Recomendado para você

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1 - Honda: Título de Verstappen é recompensa por acreditar no programa de motores

Diretor da Honda na F1 falou sobre as diferenças entre o relacionamento com a Red Bull e o período tenso com a McLaren

Max Verstappen, Red Bull RB15 mule

O diretor técnico da Honda, Toyoharu Tanabe, disse que o título de Max Verstappen com a Red Bull na Fórmula 1 é um testamento da crença interminável da montadora japonesa de que seu programa de motores teria sucesso algum dia.

A Honda voltou ao esporte como fornecedora de motores da McLaren em 2015, mas teve um início desastroso, com performances bem abaixo do esperado e motores sem confiabilidade, que tiveram que ser projetados ao redor do pacote apertado da equipe britânica.

Leia também:

A reedição da parceria vencedora acabou se mostrando uma vergonha para a empresa japonesa, com momentos de tensão como o comentário de Fernando Alonso comparando a unidade da Honda a um motor de carro de GP2, algo que acabou tornando o relacionamento ainda mais tenso.

Uma falta de resultados ao longo de três anos fez com que a parceria chegasse ao fim no meio de 2017.

Para 2018, a Honda surpreendeu ao conseguir uma parceria com a AlphaTauri, então Toro Rosso, com a Red Bull entrando no barco no ano seguinte. A parceria com a equipe austríaca foi boa desde o início, com a montadora japonesa finalmente conseguindo bater de frente com as unidades da Mercedes após três anos.

Isso permitiu a Verstappen desafiar Lewis Hamilton e bater o heptacampeão na conquista do título de 2021. Enquanto Red Bull e Honda perderam o campeonato de construtores para a Mercedes, a montadora acredita que o título do holandês é a recompensa da marca por acreditar em sua própria tecnologia, apesar do começo complicado.

"Ter Max conquistando o título é uma grande conquista para nós, que voltamos ao esporte em 2015 e tivemos um período muito difícil de sete anos, melhorando gradualmente", disse Tanabe. "No ano passado estávamos bem atrás da Mercedes, mas estou feliz que tenhamos chegado aqui em 2021, vencendo o título de pilotos e lutando pelo de construtores".

World Champion Max Verstappen, Red Bull Racing

World Champion Max Verstappen, Red Bull Racing

Photo by: Erik Junius

"Infelizmente não vencemos o de construtores, mas acho que a razão de termos chegado tão longe é porque acreditamos em nossa tecnologia e estávamos determinados a fazer o que fosse necessário para vencer. Trabalhamos incessantemente para desenvolver a tecnologia. Tivemos o apoio de nosso grupo de operações, de viagem e muito mais".

"Falava mais cedo com o pessoal de Sakura [base de operações da Honda para a F1] e acho que há uma sensação de conquista com o título de Max".

A decisão de Abu Dhabi ainda marcou a última corrida da Honda como fornecedora de motores, com a Red Bull assumindo o programa de desenvolvimento em sua fábrica de Milton Keynes após a saída da montadora.

Quando questionado por que a Honda finalmente conseguiu superar suas dificuldades iniciais para entregar um motor vencedor à Red Bull para marcar sua saída da F1, Tanabe disse que a compreensão mútua entre as duas empresas foi chave no desenvolvimento.

"Trabalhamos com a McLaren a partir de 2015 e sofremos com eles. Aí, em 2018, trabalhamos com a Toro Rossi e fizemos isso com a mente aberta, o que levou ao contrato com a Red Bull, algo que demanda de nós. Acho que nos entendemos bem, com os pilotos e o que tínhamos que fazer para tirarmos o melhor resultado e tudo acabou dando certo. É um grande momento para nós".

"Acho que foi sobre trabalharmos juntos como companhia e como um grupo. Acho que esse processo que é importante. Nós íamos ao circuito todas as vezes para vencer todas as corridas, com o apoio de Sakura e de Milton Keynes".

RETA FINAL: Além de Verstappen/Hamilton, quem foi o melhor de 2021? Brasil teve o GP do ano? Veja debate

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #152: Qual tamanho do título de Verstappen após derrotar Hamilton?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Rosberg defende Hamilton sobre Abu Dhabi: "Não seguiram as regras"
Próximo artigo F1: Sem ressarcimento, promotores do GP da Bélgica oferecem participação em eventos e até F1TV para fãs

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros