Relato da corrida
Fórmula 1 GP da Áustria

F1: Leclerc vence GP da Áustria e derrota Verstappen na casa da Red Bull; Sainz abandona com carro em chamas

Desgaste de pneus e limites de pista foram dois personagens importantes na disputa deste domingo

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

A Fórmula 1 teve um domingo movimentado e caótico no GP da Áustria, 11ª etapa da temporada 2022. Em um dia com belas disputas e problemas com desgaste de pneus, limites de pista e um incêndio no carro de Carlos SainzCharles Leclerc conseguiu contornar os problemas de sua Ferrari para bater Max Verstappen na casa da Red Bull.

Lewis Hamilton foi o terceiro colocado, em seu terceiro pódio consecutivo. Completaram o top 10: George Russell, Esteban Ocon, Mick Schumacher, Lando Norris, Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo e Fernando Alonso.

Leia também:
 

Na largada, Verstappen largou melhor e se posicionou para defender de Leclerc, enquanto Russell e Sainz disputavam a terceira posição, com Pérez também se juntando ao bolo. E não demorou muito para o primeiro imbróglio, com Russell e Pérez se tocando e o mexicano levando a pior. O britânico acabou punido em 5s pelos comissários.

 

Ao final da primeira volta, Verstappen já abria mais de 1s par Leclerc, com Sainz, Russell e Ocon fechando o top 5. Magnussen, Hamilton, Schumacher, Ricciardo e Norris completavam os dez primeiros. Já Pérez voltou aos boxes para trocar o bico do carro.

Mas não demorou para Leclerc começar a andar mais rápido que Verstappen, trazendo a diferença para menos de 1s, iniciando uma bela disputa entre os dois pela liderança.

Mais atrás, Hamilton cometia um erro e perdia a sétima posição para Schumacher, recriando a situação vivida pelo heptacampeão ontem, ficando preso atrás da Haas na Sprint. O que ajudava a dupla da equipe americana é o fato de Russell criar um trem de DRS envolvendo Ocon, Magnussen, Mick e Hamilton.

 

Sem ter como evitar os avanços de Leclerc, Verstappen perdeu a liderança para o rival na 12ª volta e pouco depois a diferença passou para mais de 1s. Por isso a Red Bull chamou o holandês para os boxes no começo do 14º giro, retornando em oitavo com pneus duros, atrás de Norris.

Já Hamilton se livrava de ambas as Haas, assumindo a quarta posição no momento, atrás de Leclerc, Sainz e Ocon.

 

Em uma disputa insana pela oitava posição, envolvendo cinco carros, Magnussen fez uma bela ultrapassagem dupla em cima de Zhou e Alonso, enquanto Norris aproveitou para ir de 12º para nono em apenas algumas curvas.

 

Quando a prova chegava à 25ª volta, de um total de 71, Leclerc seguia na ponta com 4s2 para Sainz, ambos ainda sem parar. Já Verstappen vinha baixando a diferença para 11s. Hamilton era o quarto, a 6s do holandês e Stroll fechava o top 5.

Leclerc foi para os boxes na volta 27, colocando pneus duros e voltando a 6s7 de Verstappen, enquanto Pérez abandonava. Já Sainz entrou no giro seguinte.

Com uma parada ruim na volta 29, Hamilton voltou atrás de Stroll e Ocon, sendo que o francês já havia trocado pneus, mas em menos de um giro ele já havia retomado a quarta posição. Lá na frente, Leclerc voava pra cima de Verstappen, tirando 1s ou mais por volta, já se colocando na zona de DRS para lutar novamente pela liderança, retomando a ponta na volta 33.

Uma tônica da corrida, e de todas as passagens da F1 pelo Red Bull Ring, foi o limite de pista. No momento em que a prova se aproximava da 30ª volta, a maioria dos pilotos já acumulava pelo menos uma advertência da direção de prova, com alguns já na segunda, próximo de uma punição.

 

Na metade da prova, no início da volta 35, Leclerc liderava e já abria mais de 2s5 para Verstappen, que tinha 2s7 para Sainz em terceiro. Já Hamilton era o quarto, mas longe do espanhol, ficando a 25s de distância. Ocon era o quinto e Schumacher, Magnussen, Norris, Russell e Ricciardo fechavam o top 10.

Com Leclerc disparando na frente e Verstappen reclamando da aderência dos pneus, a Red Bull trouxe novmente o holandês aos boxes na volta 37 para colocar um novo jogo de duros.

 

A bandeira amarela foi acionada pela primeira vez na 40ª volta, devido a um toque de Gasly em Vettel, que fez o tetracampeão rodar e ir parar na brita. Mas o piloto da Aston Martin também teve um retorno complicado à pista, quase acertando outros carros. O francês acabou punido com 5s, sua segunda do dia.

A Ferrari surpreendeu ao trazer Leclerc para os boxes na volta 50 de 71 para colocar novos pneus duros. O monegasco voltou em terceiro, mas apenas a 3s5 de Verstappen. Sainz entrou também na volta seguinte.

 

Com um rendimento muito melhor, não demorou muito para que o monegasco reassumisse a ponta na volta 53, já conseguindo abrir vantagem imediatamente.

Pouco depois, parecia que Sainz faria o mesmo. O espanhol também vinha bem mais rápido que Verstappen e buscava a ultrapassagem na terceira zona de acionamento de DRS, mas seu motor foi embora, criando um princípio de incêndio e cenas preocupantes, com as chamas subindo e ele não conseguindo sair em um primeiro momento.

 

Isso forçou o acionamento do SC Virtual e rapidamente Ferrari e Red Bull trouxeram Leclerc e Verstappen para os boxes. As trocas mudaram a dinâmica na reta final da corrida, com o monegasco relatando dificuldades com o pedal de acelerador e, com isso, Verstappen passou a apreentar um ritmo melhor.

No final, Charles Leclerc fez o seu melhor para segurar Max Verstappen e conquistar sua terceira vitória na temporada. Lewis Hamilton completou o pódio. Completaram o top 10: George Russell, Esteban Ocon, Mick Schumacher, Lando Norris, Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo e Fernando Alonso.

A Fórmula 1 tira uma semana de folga e retoma as atividades entre 22 e 24 de julho com o GP da França, 12ª etapa da temporada 2022. No Motorsport.com você acompanha a cobertura completa da principal categoria do automobilismo mundial.

Cla   # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Pontos
1   16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 71 -   25
2   1 Netherlands Max Verstappen Red Bull Red Bull 71 1.532 1.532 19
3   44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 71 41.217 41.217 15
4   63 United Kingdom George Russell Mercedes Mercedes 71 58.972 58.972 12
5   31 France Esteban Ocon Alpine Renault 71 1'08.436 1'08.436 10
6   47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 70 1 lap   8
7   4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 70 1 lap   6
8   20 Denmark Kevin Magnussen Haas Ferrari 70 1 lap   4
9   3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 70 1 lap   2
10   14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 70 1 lap   1
11   77 Finland Valtteri Bottas Alfa Romeo Ferrari 70 1 lap    
12   23 Thailand Alexander Albon Williams Mercedes 70 1 lap    
13   18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 70 1 lap    
14   24 China Guan Yu Zhou Alfa Romeo Ferrari 70 1 lap    
15   10 France Pierre Gasly AlphaTauri Red Bull 70 1 lap    
16   22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Red Bull 70 1 lap    
17   5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 70 1 lap    
  dnf 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 56      
  dnf 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 48      
  dnf 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Red Bull 24      

F1 AO VIVO: Leclerc DERROTA Max na casa da RBR; Sainz tem carro em CHAMAS e Hamilton se recupera

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Fãs relatam assédio e comentários preconceituosos na Áustria; F1 detona comportamento "inaceitável"
Próximo artigo TABELA F1: Leclerc retoma vice-liderança e reduz diferença para Verstappen; veja situação do Mundial após o GP da Áustria

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil