F1: Verstappen mostra força da Red Bull em casa e lidera TL1 na Áustria
Etapa no Red Bull Ring marca a metade da temporada 2022, sendo a 11ª de 22 corridas previstas para o campeonato
Em meio a um momento quente dentro e fora das pistas, a Fórmula 1 abriu nesta sexta as atividades para o GP da Áustria, que marca a metade da temporada 2022. E no primeiro treino livre do fim de semana, o único antes da classificação, foi Max Verstappen quem terminou na frente, mostrando que a Red Bull deve ser mesmo a favorita para a etapa em casa.
Charles Leclerc foi o segundo com George Russell em terceiro. Completaram o top 10: Lewis Hamilton e Kevin Magnussen, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Sergio Pérez, Mick Schumacher e Yuki Tsunoda.
A F1 volta ao Red Bull Ring em um momento importante da temporada 2022, marcando a metade do campeonato em meio a uma boa fase de Max Verstappen e a Red Bull, enquanto a Ferrari busca crescer novamente, construindo em cima da vitória de Carlos Sainz em Silverstone.
Mas o fim de semana em Spielberg também deve pegar fogo fora da pista, com reuniões entre F1, FIA e equipes sobre questões como reajuste do teto orçamentário, a possível intervenção da FIA para erradicar o porpoising e a polêmica dos assoalhos flexíveis.
Por se tratar de um fim de semana com corrida sprint, a programação muda de formato e, com isso, o TL1 ganha um papel fundamental, por ser a única sessão de treinos antes da classificação, mais tarde nesta sexta-feira.
Com isso, a ação de pista começou assim que a regressiva de 60 minutos foi iniciada, com praticamente todos saindo dos boxes de cara.
Após os 15 minutos iniciais, Verstappen liderava com 01min07s720, quase meio segundo à frente de Alonso, enquanto Leclerc, Ocon e Magnussen completavam o top 5. Neste momento, todos os pilotos optaram por sair de pneus médios.
Pouco depois, Norris causou uma bandeira amarela, seguida de uma vermelha. Com problemas em sua McLaren, o britânico foi obrigado a parar o carro ao lado da pista no segundo setor, forçando a paralisação (sem congelar o relógio) para que os fiscais pudessem fazer a remoção. O replay da transmissão mostrou o piloto avisando à equipe que havia fumaça em seu MCL36.
A sessão foi retomada com 32 minutos ainda no relógio, enquanto as equipes já se preparavam para as simulações de classificação, calçando pneus macios nos carros. Neste momento, Verstappen seguia na liderança com 01min07s496, tendo agora Leclerc em segundo. Alonso, Pérez e Vettel completavam o top 5.
A bandeira vermelha ainda deu as caras mais uma vez na sessão. Com quase 40 minutos transcorridos, o TL foi novamente interrompido para a remoção de detritos da pista. Uma vedação de borracha se soltou deixando pedaços tanto na pista quanto na zebra.
No final, Max Verstappen mostrou que a Red Bull deve ser mesmo a favorita do fim de semana, terminando a sessão na ponta com 01mn06s302. Charles Leclerc, George Russell, Lewis Hamilton e Kevin Magnussen vieram na sequência.
Completaram o top 10: Carlos Sainz, Fernando Alonso, Sergio Pérez, Mick Schumacher e Yuki Tsunoda.
A Fórmula 1 volta ao Red Bull Ring logo mais nesta sexta para a classificação, que define o grid de largada da corrida sprint. A sessão está marcada para 12h, com transmissão do Bandsports e da F1TV Pro.
E já anote aí: assim que acabar a classificação, tem Sexta-Livre ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube com uma análise completa do primeiro dia de atividades no Red Bull Ring e a projeção da corrida sprint. Não perca!
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Red Bull | 34 | 1'06.302 | |
2 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 32 | 1'06.557 | 0.255 |
3 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 32 | 1'06.702 | 0.400 |
4 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Red Bull | 27 | 1'06.839 | 0.537 |
5 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 31 | 1'06.909 | 0.607 |
6 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 32 | 1'06.965 | 0.663 |
7 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 29 | 1'07.039 | 0.737 |
8 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 32 | 1'07.100 | 0.798 |
9 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 32 | 1'07.246 | 0.944 |
10 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Red Bull | 33 | 1'07.296 | 0.994 |
11 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 26 | 1'07.431 | 1.129 |
12 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 27 | 1'07.462 | 1.160 |
13 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 29 | 1'07.476 | 1.174 |
14 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 27 | 1'07.522 | 1.220 |
15 | 23 | Alexander Albon | Williams | Mercedes | 32 | 1'07.582 | 1.280 |
16 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Red Bull | 33 | 1'07.592 | 1.290 |
17 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 25 | 1'07.743 | 1.441 |
18 | 24 | Guan Yu Zhou | Alfa Romeo | Ferrari | 28 | 1'07.889 | 1.587 |
19 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 28 | 1'08.149 | 1.847 |
20 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 14 | 1'09.915 | 3.613 |
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.