Fórmula 1 GP do Canadá

F1: Imbróglio entre Leclerc e família Villeneuve sobre homenagem a Gilles é resolvido; entenda

Monegasco estava planejando corroer no GP do Canadá com um capacete especial em memória da lenda da Ferrari, mas a família criticou e o piloto voltou ao design original

Tribute helmet of Charles Leclerc, Ferrari

Gilles Villeneuve obteve sua primeira vitória com a equipe italiana na primeira corrida de Fórmula 1 em Montreal, em 1978. Após a morte do lendário piloto da Ferrari no GP da Bélgica de 1982, o circuito de Montreal recebeu seu nome.

Leia também:

Charles Leclerc deveria correr neste fim de semana com um capacete com design especial em homenagem a Villeneuve. No entanto, esses planos fracassaram porque a família Villeneuve não está satisfeita com o design do capacete. 

O repórter de F1 da Sky Sports, Ted Kravitz, foi o primeiro a levantar a questão, dizendo: "A Ferrari anunciou em um post no início da semana que Charles Leclerc usaria um capacete com design especial, uma espécie de design híbrido em homenagem a Gilles Villeneuve."

Tribute helmet of Charles Leclerc, Ferrari

Tribute helmet of Charles Leclerc, Ferrari

Fotoğraf: Ferrari

"Fiquei sabendo agora que a família Villeneuve e Jacques Villeneuve não estão satisfeitos. Provavelmente não estão satisfeitos [com o logotipo da Ferrari no capacete] e acham que poderiam ter sido mais consultados sobre o design do capacete."

A Ferrari e Leclerc deram uma declaração ao Kravitz antes da terceira sessão de treinos. A declaração diz o seguinte: "Essa foi uma homenagem de boa vontade. Não era nossa intenção usar o design de Gilles Villeneuve para promover nossos patrocinadores. Pedimos desculpas à família Villeneuve e Charles voltou a usar seu capacete original para evitar piorar a situação."

Agora, Leclerc teve autorização da família para o uso do capacete. Os direitos de imagem de Villeneuve Sr. são controlados em nome da família pela irmã de Jacques, Melanie, e Leclerc telefonou na noite de sexta-feira para se desculpar por não ter alertado a família com antecedência.

Melanie e sua mãe, Joann, foram convidadas a estar nas instalações da Ferrari em Montreal no sábado e concordaram em deixar Leclerc usar o capacete, o que ele não fez até agora neste fim de semana.

"Charles foi muito gentil com relação a isso", disse Melanie ao Motorsport.com. "Não temos objeções. É uma bela homenagem."

Jacques enfatizou que a família ficou desapontada por não ter sido consultada com antecedência.

"Foi uma grande surpresa ver o capacete ontem, porque ninguém havia ligado para a família", disse ele ao Motorsport.com. "Minha mãe e minha irmã são as principais envolvidas nisso. Então, foi um grande choque."

"Quando Lewis [Hamilton] usou o capacete de Ayrton Senna, a família estava envolvida, obviamente, porque não é algo que você faz assim. Mas depois conversei com Charles e ele disse: 'Ah, desculpe, não pensei nisso'. Depois, acho que ele conversou com minha irmã e parece que está tudo bem."

"Então, foi apenas a maneira de fazer as coisas, você só precisa verificar com as pessoas envolvidas primeiro. Isso é tudo. Portanto, esse é outro grande problema. Mas isso foi feito sem que nenhum de nós soubesse, o que foi uma grande surpresa."

Jacques ressaltou que há questões comerciais relacionadas ao uso de designs de capacetes.

"As pessoas não percebem que é preciso pensar na marca registrada", disse ele. "Se você pegar uma marca e simplesmente vincular a qualquer coisa, terá os advogados dela nas suas costas."

"Isso é um pouco diferente, obviamente. Mas agora você tem uma foto do capacete do meu pai com patrocinadores que estão vinculados a esse capacete, que não deveriam estar lá. Portanto, essa é a pequena área conturbada."

"É por isso que você deve sempre verificar primeiro, discutir e fazer as coisas da maneira correta. E acho que tudo ficou claro."

VÍDEO: Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #234 – Aston, Ferrari ou Mercedes? Quem se garante como segunda força da F1 em 2023?

 
 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen lidera TL3 no Canadá com chuva, pista molhada e batida de Sainz
Próximo artigo Q4 AO VIVO: Verstappen é pole no Canadá, com Hulkenberg em segundo e Leclerc e Pérez eliminados no Q2; veja debate

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil