Recomendado para você

MotoGP: Ducati anuncia piloto que substituirá Marc Márquez durante recuperação

MotoGP: Ducati anuncia piloto que substituirá Marc Márquez durante recuperação

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Ducati anuncia piloto que substituirá Marc Márquez durante recuperação
OPINIÃO F1: O verdadeiro teste das 'regras papaia' começa agora

OPINIÃO F1: O verdadeiro teste das 'regras papaia' começa agora

Fórmula 1
Fórmula 1
OPINIÃO F1: O verdadeiro teste das 'regras papaia' começa agora
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

F1: Verstappen confirma que usará número 1 no carro em 2022

Vettel foi o último campeão a usar o #1 em 2014, ainda no momento de transição do sistema rotativo para o permanente

Podium: race winner and 2021 F1 World Drivers Champion Max Verstappen, Red Bull Racing

A Fórmula 1 voltará a ter um carro com o número 1 em 2022. Max Verstappen confirmou que adotará a numeração para a temporada de defesa do título, sendo o primeiro a fazer isso desde que a categoria introduziu a numeração permanente.

Mais cedo neste ano, o holandês já havia manifestado o interesse em usar o número caso fosse campeão e em coletiva nesta segunda com veículos selecionados, incluindo o Motorsport.com, ele confirmou que fará isso.

Leia também:

"Sim, eu vou. Vou usar [o número 1]. Quantas vezes você tem a chance de fazer isso? Não sei, talvez seja minha única chance na vida. Acho que é o melhor número que existe. Definitivamente colocarei no carro".

A última vez que o #1 esteve presente no grid da F1 foi em 2014, quando Sebastian Vettel usou o número na defesa do tetracampeonato, garantindo seu quarto título no final daquele ano. Mas a situação era diferente da atual.

Até 2013, as numerações dos pilotos seguiam um sistema rotativo, seguindo a ordem do Mundial do ano anterior. Com isso, naquele ano, enquanto Vettel era o #1, seu companheiro de Red Bull, Mark Webber, era o #2 e a Ferrari vinha na sequência, com o #3 para Fernando Alonso e #4 para Felipe Massa, e assim sucessivamente até chegarmos na Marussia, com o #22 de Jules Bianchi e o #23 de Max Chilton.

A partir de 2014, a F1 introduziu o sistema de numeração permanente, com os pilotos escolhendo um número que é utilizado por toda sua carreira na categoria. 

Isso permitiu que os pilotos criassem uma identidade em torno desse número, com Hamilton sendo o #44, Bottas o #77, Verstappen #33, Felipe Massa #19 e mais. Mas o regulamento permite apenas uma potencial mudança de número: o campeão de um ano pode disputar o ano seguinte com o #1.

Desde que o formato foi introduzido, Vettel optou por manter o #1 em 2014, ainda usando o regulamento antigo, enquanto Hamilton foi o único campeão que voltou no ano seguinte para defender seu título, já que Nico Rosberg anunciou a aposentadoria logo após a conquista do título de 2016. Mas o heptacampeão optou por seguir usando o #44.

Com isso, Verstappen será o primeiro piloto a usar o #1 na categoria desde a introdução deste sistema.

A MotoGP utiliza algo similar há vários anos e lá, os pilotos também fogem da utilização do #1. O último a adotar o número foi Casey Stoner na temporada de 2012. Desde então, Jorge Lorenzo, Marc Márquez, Joan Mir e agora Fabio Quartararo optaram por manter suas identidades.

F1 AO VIVO: VERSTAPPEN PASSA HAMILTON NO FIM E É CAMPEÃO EM ABU DHABI; MERCEDES PROTESTA CONTRA MAX

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #151: Hamilton x Verstappen é a maior decisão da história da F1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior "Máxima loucura", "Supermax", "Hamilton roubado"; imprensa internacional repercute final da F1
Próximo artigo F1 - Verstappen sentiu por Hamilton após derrota e elogia rival: "Voltará forte, porque é um piloto incrível"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros