Recomendado para você

F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030

F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030

Fórmula 1
Fórmula 1
F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030
F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"

F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"
Stock Car: Bueno no lidera TL1 da Super Final em Interlagos; Fraga é 18º

Stock Car: Bueno no lidera TL1 da Super Final em Interlagos; Fraga é 18º

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Bueno no lidera TL1 da Super Final em Interlagos; Fraga é 18º
Antonella Bassani substituirá JP de Oliveira na grande final da Stock Car

Antonella Bassani substituirá JP de Oliveira na grande final da Stock Car

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Antonella Bassani substituirá JP de Oliveira na grande final da Stock Car
Mercedes quer reduzir número de equipes-cliente na F1

Mercedes quer reduzir número de equipes-cliente na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Mercedes quer reduzir número de equipes-cliente na F1
VÍDEO F1: Honda liga motor de 2026 e compartilha som pela primeira vez

VÍDEO F1: Honda liga motor de 2026 e compartilha som pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
VÍDEO F1: Honda liga motor de 2026 e compartilha som pela primeira vez
F1: Ex-chefe da Ferrari classifica 'dossiês' de Hamilton como "inúteis"

F1: Ex-chefe da Ferrari classifica 'dossiês' de Hamilton como "inúteis"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ex-chefe da Ferrari classifica 'dossiês' de Hamilton como "inúteis"
F1: Marko revela motivo para aposentadoria e afasta rumores de saída de Lambiase

F1: Marko revela motivo para aposentadoria e afasta rumores de saída de Lambiase

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Marko revela motivo para aposentadoria e afasta rumores de saída de Lambiase

F1 mira corridas sprint em um terço dos GPs a partir de 2022

Stefano Domenicali afirmou que vai considerar também as críticas feitas ao formato até aqui

Carlos Sainz Jr., Ferrari SF21, Lando Norris, McLaren MCL35M, George Russell, Williams FW43B, Lance Stroll, Aston Martin AMR21, Fernando Alonso, Alpine A521, and the rest of the field at the start

Com um final de semana de corrida sprint pela frente em 2021, durante o GP de São Paulo em novembro, a Fórmula 1 já começa a pensar no futuro, e o CEO da categoria, Stefano Domenicali, detalhou os planos de expansão do formato que pretende adotar a partir do próximo ano.

Após ter a proposta derrubada em 2020 por conta da rejeição ao grid invertido, a F1 conseguiu aprovar o teste do novo formato em 2021 após abandonar a ideia de inverter as posições de largada.

Leia também:

No total, são três testes do novo modelo a serem realizados neste ano e enquanto a corrida sprint em Silverstone foi bastante elogiada, a de Monza recebeu mais críticas pela falta de ação na pista, deixando Interlagos como o 'local de desempate'.

Neste novo formato, as classificações como conhecemos passam a ser realizadas na sexta, com o sábado sendo dedicado à corrida sprint, de 100 quilômetros de duração e, seu resultado, definindo o grid de largada da corrida do domingo.

E apesar de sua manutenção ainda não estar oficializada, dependendo ainda de uma avaliação geral das equipes e a aprovação do Conselho Mundial da FIA, a F1 vê com otimismo a manutenção do formato, com sua expansão prevista já para 2022.

O CEO da F1, Stefano Domenicali, em entrevista à Sky Sports F1, falou sobre a repercussão das sprints em 2021 e detalhou o que a categoria pretende para o futuro.

"Dissemos no começo do ano que faríamos três testes para garantir que teremos o plano certo para o futuro. A vasta maioria dos comentários que recebemos foram super positivos. Os organizadores estão muito felizes, porque há algo novo e importante na sexta, no sábado e no domingo".

"Estamos recebendo feedback positivo e por isso precisamos saber que no próximo ano teremos um ótimo plano, em que consideraremos também as críticas feitas por quem não gostou do formato. Mas, falando no geral, tem sido um sucesso incrível".

"Posso dizer que não vamos levar o formato da sprint a todos os lugares. É algo que queremos manter a um terço das corridas mais ou menos, nos conectando a um modo diferente de premiar e distribuir pontos, focando em circuitos específicos onde sabemos que isso fará diferença".

"Então há muito o que considerar. Vamos falar com todos os envolvidos: detentoras de direitos de transmissão, equipes, pilotos, organizadores e fãs. Não vamos esquecer que nosso papel é tomar a decisão correta, considerando todos os pontos de vista".

EXCLUSIVO: JU CERASOLI revela detalhes em TRETAS de Hamilton e Verstappen que não são vistos na TV

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #135: Vitória 100 de Hamilton na F1 chega em momento mais pressionado na carreira?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Marko: Em 2022 veremos o quão bom Russell realmente é
Próximo artigo F1: Chefe da AlphaTauri diz que Gasly poderia andar próximo a Verstappen e revela pilotos que estarão nos testes de fim de ano

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros