F1: Ricciardo é punido por manobra irregular no GP da China; Hulkenberg é inocentado
"Não houve base justificável para o carro 3 (Daniel) ultrapassar o carro 27 (Nico Hulkenberg) enquanto a corrida estava em condições de safety car", diz a FIA
Apesar de abandonar o GP da China de Fórmula 1 após receber toque do canadense Lance Stroll, da Aston Martin, o australiano Daniel Ricciardo, da RB, recebeu uma punição após a conclusão da corrida deste domingo.
O veterano fez uma ultrapassagem durante regime de safety car, o que não é permitido, e por isso foi punido com a perda de três posições no grid da próxima etapa, o GP de Miami, no primeiro fim de semana de maio.
Ricciardo ultrapassou o alemão Nico Hulkenberg, da Haas, durante a vigência do carro de segurança na volta 28 do GP da China, de modo que os comissários da Federação Internacional de Automobilismo impuseram a punição ao australiano. A ultrapassagem indevida de Daniel sobre o colega aconteceu depois do incidente do piloto da RB com Stroll -- num primeiro momento, o australiano continuou na prova após ser atingido por Lance.
Veja as palavras de Ricciardo 'detonando' Stroll após ser atingido por Lance em Xangai:
No primeiro incidente, entre Ricciardo e Stroll, Hulkenberg também ultrapassou o piloto da RB em condições de safety, já que o australiano foi atingido por Lance. Por ter feito manobra para evitar o caos à frente, Nico foi inocentado pela FIA após ter sido investigado pela mesma razão de Daniel.
Ricciardo, acreditando que teria permissão para retomar a posição que havia perdido para 'Hulk', retomou sua posição no safety car subsequente -- implantado para limpar os destroços resultantes do incidente com Stroll -- mas os comissários consideraram que não devia tê-lo feito.
A FIA informou: “O piloto do carro 3 admitiu que ultrapassou o carro 27 deliberadamente, mas explicou
que ele sentiu que poderia fazê-lo porque o carro 27 o ultrapassou sob o safety car na volta 28. Notamos que o carro 27 foi autorizado a ultrapassar o carro 3 na volta 28 por causa do Artigo 55.8. Não houve base justificável para o carro 3 ultrapassar o carro 27 enquanto a corrida estava em condições de safety car. Conseqüentemente, impusemos uma penalidade de 10 segundos ao carro 3".
"Como o carro 3 não pôde cumprir a penalidade devido ao abandono, impusemos uma penalidade de 3 posições no grid ao carro 3 para a próxima corrida em que o piloto participar", explicaram os comissários.
A equipe Alpine também foi punida por uma liberação insegura do francês Pierre Gasly em um pit stop. O piloto recebeu autorização para deixar o pit apesar da roda traseira direita não estar devidamente fixada.
A roda se deslocou quando o carro atingiu o solo, derrubando um mecânico, embora Gasly não tenha saído de seu box antes que a roda estivesse devidamente fixada. Apesar disso, a escuderia foi multada em 10.000 euros, tendo os comissários considerado o time “totalmente responsável” no episódio.
MAX HUMILHA, Ricciardo EXPLODE contra Stroll, Aston PASSA VERGONHA apesar de Alonso e Norris é 2º: Veja abaixo o DEBATE sobre o GP da China
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Max humilha, Ricciardo explode contra Stroll, Aston 'limita' Alonso e Norris é 2º na China
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Motorsport Business #12 – Gabriel Hackme, da PRIO, e Nicolas Costa: a relação piloto e patrocinador
.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.