Recomendado para você

MotoGP: Novo V4 da Yamaha é promissor, mas é preciso evoluir, dizem pilotos

MotoGP: Novo V4 da Yamaha é promissor, mas é preciso evoluir, dizem pilotos

MotoGP
MotoGP: Novo V4 da Yamaha é promissor, mas é preciso evoluir, dizem pilotos
ANÁLISE F1: Paradas ruins da McLaren podem definir título para Piastri?

ANÁLISE F1: Paradas ruins da McLaren podem definir título para Piastri?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
ANÁLISE F1: Paradas ruins da McLaren podem definir título para Piastri?
F1: Fim da 'boa vizinhança'? Ex-piloto prevê que relação de Piastri e Norris pode ruir em 2025

F1: Fim da 'boa vizinhança'? Ex-piloto prevê que relação de Piastri e Norris pode ruir em 2025

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Fim da 'boa vizinhança'? Ex-piloto prevê que relação de Piastri e Norris pode ruir em 2025
Após fim de jejum da Williams, veja quais equipes estão há mais tempo sem subir ao pódio na F1

Após fim de jejum da Williams, veja quais equipes estão há mais tempo sem subir ao pódio na F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Após fim de jejum da Williams, veja quais equipes estão há mais tempo sem subir ao pódio na F1
OPINIÃO: Lista de desculpas da Ferrari acabou, carro de 2025 não vencerá na F1

OPINIÃO: Lista de desculpas da Ferrari acabou, carro de 2025 não vencerá na F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
OPINIÃO: Lista de desculpas da Ferrari acabou, carro de 2025 não vencerá na F1
MotoGP: Rins explica área onde Quartararo se sobressai contra demais pilotos da Yamaha

MotoGP: Rins explica área onde Quartararo se sobressai contra demais pilotos da Yamaha

MotoGP
MotoGP: Rins explica área onde Quartararo se sobressai contra demais pilotos da Yamaha
F1: 'McLaren deve favorecer Piastri para evitar recuperação de Verstappen', diz Villeneuve

F1: 'McLaren deve favorecer Piastri para evitar recuperação de Verstappen', diz Villeneuve

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: 'McLaren deve favorecer Piastri para evitar recuperação de Verstappen', diz Villeneuve
F1: Hamilton alerta McLaren de 'ameaça Red Bull' em 2025

F1: Hamilton alerta McLaren de 'ameaça Red Bull' em 2025

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Hamilton alerta McLaren de 'ameaça Red Bull' em 2025

F1 - Leclerc é irônico com Hamilton após ordem da Ferrari em Baku: "Pode curtir o P8"; Lewis se desculpa e dá sua versão

Heptacampeão detalhou por que não conseguiu devolver a posição nos últimos segundos da corrida

A corrida em Baku da Fórmula 1 não foi das mais agitadas, principalmente por falta de ultrapassagens no pelotão da frente. No entanto, erros e decisões das equipes foram o que mais chamaram a atenção na etapa, principalmente da Ferrari, com Lewis Hamilton e Charles Leclerc.

Leia também:

Leclerc ficou totalmente frustrado com o resultado, isso porque a troca aconteceu porque Hamilton disse estar em um ritmo melhor e com pneus mais novos. No entanto, não conseguiu ultrapassar Lando Norris pela sétima posição ou o restante dos pilotos.

Nos estágios finais da corrida, Leclerc estava na disputa pelo quinto lugar contra Yuki Tsunoda e Liam Lawson, mas foi ultrapassado por Norris e o 'caldo entornou'. Como o monegasco estava usando pneus duros mais velhos, em comparação com seu companheiro de equipe usando pneus médios mais rápidos, o carro #16 recebeu ordem para deixar Hamilton passar.

Como é de praxe nessa situação, esperava-se que Hamilton devolvesse a posição se não conseguisse passar Norris, e Leclerc foi instruído no final da última volta a se preparar para uma troca.

"Vamos trocar no final da volta, na reta principal, se Lewis não fizer a ultrapassagem", disse Leclerc a seu engenheiro de corrida quando ele entrou na reta final. "Lewis vai deixar você passar na reta principal".

Hamilton acabou diminuindo a velocidade, mas o fez tarde demais para que Leclerc pudesse ultrapassá-lo antes da linha de chegada, com o monegasco parecendo frustrado com seu companheiro de equipe por não ter feito a troca.

"Eu realmente não me importo, é para um oitavo lugar, então está tudo bem, ele pode aproveitar o P8", disse Leclerc depois que seu engenheiro se desculpou. "É simplesmente estúpido porque não é justo, mas, novamente, não me importo, honestamente".

Uma inspeção mais atenta sugere que Hamilton não foi o único culpado pela troca malfeita, pois o britânico só foi avisado muito tarde para deixar Leclerc passar. "Deixe Charles passar. Ele está um segundo e meio atrás de você. Esta é a última volta", disse Ricardo Adami, engenheiro do heptacampeão.

Charles Leclerc, Ferrari, Lewis Hamilton, Ferrari, Lando Norris, McLaren

Foto de: Mark Sutton / Formula 1 via Getty Images

Naquele momento, Hamilton já estava descendo a veloz reta principal, o que dificultou a redução da velocidade de forma segura. Mas o piloto, arrependido, também assumiu a culpa, explicando que ainda estava concentrado nos carros à frente naquele momento.

"Eu estava obviamente mais rápido, mas Charles foi gentil em me deixar passar", disse ele. "Mas recebi a mensagem muito tarde e estava concentrado no carro à minha frente, mesmo sabendo que havia 0,001% de chance de ultrapassagem".

"Eu levantei na reta e realmente freei, mas perdemos por uns quatro décimos. Foi apenas um erro de julgamento meu, por isso peço desculpas a Charles. Não vai acontecer de novo".

Quando Leclerc conversou com a mídia logo após saltar do carro, ainda não havia tido tempo suficiente para conversar com Hamilton ou com a equipe. Mas a maior frustração de Charles foi a falta de ritmo da Ferrari, que fez com que a equipe terminasse em oitavo e nono lugar em um dia em que as McLarens tiveram dificuldades, e equipes como a Williams e a Racing Bulls conseguiram terminar na frente com um de seus carros.

"Há regras com as quais sabemos que temos de trabalhar e hoje talvez essas regras não tenham sido respeitadas", disse Leclerc, antes de minimizar o incidente.

"P8 ou P9... Eu realmente não me importo. Obviamente, se estivermos lutando por posições mais altas, o que eu espero que aconteça, então espero que trabalhemos de uma maneira diferente".

"Mas não acho que esse deva ser o ponto de discussão. Infelizmente, fomos muito lentos durante todo o fim de semana e é nisso que devemos nos concentrar".

A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Bortoleto faz balanço de resultado em Baku: "Sabíamos que seria uma corrida difícil"
Próximo artigo F1 - Verstappen brinca com vitória em Baku: "Felizmente, não houve muitos safety cars!"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros