F1: Marko revela causa do mau desempenho da Red Bull no GP da Hungria
Estratégia de duas paradas não funcionou para Max Verstappen, mas equipe também teve dificuldades para colocar RB21 na janela de operação correta dos pneus durante todo o fim de semana
O nono lugar de Max Verstappen, saindo do oitavo lugar no grid, e o 18º de Yuki Tsunoda, a partir de uma largada no pitlane, representaram um desempenho muito abaixo do esperado no GP da Hungria de Fórmula 1 para uma equipe como a Red Bull.
Conselheiro do time austríaco, Helmut Marko, destacou a estratégia como um dos elementos que não deram certo para a equipe, mas disse que o quinto ou sexto lugar ainda teria sido o melhor que Verstappen poderia esperar hoje.
"Uma parada teria sido melhor porque as ultrapassagens estavam realmente difíceis", disse aos repórteres após a corrida. "Então, talvez em sexto ou quinto, mas a velocidade... É engraçado, duas ou três voltas, ele estava fazendo as mesmas voltas que os líderes, mas acreditamos que sabemos o que deu errado".
"Na primeira parada, os pneus tinham acabado e, na segunda, achamos que poderíamos ultrapassar, mas, como vimos durante algumas voltas, a velocidade estava lá, mas aí acabou", adicionou.

Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
O holandês largou em oitavo, perdeu uma posição para Liam Lawson na primeira volta, recuperou-a rapidamente e passou Lance Stroll pelo P7 com uma manobra na curva 6 na terceira volta. Porém, acabou ficando preso em um 'trem de DRS', atrás da Sauber de Gabriel Bortoleto e do Aston Martin de Fernando Alonso.
Durante a corrida, Verstappen reclamou do momento da primeira parada, no final da 17ª volta, que o colocou no meio do tráfego - mas isso aconteceu fundamentalmente porque a fila que se formou atrás de Alonso, estendendo-se até Tsunoda na 19ª posição, começou a se fragmentar quando o espanhol aumentou seu ritmo em cerca de um segundo por volta. Algumas equipes partiram cedo para estratégias de duas paradas, mas a maioria orientou seus pilotos a estenderem os primeiros stints, com o objetivo de parar apenas uma vez.
Portanto, o tetracampeão ficou preso atrás de pilotos que estavam controlando seu ritmo em uma pista onde, historicamente, é difícil ultrapassar. Crucialmente, ele estava atrás da outra Sauber, a de Nico Hulkenberg, que havia parado mais cedo para se livrar dos pneus macios com os quais havia largado.
Foram necessárias quatro voltas para ultrapassar o alemão - com outra manobra determinada na curva 6 - e mais duas para passar Pierre Gasly. Verstappen também passou cinco voltas perseguindo Lewis Hamilton pelo 11º lugar, finalmente forçando a ultrapassagem na Curva 4 com uma manobra que lhe rendeu uma consulta aos comissários de bordo.
A essa altura, ele já havia esgotado a vantagem de pneus novos, embora tenha ultrapassado Isack Hadjar, da Racing Bulls, para um nono lugar, pouco antes do franco-argelino ir para os boxes. Verstappen parou novamente para colocar pneus duros no final da volta 48 e voltou a ficar atrás de Lawson, mas dessa vez não conseguiu fazer a ultrapassagem e cruzou a linha de chegada em nono lugar.
No sábado, após a classificação, o holandês disse que havia algo fundamentalmente errado com o RB21. Marko afirmou que era um problema com os pneus: a configuração mecânica e aerodinâmica do carro não estava funcionando para colocá-los na "janela" de temperatura ideal. Além disso, tanto Verstappen quanto Tsunoda reclamaram durante todo o fim de semana da falta de aderência.
"Os pneus não funcionaram", disse Marko. "Eu digo que é só aqui e não acho que acontecerá de novo, se o que acreditamos foi o motivo." Porém, o próprio Verstappen se mostrou um pouco mais cético: "Eu ainda não sei. É um pouco fácil dizer isso, mas vamos dar uma olhada", falou o tetracampeão.
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