F1: Mercedes pode esperar até o México para trocar motor de Hamilton; entenda
Condições do Autódromo Hermanos Rodríguez pode ser interessante para momento, tão aguardado por toda a F1
A Mercedes enfrenta problemas de confiabilidade com sua unidade de potência na temporada 2021 da Fórmula 1 e, apesar de tudo ainda estar incerto, um quarto motor pode ser necessário para Lewis Hamilton nas próximas corridas, e o GP do México pode ser a melhor oportunidade para a troca.
"Neste momento, há interrogações", disse Toto Wolff, chefe da Mercedes, após o GP da Rússia, para resumir a situação de sua equipe até o fim do ano quanto aos motores.
Nas últimas três corridas, a Mercedes precisou substituir motores de modo não programado. Em Zandvoort, foi Hamilton quem teve problemas nos treinos livres, enquanto em Monza e Sochi foi Valtteri Bottas quem se viu afetado pela unidade de potência.
Na Rússia, Bottas teve na verdade dois problemas. Nos treinos livres, usou a quarta unidade de potência, instalada em Monza, mas na sexta a tarde surgiu um problema que convenceu os engenheiros da Mercedes a voltar a um motor anterior.
O resultado insatisfatório da classificação convenceu a equipe a trocar a unidade de potência, para que ele pudesse contar com um motor novo. A esperança de recuperar a UP nº 4 está dependendo de análises que são feitas ao longo desta semana em Brixworth, mas o próprio Bottas não se mostrou muito esperançoso sobre a chance de voltar a usar o motor.
Dettaglio del motore Mercedes M12: qual è il particolare che sta mettendo a pregiudizio l'affidabilità?
Photo by: Giorgio Piola
E quando Hamilton trocará de motor?
E neste cenário pouco tranquilizador, a Mercedes também terá que decidir quando colocar a quarta unidade de potência no carro de Hamilton, um obstáculo que o britânico terá que superar caso queira o oitavo título.
Próximo de Sochi, Wolff lançou mensagens com o objetivo de criar suspense, insinuando que talvez Hamilton não precise da troca mas, na verdade, tudo depende de encontrar o melhor final de semana para a substituição, aquele em que o déficit de largar do fundo seja menor.
Salvo imprevistos, tudo aponta que o momento pode acontecer em três corridas.
Falamos do GP do México, uma pista em que a Red Bull apresentou um rendimento excelente nas últimas edições. A larga reta, combinada com a forte frenagem na curva um oferece um ponto de ultrapassagens, mas a falta de surpresas deve tornar difícil que Hamilton suba ao pódio como Max Verstappen em Sochi.
Mesmo assim, tudo segue em stand-by, devido aos alarmes surgidos na equipe ao longo das últimas corridas.
O próprio Hamilton não escondeu em Sochi que sua situação depende muito da confiabilidade do motor: "Já perdi um motor e Valtteri mais um, então agora tento ser o mais cuidadoso possível quando estou na pista. Sou mais cuidadoso na aceleração, só forço quando é necessário e, se possível, economizamos na quilometragem".
Toto Wolff parla con Lewis Hamilton dopo la vittoria 100 dell'inglese.
Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images
A preocupação de Wolff está relacionada com as altas exigências que se acumularam neste período.
"Estamos em uma fase de avaliação de como continuar com a temporada em termos de unidade de potência. Temos que garantir que resolveremos os problemas que temos, não apenas para a temporada atual, mas também para o ano que vem".
O motor de 2022 será, de fato, crucial para o futuro de todas as montadoras, já que seu projeto será congelado até pelo menos 2025 e, para a Mercedes, depois de tantos anos de domínio, seria um problema não chegar pronta para este momento fundamental para definir a hierarquia da categoria.
HAMILTON se vê com ALVO NAS COSTAS e compara MAX/ALONSO: "Uns são capazes de controlar, outros não”
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #135 – Vitória 100 de Hamilton na F1 chega em momento mais pressionado na carreira?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.