Recomendado para você

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

F1: Verstappen confirma que usará número 1 no carro em 2022

Vettel foi o último campeão a usar o #1 em 2014, ainda no momento de transição do sistema rotativo para o permanente

Podium: race winner and 2021 F1 World Drivers Champion Max Verstappen, Red Bull Racing

A Fórmula 1 voltará a ter um carro com o número 1 em 2022. Max Verstappen confirmou que adotará a numeração para a temporada de defesa do título, sendo o primeiro a fazer isso desde que a categoria introduziu a numeração permanente.

Mais cedo neste ano, o holandês já havia manifestado o interesse em usar o número caso fosse campeão e em coletiva nesta segunda com veículos selecionados, incluindo o Motorsport.com, ele confirmou que fará isso.

Leia também:

"Sim, eu vou. Vou usar [o número 1]. Quantas vezes você tem a chance de fazer isso? Não sei, talvez seja minha única chance na vida. Acho que é o melhor número que existe. Definitivamente colocarei no carro".

A última vez que o #1 esteve presente no grid da F1 foi em 2014, quando Sebastian Vettel usou o número na defesa do tetracampeonato, garantindo seu quarto título no final daquele ano. Mas a situação era diferente da atual.

Até 2013, as numerações dos pilotos seguiam um sistema rotativo, seguindo a ordem do Mundial do ano anterior. Com isso, naquele ano, enquanto Vettel era o #1, seu companheiro de Red Bull, Mark Webber, era o #2 e a Ferrari vinha na sequência, com o #3 para Fernando Alonso e #4 para Felipe Massa, e assim sucessivamente até chegarmos na Marussia, com o #22 de Jules Bianchi e o #23 de Max Chilton.

A partir de 2014, a F1 introduziu o sistema de numeração permanente, com os pilotos escolhendo um número que é utilizado por toda sua carreira na categoria. 

Isso permitiu que os pilotos criassem uma identidade em torno desse número, com Hamilton sendo o #44, Bottas o #77, Verstappen #33, Felipe Massa #19 e mais. Mas o regulamento permite apenas uma potencial mudança de número: o campeão de um ano pode disputar o ano seguinte com o #1.

Desde que o formato foi introduzido, Vettel optou por manter o #1 em 2014, ainda usando o regulamento antigo, enquanto Hamilton foi o único campeão que voltou no ano seguinte para defender seu título, já que Nico Rosberg anunciou a aposentadoria logo após a conquista do título de 2016. Mas o heptacampeão optou por seguir usando o #44.

Com isso, Verstappen será o primeiro piloto a usar o #1 na categoria desde a introdução deste sistema.

A MotoGP utiliza algo similar há vários anos e lá, os pilotos também fogem da utilização do #1. O último a adotar o número foi Casey Stoner na temporada de 2012. Desde então, Jorge Lorenzo, Marc Márquez, Joan Mir e agora Fabio Quartararo optaram por manter suas identidades.

F1 AO VIVO: VERSTAPPEN PASSA HAMILTON NO FIM E É CAMPEÃO EM ABU DHABI; MERCEDES PROTESTA CONTRA MAX

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #151: Hamilton x Verstappen é a maior decisão da história da F1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior "Máxima loucura", "Supermax", "Hamilton roubado"; imprensa internacional repercute final da F1
Próximo artigo F1 - Verstappen sentiu por Hamilton após derrota e elogia rival: "Voltará forte, porque é um piloto incrível"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros