F1: Hamilton 'concorda' com Horner e apoia adoção de grid invertido na sprint
Recentemente, chefe da Red Bull afirmou que F1 precisa de ideias para tornar corridas de sábado mais interessantes, com o grid invertido entre elas
Neste fim de semana, Interlagos recebe a sexta e última corrida sprint da temporada 2023 da Fórmula 1. Mesmo com a introdução da classificação separada neste ano, o formato segue sendo alvo de críticas e, cada vez mais, vemos sugestões de mudanças para tornar a prova mais "interessante", incluindo Lewis Hamilton.
Introduzida em 2021, a corrida sprint surgiu como forma de tornar os três dias do fim de semana interessantes, jogando a classificação para a sexta-feira. Mas, desde o começo, o formato não é visto como unanimidade e vem passando por alterações em todos os anos.
Para 2023, a F1 tornou o sábado um dia isolado, com a classificação da sexta-feira definindo o grid de largada do domingo e a sprint tendo um quali próprio no sábado pela manhã.
Mesmo com uma recepção positiva do formato, a sprint ainda é alvo de muitas críticas, especialmente pelo fato de seu resultado ser essencialmente uma "prévia" do GP do domingo.
Na coletiva pré-GP de São Paulo desta quinta-feira, os pilotos foram questionados sobre suas opiniões acerca das corridas de curta duração. Valtteri Bottas foi um dos que se posicionou favoravelmente, afirmando "nunca ter sido muito fã de três sessões de treinos livres".
Por outro lado, Lando Norris se colocou contra, assim como Max Verstappen, afirmando que "não adiciona muito ao final de semana", enquanto Charles Leclerc questionou a necessidade de realização de seis corridas sprints em uma mesma temporada, além de cobrar melhorias ao formato.
Já Hamilton disse concordar com o que o monegasco havia dito, oferecendo uma solução muito discutida anteriormente, citando uma experiência vivida em sua carreira.
"Estou na mesma deles. O sábado não é o melhor dos dias, mas gosto disso de somente um treino livre antes da classificação. Acho que podemos aprender. Amo que temos um formato diferente, em vez dos mesmos três treinos livres".
"A melhor corrida sprint que eu já tive foi a que eu larguei em último, então eu apoio o grid invertido. Mas, se tivermos isso, todo mundo vai simplesmente tentar se classificar em último! Acho que podemos fazer as sprints mais longas, porque elas têm 19 voltas ou algo assim".
A opinião de Hamilton vai de encontro com a de Christian Horner, chefe da Red Bull. Durante a etapa do Catar, o britânico deu uma série de sugestões para tornar as sprints mais interessantes, incluindo a possibilidade de inversão de grid, para que os pilotos se esforçassem mais, tornado o espetáculo melhor para o público.
"Seja uma inversão no grid do top 10 ou qualquer outra coisa, precisamos dar pontos suficientes para que valha a pena os pilotos realmente tentarem. Você não se sente especial quando vence uma corrida de Sprint. Não é tão significativo quanto um GP, mas acho que estamos em um estágio em que precisamos estar abertos a mudanças e desenvolvimento", completou.
"Acho que o conceito é bom, mas acho que podemos fazer um trabalho melhor para tornar a corrida mais emocionante para os espectadores. Não sei se você vê isso como uma corrida divertida ou não, mas acho que, potencialmente, se você desse mais pontos, se você invertesse os 10 primeiros ou algo assim - então poderia ser diferente. Portanto, será preciso pensar um pouco para ajustar isso", destacou.
VERSTAPPEN é POLE no BRASIL com LECLERC e STROLL no top 3! Confira a análise AO VIVO no SEXTA-LIVRE
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.