Recomendado para você

NASCAR, 23XI e Front Row entram em acordo depois de um ano de 'batalha judicial'

NASCAR, 23XI e Front Row entram em acordo depois de um ano de 'batalha judicial'

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR, 23XI e Front Row entram em acordo depois de um ano de 'batalha judicial'
CEO da Stock Car rebate críticas à segurança do carro e manda recado para Baptistas

CEO da Stock Car rebate críticas à segurança do carro e manda recado para Baptistas

Stock Car
Stock Car
CEO da Stock Car rebate críticas à segurança do carro e manda recado para Baptistas
Christian Fittipaldi realiza treinos de sexta-feira da Stock Car Pro Series

Christian Fittipaldi realiza treinos de sexta-feira da Stock Car Pro Series

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Christian Fittipaldi realiza treinos de sexta-feira da Stock Car Pro Series
Cerimônia de premiação da FIA de 2025: Quando e como assistir, ao vivo e gratuitamente

Cerimônia de premiação da FIA de 2025: Quando e como assistir, ao vivo e gratuitamente

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Cerimônia de premiação da FIA de 2025: Quando e como assistir, ao vivo e gratuitamente
WEC: Valentino Rossi deixa equipe LMGT3 da BMW em 2026

WEC: Valentino Rossi deixa equipe LMGT3 da BMW em 2026

WEC
WEC
WEC: Valentino Rossi deixa equipe LMGT3 da BMW em 2026
Alonso elogia astro da MotoGP: "Nenhuma pessoa normal pode alcançar o que Márquez fez"

Alonso elogia astro da MotoGP: "Nenhuma pessoa normal pode alcançar o que Márquez fez"

MotoGP
MotoGP
Alonso elogia astro da MotoGP: "Nenhuma pessoa normal pode alcançar o que Márquez fez"
F1: Ex-empresário de Schumacher é vítima de assalto em casa na Alemanha

F1: Ex-empresário de Schumacher é vítima de assalto em casa na Alemanha

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ex-empresário de Schumacher é vítima de assalto em casa na Alemanha
F2: Câmara lidera tarde de testes em Abu Dhabi; Goethe é o mais rápido do segundo dia

F2: Câmara lidera tarde de testes em Abu Dhabi; Goethe é o mais rápido do segundo dia

FIA F2
FIA F2
F2: Câmara lidera tarde de testes em Abu Dhabi; Goethe é o mais rápido do segundo dia

F1: Teto de gastos tornou possível o título da McLaren, diz Wolff

Chefe da Mercedes disse que o limite fez com que a equipe de Woking não fosse superada por seus rivais e conseguisse conquistar o campeonato de pilotos

Oscar Piastri, McLaren, George Russell, Mercedes

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, afirmou que o teto de gastos da Fórmula 1 tornou o campeonato mundial uma "meritocracia" em vez de uma "corrida armamentista", depois que a McLaren conquistou seu primeiro título de pilotos desde 2008.

Leia também:

Lando Norris superou Max Verstappen e o companheiro de equipe da McLaren, Oscar Piastri, para encerrar uma sequência de 15 temporadas de triunfos da Red Bull e da Mercedes no campeonato mundial.

Red Bull, Mercedes e Ferrari costumavam ser as equipes mais ricas da F1 por uma margem significativa, mas o teto de gastos introduzido em 2021 fez o campeonato ser mais nivelado.

A Mercedes teve dificuldades durante toda a era do efeito solo, que começou em 2022 e terminou recentemente em Abu Dhabi, vencendo apenas sete dos 92 GPs nesse período.

Perguntado se as 'Flechas de Prata' poderiam ter recuperado mais terreno sem o limite orçamentário, Wolff respondeu: "Sabe, estávamos bastante conscientes quando o teto de gastos chegou - não apenas para o lado comercial das coisas, mas também para ter um grid mais nivelado entre as equipes, e não apenas os suspeitos habituais que estavam gastando mais do que os outros".

Toto Wolff, Mercedes

Toto Wolff, Mercedes

Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images

"Então, teríamos conseguido comprar nossa saída? Veja a Red Bull ou a Ferrari, elas têm as mesmas oportunidades ou possibilidades financeiras que nós".

"Portanto, tudo acabaria novamente em uma corrida armamentista. E talvez não fosse a McLaren que estivesse lutando, com a gente no topo. Trata-se apenas de uma meritocracia. O melhor homem na melhor máquina vence. E não fomos nós".

Norris, da McLaren, tem uma visão semelhante da situação, afirmando que a equipe sediada em Woking superou seus rivais "em muito" - embora a Red Bull tenha acabado por compensar a maior parte de seu déficit.

"Outro [título] de construtores tem a mesma sensação que o primeiro, porque conseguir o primeiro foi uma grande conquista se você ainda olhar para onde estávamos há apenas três anos", disse o britânico em outubro. "Ultrapassamos todas as equipes em termos de desenvolvimento. Nós os superamos de longe em termos de desenvolvimento".

"E em uma época em que é quase mais difícil do que nunca - com mais restrições, menos tempo no túnel de vento, todas essas coisas diferentes, limite de orçamento - isso provavelmente esteve mais a nosso favor nos últimos cinco anos em comparação com o orçamento com o qual as outras equipes podiam correr".

Reportagem adicional de Filip Cleeren

MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA

Ouça versão áudio do Podcast

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Analisando os números do efeito solo na F1: quais equipes se deram melhor nesse regulamento?
Próximo artigo F1 - Ralf Schumacher pede a saída de Stroll: "Não é mais aceitável"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros