Recomendado para você

Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta
Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1

Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1
Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1

Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1
Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos

Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos
Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge

Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge

F1: Verstappen acredita que problema relacionado ao peso dos carros não será resolvido facilmente

George Russell e Lance Stroll endossam discurso de que carros mais leves seriam melhores de se pilotar

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Os carros de Fórmula 1 ficaram gradativamente mais pesados nos últimos ciclos de regras e os regulamentos de 2022 provocaram um aumento de 46kg, grande parte devido às novas melhoras de segurança, como estruturas de impacto mais reforçadas, e na visão de Max Verstappen, este problema não tem uma solução rápida.

A nova geração de carros tem um peso mínimo estabelecido em 798kg sem combustível. Coloque uma carga completa de combustível de 110kg e isso significa que os carros pesam mais de 900kg quando se alinham para o início de um GP. Este peso está muito longe da era pré-híbrida, quando os carros pesavam entre 595kg em 2008 e 624kg em 2013 sem combustível.

Leia também:

 

Este peso crescente se tornou cada vez mais impopular entre os pilotos, que lamentam o comportamento lento dos novos carro que desmente seu monstruoso desempenho.

Quando questionado pelo Motorsport.com sobre o impacto das novas regras, Verstappen disse que sentia que os carros agora eram "extremamente pesados", mas adicionou que não acreditava que teria uma solução rápida para isso já que a maior parte do aumento de peso é resultado de medidas adicionais de segurança.

"Creio que perseguir tem sido um pouco melhor, o que é positivo", disse Verstappen. "Mas, com certeza, os carros são extremamente pesados, acredito que não é bom, o que eu realmente não vejo uma solução rápida."

"Mas de forma geral, perseguir [outros carros] e tudo isso tem sido um pouco melhor. É difícil medir quanto melhor seria, mas ao menos para mim, existe uma melhor oportunidade de competir."

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Photo by: Red Bull Content Pool

"Mas, novamente, em algumas pistas, no entanto, é muito difícil, mas isso também está relacionado com o superaquecimento dos pneus e essas coisas, por isso há outras [coisas] a serem observadas."

Alguns dos outros pilotos fizeram eco dos pensamentos de Verstappen e Lance Stroll, da Aston Martin, esperava que uma redução de peso poderia fazer com que os carros ficassem mais ágeis em futuros ciclos de regulamentos.

"Creio que os carros estão muito pesados e gostaria de ver isso melhorando nos próximos anos", disse o canadense.

"Tenho certeza que há muitas coisas que podemos mudar e fazer melhor, mas na minha cabeça é algo que seria muito bom se melhorasse, fazer com que os carros sejam um pouco mais agradáveis e ágeis de pilotar."

O piloto da Mercedes, George Russell, concorda com Verstappen e Stroll, mas admitiu que as características de segurança por trás do peso adicional dificultarão uma redução significativa.

"Como disseram Lance e Max, os carros mais leves seria incrível, mas não se pode ter tudo no mundo", agregou Russell quando perguntado quais áreas dos novos carros poderiam ser melhoradas.

"A razão de serem mais pesados é a segurança, então sendo assim, não sei. Realmente não posso escolher um, porque há muitos compromissos."

Podcast #191 – O que primeira parte da temporada da F1 em 2022 trouxe de bom e ruim?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Ex-diretor de provas da F1, Masi terá cargo na direção da Supercars australiana
Próximo artigo TELEMETRIA AO VIVO: Rico Penteado fala tudo sobre os motores 2026 da F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros