F1 - Montezemolo lamenta ver Ferrari celebrando terceiro lugar em corridas: "Enzo nunca aceitaria isso"
Ex-presidente da marca italiana falou sobre o momento atual da equipe italiana comparando com o período de Enzo Ferrari, cuja morte completa 35 anos
O ex-presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, lamentou que a Scuderia esteja "comemorando um terceiro lugar" na Fórmula 1 como o conquistado em Spa-Francorchamps, dizendo que é uma atitude que o fundador da montadora de Maranello, Enzo Ferrari, nunca aceitaria.
No GP da Bélgica, o último antes da pausa de verão, Charles Leclerc conquistou o terceiro lugar após largar da pole position, sendo rapidamente superado pelas Red Bulls e tendo que segurar Lewis Hamilton.
No contexto atual, é um resultado importante para a equipe, que não conseguiu aproveitar o bom momento no começo de 2022, decaindo desde então para ocupar o quarto lugar no Mundial. Em Maranello, houve também comemoração em um momento na qual a briga pela segunda força varia a cada GP, com a Ferrari nem sempre na festa.
Mas, para Montezemolo, essa atitude não cai bem para a equipe. Ele, que acompanhou a Ferrari na F1 no início dos anos 1970 como assistente de Enzo Ferrari antes de se tornar presidente da marca entre as décadas de 1990 e 2010, viveu dois períodos de sucesso da Scuderia, incluindo a era Schumacher.
Em uma entrevista ao Quotidiano Sportivo, onde falava dos 35 anos da morte de Il Commendatore, foi apontado a Montezemolo que os resultados atuais da equipe são tão "ruins" quanto há 50 anos, quando chegou à Ferrari.
"Sabe o que lamento? Ver a comemoração por um terceiro lugar, como em Spa. Não é a Ferrari, e Enzo não teria aceito isso. Nunca".
Falando sobre Leclerc e, principalmente, a incerteza que paira sobre seu futuro além de 2024, Montezemolo acredita que a renovação com o monegasco seria um acerto, insistindo que o problema não está nos pilotos.
"Charles [...] eu definitivamente renovaria com ele. Ele é bom e não acho que haja pilotos mais fortes que ele. Mas agora, quem está guiando o carro é o menor dos problemas. Como presidente, construí um time dos sonhos, com Schumi [Michael Schumacher], Jean Todt, [Ross] Brawn, [Rory] Bryne...".
"Como torcedor, sonho com uma Ferrari que nem sempre vença, mas que lute pelo título até a última corrida. Como em 1997, 1998, 1999, 2008, 2010 e 2012. Você pode perder, mas como protagonistas, não figurantes".
Depois de explicar que o atual presidente, John Elkann, "nunca" lhe pediu conselhos ou mesmo uma opinião sobre a Scuderia, Montezemolo finaliza voltando a Enzo Ferrari: "Me ensinou muito. Por exemplo, nunca descansar sobre os louros. Após uma vitória, ele imediatamente pensou na próxima corrida".
Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #243 – Quem faz da F1 em 2023 um verdadeiro fiasco?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.