singapura 2008

Stock Car
Stock Car
A Definir
Primeira etapa noturna da Stock Car repete trio da estreia da F1 à noite em Singapura 2008
F1: Conheça o 'plano de três etapas' da Audi para se tornar campeã mundial

F1: Conheça o 'plano de três etapas' da Audi para se tornar campeã mundial

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Conheça o 'plano de três etapas' da Audi para se tornar campeã mundial
F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen

F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen
F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo

F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo
Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda

Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda

Geral
Geral
Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda

F1: GP da Espanha muda para Madri a partir de 2026 e Barcelona fica com futuro em xeque

Com as duas cidades tendo contrato com a categoria para 2026, Espanha vive 'impasse'; saiba mais no Motorsport.com

GEhI49kWYAA7Tfp

Nesta terça-feira, a Fórmula 1 anunciou um acordo com Madri para a realização de GPs da categoria máxima do automobilismo na capital espanhola por 10 temporadas, entre os campeonatos de 2026 e 2035.

Com isso, a etapa em um circuito de rua madrilenho estreará na elite global do esporte a motor no mesmo ano em que passará a valer o novo regulamento da F1, cujo foco está principalmente em uma unidade de potência revisada, com ainda mais protagonismo da parte elétrica.

O editor recomenda:

O contrato da categoria com Madri também deve impactar a atual sede do GP da Espanha, já que o circuito de Barcelona-Catalunha, em Montmeló, tem vínculo com a F1 até 2026. Entretanto, o Motorsport.com apurou que o evento catalão de 2026 não deve ocorrer.

Isso porque a categoria não tem interesse em realizar duas corridas na Espanha no mesmo ano, de modo que o contrato com Barcelona deve ser abreviado e concluído na temporada 2025 da competição, ainda que não aja qualquer confirmação oficial neste sentido.

Aliás, a reportagem soube ainda que o anúncio relativo a Madri poderia ter acontecido já no GP de Abu Dhabi de 2023, que encerrou o último campeonato da F1, mas questões burocráticas mudaram os planos.

De qualquer forma, a ocasião desta terça contou com a presença do CEO da categoria, Stefano Domenicali, que visitou a área do circuito para tornar a novidade pública ao lado de José Vicente de los Mozos, presidente do Ifema, centro de exposições pelo qual o traçado do novo GP passará.

Também estiveram na solenidade Isabel Díaz Ayuso, presidente da Comunidade de Madri; José Luis Martínez Almeida, prefeito de Madri; e Ángel Asensio, presidente da Câmara de Comércio de Madri.

IFEMA Madrid

Photo by: Formula 1

IFEMA Madrid

"Madri é uma cidade incrível, com uma herança cultural e esportiva maravilhosa, e o anúncio de hoje inicia um grande novo capítulo para a F1 na Espanha", disse o CEO da F1, Stefano Domenicali. "Quero agradecer à equipe da IFEMA, o governo da região de Madri e o prefeito da cidade na formulação dessa proposta fantástica".

O presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, reforçou que o local terá um grande foco em sustentabilidade.

"Os carros modernos da F1 correndo em um novo circuito na capital espanhola é uma perspectiva animadora. Em nosso caminho para a introdução do regulamento de 2026, feito pensando na meta de neutralizarmos as emissões de carbono em 2030, é ótimo ver que a organização local têm um grande foto na sustentabilidade ambiental para o evento".

Isabel Díaz Ayuso, presidente da Região de Madri, enfatizou o impacto econômico previsto para a cidade.

"Somos o principal motor da prosperidade e progresso da Espanha. O evento, que prevemos que será acompanhado globalmente por 70 milhões de pessoas, representará um aumento de mais de 450 milhões de euros na receita de Madri por ano, além da criação de 8.200 empregos".

"A Comunidade de Madri é uma região com grande projeção internacional, aberta, plural e competitiva, e a F1 poderá contribuir para consolidar ainda mais a marca de Madri entre as melhores do mundo".

A pista

A prova será realizada em um circuito que passará por locais como o Ifema, Valdebebas (a 'cidade esportiva' do Real Madrid) e a área onde o festival Mad Cool costumava ser realizado. Terá 5 km com a largada/chegada em frente ao pavilhão do Ifema, passando também por vias públicas. O traçado conta com 20 curvas e uma previsão de tempo de volta de 01min32s.

O contrato foi assinado no início de novembro passado e o Ifema, com o apoio da cidade de Madri e da Comunidade de Madri, pagará 35 milhões de euros por ano como taxa para a F1, embora com dinheiro proveniente de capital privado.

O responsável pelo projeto e por toda a negociação foi Luis García Abad, empresário do piloto espanhol da Aston Martin F1 Fernando Alonso durante quase toda a carreira do bicampeão da F1. O asturiano, aliás, teve Domenicali como chefe em sua passagem pela Ferrari (2010-2014).

A F1 solicitou a construção de um Paddock Club para 5000 pessoas e os investidores externos para financiar a corrida ainda não foram confirmados. Um dos nomes especulados é o de Carlos Slim, mexicano patrocinador do compatriota Sergio Pérez, piloto da Red Bull.

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Norris na RBR? Sainz? Albon e franceses no centro dos rumores da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Rivalidade Ford x GM aumentará interesse dos EUA pela F1, diz Red Bull
Próximo artigo Por que a BMW 'vetou' a contratação de Hamilton pela Williams após briga de Lewis com a McLaren

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros