F1: Horner se diz confiante que Red Bull operou abaixo do limite de gastos

Chefe da equipe austríaca disse que conjunto de regras é muito novo e que deve gerar dúvidas, mas que time também passou por auditoria interna antes de envio de números

A Red Bull insiste que o limite de custo da Fórmula 1 no ano passado estava abaixo de US$ 145 milhões, apesar das sugestões crescentes de que a FIA está prestes a encontrar uma violação.

As equipes de F1 aguardam uma notificação formal da FIA em 5 de outubro sobre se suas contas para a temporada 2021 estão ou não abaixo dos limites de gastos.

Leia também:

As equipes com as quais a FIA está satisfeita receberão certificados de conformidade, enquanto quaisquer equipes que quebrarem o limite provavelmente enfrentarão sanções.

Embora tenha havido uma confirmação formal da FIA sobre o potencial descumprimento do limite de custos, há uma expectativa no paddock de que duas equipes podem ter infringido as regras.

Sugere-se que um dos esquadrões teve uma violação "menor" das regras com um gasto acima de 5% do limite, enquanto o outro foi muito maior e foi uma violação "material".

O foco no paddock tem sido na Aston Martin e na Red Bull, com a situação desta última particularmente intrigante porque conquistou o título do campeonato mundial do ano passado.

Falando na sexta-feira em Singapura, no entanto, o chefe da Red Bull, Christian Horner, expressou sua confiança de que a equipe cumpriu as regras.

Questionado pela Sky F1 se ele estava ciente de qualquer violação do limite de custos, Horner disse: “Certamente não estou ciente de nenhuma.

“As contas foram todas apresentadas em março. Então tem sido um longo processo com a FIA, passando por isso, e estamos nesse processo enquanto falamos.

“Eles estão seguindo corretamente esse processo, e acho que na próxima semana, no meio da próxima semana, é quando eles declaram os certificados. Acredito que certamente nossa finalização foi abaixo do limite. E cabe à FIA, obviamente, seguir o processo deles, o que eles estão fazendo atualmente”.

Embora Horner tenha expressado confiança na submissão de sua própria equipe, a aprovação oficial dos gastos e interpretações de despesas que estão dentro e fora do limite só podem ser feitas pela FIA.

Horner admitiu que, como o corpo diretivo se aprofundou na análise forense da conta de cada equipe, surgiram algumas novas interpretações.

“Esta é a primeira vez que isso acontece”, disse ele. “Mas fazemos nossa devida diligência e somos auditados, de qualquer maneira.

“É um processo semelhante ao de trabalhar com um auditor, então é um pouco personalizado para a F1. E os esclarecimentos vêm surgindo, mesmo depois de feitos os envios.

“Então, você pode ver como o processo é imaturo. Mas a FIA, obviamente, está trabalhando duro nisso e fazendo o melhor que pode.”

Horner sentiu que, com as regras de limite de custo em sua infância, não era surpresa que surgissem problemas durante o processo de auditoria.

“Inevitavelmente, é um novo conjunto de regulamentos e um conjunto de regulamentos muito complicados, então como as regras são interpretadas ou aplicadas, inevitavelmente, será subjetiva entre as equipes”, explicou ele.

“Tenho certeza que, com o passar dos anos, as coisas vão se arrumando. Mas estamos confiantes.

“A FIA está neste processo e acho que sempre haverá rumores. Ouvi falar de grandes violações e tudo o mais, mas certamente não estou ciente disso.”

TELEMETRIA: Bicampeonato de Verstappen virá em Singapura? Rico Penteado analisa todos os ângulos do GP

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast #197 - Na berlinda, qual será o futuro de Ricciardo e Schumacher?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior SEXTA-LIVRE: Sainz lidera TL2, Verstappen é quarto e Red Bull na mira da FIA
Próximo artigo F1: Sainz lidera dobradinha da Ferrari em Singapura; Verstappen é 4º

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil