F1 - Marko critica FIA por veto às manifestações políticas dos pilotos: "Vivemos em uma sociedade democrática"

Consultor da Red Bull é mais um a expressar publicamente sua insatisfação com a novidade anunciada no fim de dezembro

Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing

A FIA se encontra no centro de diversas polêmicas no início de 2023. Uma das que vem ganhando mais repercussão é a proibição das manifestações políticas dos pilotos na Fórmula 1, algo que foi repreendido por nomes importantes do paddock da principal categoria do automobilismo mundial, incluindo o consultor da Red Bull, Helmut Marko.

A novidade foi anunciada no fim de dezembro em uma revisão do Código Desportivo Internacional para a temporada 2023 da Fórmula 1. Segundo o novo regulamento, os pilotos são vetados de fazer qualquer tipo de gesto ou manifestação política sem a aprovação prévia da Federação.

Leia também:

Um novo Artigo 12.2.1.n determina que os pilotos terão cometido uma infração das regras se "mostrarem comentários políticos, religiosos e pessoais notavelmente em violação ao princípio geral de neutralidade promovido pela FIA em seus Estatutos, exceto se aprovado previamente pela FIA para Competições Internacionais, ou pela Confederação para Competições Nacionais em sua jurisdição".

Em entrevista ao canal belga RTL, Marko classificou a decisão como um erro, defendendo a liberdade de expressão dos pilotos.

"É uma decisão claramente incorreta", disse. "Os pilotos são cidadãos responsáveis que estão no olho do público mundial, e eles sabem como e o que eles têm que dizer. No geral, vivemos em uma sociedade democrática, e todos podem expressar suas opiniões".

As declarações de Marko corroboram o que disse Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, durante a Race of Champions, no último fim de semana, na Suécia.

"Pessoalmente, não gosto de política", disse em entrevista ao Expressen. "Gosto de fazer o que eu amo, que é correr, mas, ao mesmo tempo, a política faz parte da sociedade. Acho que a Fórmula 1 fez um bom trabalho em dar atenção a alguns desses assuntos, e vários pilotos usaram suas plataformas, incluindo Sebastian [Vettel]".

"Não entendo porque eles querem nos controlar. Acho que devemos ter o direito de falar sobre o que queremos. É como eu vejo isso, mas veremos o que acontece".

Como NASCE um carro da F1? RICO PENTEADO explica e revela detalhes sobre TÚNEL DE VENTO e CFD; veja

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #215 - Novo chefe da Ferrari erra ou acerta nos primeiros atos?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior 'Novela' entre Sulayem e F1 deve perder força quando temporada começar, diz Ferrari
Próximo artigo F1: Alonso revela que "não aceitaria" continuar se não estivesse 100%

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil