Análise
Fórmula 1 GP do Catar

F1: O que a McLaren precisa para ser campeã de construtores no Catar? Confira matemática

Equipe britânica pode encerrar seca de quase duas décadas sem títulos na principal categoria do automobilismo mundial

Pole man Lando Norris, McLaren MCL38, Oscar Piastri, McLaren MCL38, in Parc Ferme

Atualmente líder do Mundial de Construtores, a McLaren pode selar já neste fim de semana aquele que seria seu primeiro título na Fórmula 1 em quase duas décadas. Mas, para isso, não depende apenas de si própria, e o Motorsport.com explica o que é necessário.

O título seria um momento histórico para a equipe de Woking, que não sabe o que é levantar um caneco desde 2008, quando Lewis Hamilton conquistou seu primeiro mundial como piloto.

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Para aumentar ainda mais o suspense, é preciso destacar que a McLaren, uma equipes das mais bem-sucedidas da história do esporte, não vence esse campeonato em particular desde 1998.

Naquele ano, a McLaren fez a dobradinha, pois além do título de construtores, conquistado em cima da Ferrari, Mika Häkkinen conquistou o primeiro de seus dois Mundiais consecutivos. Foi somente na última etapa do calendário, o GP do Japão em Suzuka, que "o crime foi cometido", em ambos os casos.

McLaren célèbre ses titres à l'arrivée du GP du Japon 1998.

A McLaren comemora seus títulos no final do GP do Japão de 1998.

Foto de: Motorsport Images

Mas não vamos esquecer que, em 2007, a McLaren teria marcado mais pontos do que a Ferrari na temporada, se a equipe não tivesse sido excluída do campeonato de construtores após o escândalo do "Spygate".

Vinte e seis anos depois, a McLaren poderia, portanto, conquistar novamente o campeonato de construtores, o que obviamente seria uma conquista considerável para Zak Brown, que assumiu as rédeas da marca no final de 2016, após o amargo fracasso da parceria com a Honda que empurrou Ron Dennis para a saída. 

O campeonato de 2024 antes de Losail

Pos. Equipes Pontos Bahrain Saudi Arabia Australia Japan China United States Italy Monaco Canada Spain Austria United Kingdom Hungary Belgium Netherlands Italy Azerbaijan Singapore United States Mexico Brazil United States
1 United Kingdom McLaren 608 12 16 27 14 27 28 30 30 28 25 31 27 43 28 38 34 38 40 28 22 27 15
2 Italy Ferrari 584 27 22 44 27 31 36 25 40 - 18 21 11 20 23 25 37 18 16 55 41 20 27
3 Austria Red Bull 555 44 43 10 44 54 44 29 8 25 29 25 18 16 19 26 12 10 19 29 8 32 11

Antes do GP do Catar, a McLaren tem 24 pontos de vantagem sobre a Ferrari e 53 pontos de vantagem sobre a Red Bull. Após o próximo fim de semana, restarão apenas 44 pontos máximos a serem conquistados em Abu Dhabi. Para ser coroada campeã, a McLaren deve, portanto, empurrar seu rival mais próximo para pelo menos 45 pontos (com 44 pontos, os critérios de desempate ainda poderiam se voltar contra ela).

A maneira mais fácil de fazer isso é marcar 21 pontos a mais do que a Ferrari e não perder mais do que oito para a Red Bull no Catar, que é um fim de semana sprint. Portanto, há um total de 59 pontos (44 para a corrida e 15 para o sprint) a serem marcados.

Sob essas condições, há muitos cenários possíveis. No entanto, o mais óbvio - e, de fato, o único método em que a McLaren não precisaria se preocupar com os resultados de seus rivais - seria fazer a limpa: 1-2 na sprint, 1-2 na corrida, além de um ponto pela melhor volta. Assim, mesmo que a Ferrari marcasse pontos pelo terceiro e quarto lugares em ambas as provas, a diferença aumentaria em 22 pontos.

No entanto, desde a introdução das sprints em 2021, nunca houve uma limpa a esse nível: apenas a Red Bull em Ímola, em 2022, e a Mercedes em Interlagos, em 2022, chegaram próximo disso, conquistando 58 pontos de 59, perdendo o último tento em jogo em ambos os casos porque o outro carro da equipe chegava em terceiro na sprint.

No que diz respeito à Red Bull, o raciocínio é o oposto: eles precisam marcar pelo menos nove pontos a mais que a McLaren para manter a disputa viva até Abu Dhabi. Mas cuidado, pois se isso acontecer e a Ferrari marcar 31 pontos a mais que a equipe austríaca ao mesmo tempo, o time taurino será matematicamente eliminado da corrida.

Por fim, vale ressaltar que é impossível que a Ferrari conquiste o título, mesmo no caso de uma limpa aliada a um desastre total McLaren. Neste cenário, ela iria para Abu Dhabi na liderança, mas com 35 pontos de vantagem, com 44 em jogo np último fim de semana do ano.

Watch: TETRA ABSURDO REDEFINE VERSTAPPEN? Max COMPARADO a PROST e cia, McLAREN x FERRARI, Indy. CAIO COLLET

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Fabien Gaillard
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