F1: Tost admite que Ricciardo pode ser opção para AlphaTauri, mas determina condição
Australiano procura uma vaga para retornar ao grid na próxima temporada
O chefe da AlphaTauri na Fórmula 1, Franz Tost, sugeriu que Daniel Ricciardo só seria uma opção para a equipe se nenhum piloto júnior da Red Bull fosse considerado pronto para 'subir' até a principal categoria do automobilismo.
Ricciardo está atualmente atuando como piloto reserva da Red Bull e da AlphaTauri e, inevitavelmente, foi mencionado em relação a uma vaga na temporada de 2024.
No entanto, a equipe sempre foi vista como um campo de treinamento para jovens pilotos e Tost diz que isso não mudará, a menos que se considere que nenhum dos jovens da equipe está pronto para a F1.
"A filosofia é bastante clara, o desempenho decide", disse ele quando perguntado se Ricciardo poderia ser uma opção para o próximo ano. "É claro que a filosofia da equipe é educar os jovens pilotos."
"Mas se os jovens pilotos não estiverem lá atualmente - estão chegando alguns bons jovens pilotos, [Ayumi] Iwasa está fazendo um bom trabalho, [Isack] Hadjar está fazendo um bom trabalho - mas é simplesmente um pouco cedo demais para eles."
"Eu os vejo mais cedo ou mais tarde em nossa equipe. Mas se o momento específico for muito cedo, talvez tenhamos que encontrar outra solução. Mas isso não foi discutido até agora. Tudo está como [de costume] com a nossa equipe."
Perguntado sobre Liam Lawson, que atualmente está estrelando a Super Formula no Japão e compartilha o papel de reserva com Ricciardo, Tost disse: "Liam fez um bom trabalho quando estava pilotando para nós no ano passado em Abu Dhabi."
"E atualmente ele também está fazendo um bom trabalho no Japão, porque o campeonato lá é bastante difícil. E, como eu disse antes, é uma questão de desempenho."
"Temos que descobrir, temos que ver qual piloto está disponível e amadurecido o suficiente, educado o suficiente e pronto para entrar em um carro de F1. Isso é o que veremos. No momento, nada foi decidido."
Perguntado se a vaga do titular Nyck de Vries estava ameaçada nesta temporada, Tost disse que cabia ao holandês provar que merecia a vaga.
"Nyck decide, não a equipe", disse ele. "Se ele mostrar um bom desempenho, por que deveríamos trocá-lo?"
Tost reconheceu que a primeira parte desta temporada não foi fácil para nenhum dos pilotos novatos. No entanto, ele deixou claro que espera ver um desempenho melhor de De Vries agora que temos uma série de pistas europeias tradicionais com as quais ele está familiarizado.
"Na F1, todo piloto sofre pressão", disse Tost. "E veremos como Nyck está se saindo aqui, em Silverstone, porque ele conhece essas pistas. Não podemos esquecer que os pilotos novatos hoje em dia estão realmente em uma situação difícil."
"Se você olhar para a primeira parte da temporada, a maioria das pistas eles nem conhecem, nunca correram em Melbourne antes na F2 ou F3, nunca correram na Arábia Saudita ou em Miami, talvez em Baku, mas em Baku tivemos a corrida de sprint, ou seja, como aqui [na Áustria], TL1, qualificação para a corrida, qualificação para a corrida de sprint e depois a sprint."
"Isso significa que os fins de semana estão voando. Para os pilotos novatos, isso é realmente muito, muito difícil. Portanto, agora, pelo menos, eles vêm para pistas de corrida que conhecem: Áustria, Silverstone, Spa, Budapeste, Monza. E acho que isso ajuda mais, também para que tenham mais confiança."
Quem desbancaria Verstappen na Red Bull? Rico Penteado comenta
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.