F1 : Pirelli planeja introdução de novos pneus para GP da Grã-Bretanha
Após as recentes falhas em Baku, empresa italiana planeja usar sua novidade já no GP da Inglaterra do próximo mês
Após os problemas em Baku, a Pirelli já pensa nos próximos passos em termos de melhorar a construção dos pneus e a segurança dos pilotos na Fórmula 1. E após um teste, planejado para semana que vem durante o GP da Áustria, a introdução dos novos protótipos deve acontecer em Silverstone, no próximo mês.
Os pneus da Pirelli sofreram duas falhas de graves durante o GP do Azerbaijão, com Lance Stroll e Max Verstappen abandonando a corrida após os acidentes que tiveram na reta principal de Baku.
Em resposta, a Pirelli aumentou seu monitoramento em relação as pressões de pneu que as equipes começam as corridas, após acusações de que algumas estavam permitindo que a pressão caísse durante a prova.
A mudança de construção foi discutida na tarde de sexta-feira no GP da Estíria em uma reunião de chefes de equipe presidida por Ross Brawn, com Mario Isola da Pirelli explicando o pensamento por trás da mudança.
Entende-se que o C4 será usado no Red Bull Ring, já que o estoque dos pneus C1, C2 e C3 mais duros será necessário para Silverstone.
A empresa italiana perguntou à FIA e à F1 se poderia usar uma construção mais robusta, que apresenta o mesmo perfil dos pneus atuais, mas um pouco mais rígido. A mudança pode ser exigida pela FIA por motivos de segurança.
Silverstone é tradicionalmente um circuito difícil para os pneus, graças às altas velocidades nas retas e curvas além da alta pressão aerodinâmica na pista inglesa, lembrando que em 2020 a fábrica italiana sofreu bastante por lá.
Pirelli tyres
Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images
A empresa de pneus explicou: "A Pirelli, em acordo com a FIA, a Fórmula 1 e as equipes, vai testar uma nova construção traseira do pneu nos treinos livres no GP da Áustria na sexta-feira, 2 de julho, para avaliar sua eficácia e melhorar ainda mais a rigidez dos pneus.”
“Esta decisão foi tomada em conta das diretivas técnicas recentemente emitida e dos parâmetros de largada mais recentes prescritos pela Pirelli, visto que atualmente não é possível monitorar as condições de funcionamento em tempo real.”
"Isso permanecerá assim até o próximo ano, quando os sensores padrão do Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS) serão introduzidos em todas as equipes.”
"Na próxima sexta-feira, cada piloto terá dois jogos desses novos pneus disponíveis para uso durante qualquer sessão de treinos livres.”
"Se o teste for bem-sucedido, a nova especificação traseira será introduzida a partir do GP da Inglaterra, substituindo a especificação atual. A nova construção traseira incorpora alguns elementos que foram desenvolvidos para uso nos mais recentes pneus de Fórmula 1 de 18 polegadas para a temporada de 2022.”
"Com esta nova estrutura, a Pirelli oferece um pneu que pode garantir níveis ainda maiores de integridade sob as condições extremas que podem ser geradas pelos carros atuais."
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