F1: Verstappen acusa Mercedes de ter assoalho mais flexível do grid

Piloto da Red Bull não entende por que Mercedes está feliz com restrição da flexibilidade do assoalho por ser a equipe mais infratora

Lewis Hamilton, Mercedes W13

Foto de: Drew Gibson/LAT

As diretrizes técnicas à respeito do assoalho implementado para a nova geração de carros da Fórmula 1 continuam sendo debatidas, principalmente pelo fato da suspeita de algumas equipes terem interpretado uma brecha no regulamento, possibilitando uma maior flexibilidade do componente. As regras de uso serão revisadas, a fim de encerrar os pontos soltos, e na visão de Max Verstapen, a Mercedes não deveria estar feliz com isso, já que é uma das escuderias mais infratoras. 

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Como parte do esforço da FIA para erradicar o excesso de peso dos carros atuais, a entidade está introduzindo uma série de novas medidas para o GP da França. 

Além de haver um limite na Métrica de Oscilação Aerodinâmica (AOM), que as equipes não poderão exceder, o órgão regulador do automobilismo também está restringindo os truques do assoalho flexível. 

Houve suspeitas de que algumas equipes encontraram maneiras inteligentes de contornar o limite atual de 2mm que os pisos e as tábuas podem flexionar. 

Esse movimento extra pode ajudar a oferecer um grande benefício no desempenho, já que permite que os carros se aproximem do solo par melhorar o downforce sem o risco de desgastar a prancha ou promover batidas provocadas pelos saltos. 

Quando os detalhes, sobre o que algumas equipes estavam fazendo, vieram à tona em uma reunião do Comitê Consecutivo Técnico da F1, vários times ficaram surpresos. 

O chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, disse: "Ninguém tem ideia do que a FIA mostrou no último Comitê Técnico, o que foi uma grande surpresa para todos os times.

"O que está no regulamente e as intenções das regras são muito claras. Quero dizer, não há argumentos do por que isso poderia desviar mais do que está nos regulamentos. Uma surpresa, na verdade: um choque." 

O diretor de engenharia da Mercedes, Andrew Shovlin expressou sua crença que a repressão dos truques nos assoalhos flexíveis ajudaria a nivelar o campo de jogo, "prendendo" algumas equipes.

"Quando isso veio à tona, nós percebemos oportunidades que talvez não estávamos explorando," ele disse.

"Então, isso não nos afeta em como pilotamos nosso caro. Isso, talvez, pode afetar os outros competidores e em virtude disso, nos aproximamos um pouco."

Max Verstappen, Red Bull Racing

Max Verstappen, Red Bull Racing

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Mas, apesar da Mercedes ser tão receptiva com o movimento da FIA, Verstappen questionou a abordagem do seu rival. Ele avalia que a Mercedes é time que mostrou ter o assoalho mais flexível da temporada.

Falando no Red Bull Ring sobre a Mercedes apoiar as mudanças do assoalho flexível, Verstappen apontou: "Bom, o que eu não entendo muito bem, é que eles estão reclamando do assoalho flexível sendo que o deles é o mais flexível."

Com grande parte do foco, em relação aos assoalhos, voltado para Ferrari e Red Bull, os dois times insistem que eles não terão que fazer nenhuma mudança em seus carros em decorrência das novas restrições de flexibilidade.

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