Fórmula 1 GP da Itália

F1: Leclerc e Ferrari dão nó tático na McLaren de Piastri e vencem em Monza

Com apenas uma parada, monegasco volta a vencer na casa de sua equipe, depois de cinco anos

Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A Fórmula 1 realizou a 16ª etapa da temporada de 2024 neste domingo (1º), em Monza, com o tradicional GP da Itália.

A vitória ficou com Charles Leclerc, que triunfou na casa da Ferrari depois de cinco anos. O triunfo veio após uma estratégia de paradas diferente da McLaren. Enquanto o monsgasco parou uma vez, seus rivais pararam dois.

Oscar Piastri, que fez uma boa corrida, liderou boa parte da prova, teve que se conformar com a segunda colocação. Lando Norris, que errou na primeira volta, conseguiu se recuperar para o terceiro posto. O inglês ainda conseguiu o ponto extra da volta mais rápida.

Max Verstappen acabou na sexta posição. O holandês fez duas paradas, sendo que a primeira com mais de seis segundos.

Leia também:

A Corrida

A maioria das equipes optou por começar a corrida com o composto médio, exceto a dupla da Red Bull, que foi para os duros. Na largada, Norris saltou à frente, mas ainda na primeira volta ele foi superado por Piastri e Leclerc. Na primeira curva, Russell passou reto na chicane e caiu para o sétimo lugar.

Após toque com Tsunoda na primeira volta, Hulkenberg teve que ir para os pits trocar o bico durante o sexto giro. O japonês teve que abandonar na sequência. 

Hulk foi punido em 10 segundos pelo ocorrido com Tsunoda e Ricciardo foi penalizado em 5 segundos pelo toque com o alemão da Haas.

Na 12ª volta, Russell fez sua parada para também trocar o bico, danificado quando esteve no incidente da primeira volta.

Norris foi para os pits na 15ª volta, na tentativa de fazer o undercut sobre Leclerc. Na volta seguinte, o monegasco fez o mesmo, assim como Hamilton. 

A estratégia da McLaren deu certo, com o inglês aparecendo à frente de Leclerc após ambos pararem. Sainz fez o seu pit stop no 20º giro.

Na volta 23, Verstappen parou e a Red Bull optou por um novo composto duro. O pit stop do holandês também foi lenta, com pouco mais de seis segundos, após problemas na retirada da roda traseira direita.

Leclerc viu Norris errar na 31ª volta, passando ao largo da segunda variante, o que fez o monegasco se aproximar. Com isso, o inglês acabou indo para os boxes para seu segundo pit stop.

Verstappen e Norris se enfrentaram pela quarta posição, com o holandês ainda tendo que fazer um pit stop. Na 41ª volta o inglês manobrou sobre o líder do campeonato. No giro seguinte, foi a vez de Verstappen parar pela segunda vez.

Pouco antes, Piastri havia feito seu segundo pit stop e aguardava as paradas das Ferraris. Leclerc tinha 10 segundos de vantagem sobre Sainz, que por sua vez, tinha três sobre Piastri.

Na 46ª volta, Piastri superou Sainz pela segunda posição e via Leclerc a 11 segundos em sete voltas.

Na volta 48, Norris superou Sainz pelo segundo posto, enquanto que Piastri diminuia a diferença para Leclerc.

Mas não deu tempo. Leclerc venceu com Piastri em segundo e Norris em terceiro. Verstappen foi o sexto colocado. 

A F1 volta em duas semanas, com o GP do Azerbaijão.

   
1
 - 
5
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo km/h Pits Pontos Abandono Chassi Motor
1 Monaco C. Leclerc Ferrari 16 53

-

    1 25   Ferrari Ferrari
2 Australia O. Piastri McLaren 81 53

+2.664

2.664

2.664   2 18   McLaren Mercedes
3 United Kingdom L. Norris McLaren 4 53

+6.153

6.153

3.489   2 16   McLaren Mercedes
4 Spain C. Sainz Jr. Ferrari 55 53

+15.621

15.621

9.468   1 12   Ferrari Ferrari
5 United Kingdom L. Hamilton Mercedes 44 53

+22.820

22.820

7.199   2 10   Mercedes Mercedes
6 Netherlands M. Verstappen Red Bull Racing 1 53

+37.932

37.932

15.112   2 8   Red Bull Red Bull
7 United Kingdom G. Russell Mercedes 63 53

+39.715

39.715

1.783   2 6   Mercedes Mercedes
8 Mexico S. Perez Red Bull Racing 11 53

+54.148

54.148

14.433   2 4   Red Bull Red Bull
9 Thailand A. Albon Williams 23 53

+1'07.456

1'07.456

13.308   1 2   Williams Mercedes
10 Denmark K. Magnussen Haas F1 Team 20 53

+1'08.302

1'08.302

0.846   1 1   Haas Ferrari
11 Spain F. Alonso Aston Martin Racing 14 53

+1'08.495

1'08.495

0.193   2     Aston Martin Mercedes
12 Argentina F. Colapinto Williams 43 53

+1'21.308

1'21.308

12.813   1     Williams Mercedes
13 Australia D. Ricciardo RB 3 53

+1'33.452

1'33.452

12.144   1     RB Red Bull
14 France E. Ocon Alpine 31 52

1 lap

    1     Alpine Renault
15 France P. Gasly Alpine 10 52

1 lap

    2     Alpine Renault
16 Finland V. Bottas Sauber 77 52

1 lap

    1     Sauber Ferrari
17 Germany N. Hulkenberg Haas F1 Team 27 52

1 lap

    2     Haas Ferrari
18 China G. Zhou Sauber 24 52

1 lap

    1     Sauber Ferrari
19 Canada L. Stroll Aston Martin Racing 18 52

1 lap

    3     Aston Martin Mercedes
dnf Japan Y. Tsunoda RB 22 7

46 laps

    1   Colisão RB Red Bull

FERRARI DÁ AULA E LECLERC VENCE, COM PIASTRI P2 E NORRIS P3! Verstappen é SÓ P6. O DEBATE de MONZA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Colapinto na F1. E DRUGO? Bortoleto/Audi, 'DECISÃO' em Monza, RBR TENSA, Norris e + | Tiago Mendonça

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ferrari e Santander anunciam fim do patrocínio
Próximo artigo PÓDIO AO VIVO: Confira debate sobre corrida do GP da Itália

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil