Relato da corrida
Fórmula 1 GP da Áustria

F1: Verstappen domina e vence Sprint da Áustria, garantindo a primeira posição do grid no domingo

A vitória na sprint garante a primeira posição no grid do domingo mas não a pole position para os registros oficiais

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

A Fórmula 1 realizou neste sábado a segunda corrida sprint da temporada 2022. E na sessão que definiu o grid de largada para o GP da Áustria deste domingo, tivemos um passeio de Max Verstappen. O atual campeão mostrou a força da Red Bull em casa para vencer sem maiores problemas, garantindo a primeira posição no grid de amanhã.

Após uma bela disputa interna da Ferrari nas primeiras voltas, Charles Leclerc foi o segundo, com Carlos Sainz em terceiro. Completaram o top 10: George Russell, Sergio Pérez, Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Lewis Hamilton, Mick Schumacher e Valtteri Bottas.

Leia também:

Enquanto no ano passado apenas três pilotos pontuavam na Sprint, neste ano a corrida de sábado vale mais, com oito pontos para o vencedor. E, diferentemente do ano passado, quem triunfar na Sprint não leva a pole do fim de semana, com esse título retornando ao mais rápido da classificação de sexta-feira. Mas o resultado final da Sprint segue definindo o grid para o GP do domingo.

Diferentemente do que aconteceu em Ímola, aqui a maioria dos pilotos apostaram nos pneus médios para a corrida de 24 voltas, com apenas alguns usando os compostos macios.

 

A confusão começou ainda na volta de apresentação. A Alpine não tirou o cobertor dos pneus de Alonso na marca de 5 minutos, forçando o espanhol a ficar parado no grid. A equipe levou ele de volta aos boxes para largar do pitlane. Mas, no final, o bicampeão sequer acabou participando.

Os problemas seguiram antes mesmo da largada. Zhou se aproximava do grid de largada quando seu carro morreu no meio da última curva. Mesmo com sua Alfa voltando a funcionar, a saída foi abortada, forçando mais uma volta de apresentação, reduzindo o número de giros da Sprint de 24 para 23.

 

Na segunda tentativa, tivemos a largada. Verstappen saiu bem e já tracionou para segurar Leclerc, enquanto Sainz passou o companheiro por fora e já passou a pressionar o holandês. 

Mais atrás, Gasly tentava passar Hamilton, mas acabou deixando o heptacampeão sem espaço, e a Mercedes acabou acertando a AlphaTauri, levando a uma rodada do francês. No final da primeira volta, Verstappen liderava seguido de Leclerc, Sainz, Russell, Ocon, Magnussen, Schumacher, Pérez, Bottas e Albon, enquanto Hamilton caía para 11º.

 

Bastaram apenas três voltas para que Verstappen começasse a abrir uma boa vantagem para Leclerc, chegando na casa de 2s. E enquanto essa diferença aumentava, o monegasco passou a ser pressionado por Sainz, com menos de meio segundo separando as duas Ferraris.

A briga interna da Ferrari pegou fogo, com os dois quase se encontrando em diversos momentos, até que Leclerc assumiu a segunda posição, conseguindo abrir um pouco. Já Pérez e Hamilton vinham fazendo corridas de recuperação, buscando se aproximar novamente do pelotão da frente.

Próximo à metade da prova, uma bandeira amarela no segundo setor com Vettel indo parar na caixa de brita. Mas o alemão conseguiu colocar a ré para voltar à pista. Neste momento, Verstappen já abria 3s para Leclerc, que tinha Sainz em terceiro e Russell, Pérez, Ocon, Magnussen, Schumacher, Hamilton e Bottas fechando o top 10.

 

No final, tivemos um passeio de Max Verstappen na casa da Red Bull para garantir a vitória na Sprint, a primeira posição no grid do domingo e mais oito pontos no Mundial. Completaram o "pódio" do sábado Charles leclerc e Carlos Sainz.

Fecharam o top 10 deste sábado: George Russell, Sergio Pérez, Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Lewis Hamilton, Mick Schumacher e Valtteri Bottas.

A Fórmula 1 volta ao Red Bull Ring no domingo para o GP da Áustria, 11ª etapa da temporada 2022. A largada está marcada para 10h, com transmissão pela Band. E já anote aí: assim que acabar a corrida, tem Pódio ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube. Não perca!

Cla # Piloto Chassi Motor Voltas Diferença
1 1 Netherlands Max Verstappen Red Bull Red Bull 23  
2 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 23 1.675
3 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 23 5.644
4 63 United Kingdom George Russell Mercedes Mercedes 23 13.429
5 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Red Bull 23 18.302
6 31 France Esteban Ocon Alpine Renault 23 31.032
7 20 Denmark Kevin Magnussen Haas Ferrari 23 34.539
8 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 23 35.447
9 47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 23 37.163
10 77 Finland Valtteri Bottas Alfa Romeo Ferrari 23 37.557
11 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 23 38.580
12 3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 23 39.738
13 18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 23 48.241
14 24 China Guan Yu Zhou Alfa Romeo Ferrari 23 50.753
15 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Red Bull 23 52.125
16 23 Thailand Alexander Albon Williams Mercedes 23 52.412
17 22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Red Bull 23 54.556
18 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 23 1'08.694
19 5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 21  
  14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 0  

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Binotto nega racha na Ferrari após reportagem de ex-assessor
Próximo artigo PLACAR F1: Leclerc, Norris e Magnussen 'goleiam' companheiros; confira duelos internos após a Sprint da Áustria

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil