Fórmula 1 GP do Canadá

F1 - Verstappen critica diretriz sobre porpoising: "Se você não sabe projetar um carro bom, a culpa é sua"

Holandês criticou o fato de termos "novamente uma mudança de regras na metade da temporada"

Max Verstappen, Red Bull Racing

Max Verstappen se diz decepcionado com a nova diretiva técnica da FIA para a Fórmula 1, anunciada nesta semana como forma de controlar o porpoising, visando a segurança dos pilotos. Para o atual campeão, a culpa de quem não consegue produzir um carro que consiga lidar com o fenômeno é da própria equipe.

Anunciada nesta quinta, veio como resposta a pedidos de intervenção do órgão pelos pilotos, especialmente os da Mercedes, após o porpoising ter se tornado o centro das atenções no GP do Azerbaijão.

Leia também:

A FIA disse que a diretiva técnica vem para "guiar os times em relação às medidas que a FIA pretende tomar para lidar com o problema". A primeira medida proposta é "maior escrutínio do assoalho do carro, tanto em termos de design quanto em relação ao desgaste observado".

Em segundo lugar, haverá “a definição de uma métrica, baseada na aceleração vertical do carro, que dará um limite quantitativo para um nível aceitável de oscilações verticais. A fórmula matemática exata para esta métrica ainda está sendo analisada e as equipes foram convidadas a contribuir para este processo. Além dessas medidas de curto prazo, a FIA convocará uma reunião com as equipes para definir medidas que reduzam a propensão dos carros a exibir tais fenômenos no médio prazo”.

Em entrevista à Racer, Verstappen afirmou não estar de acordo com a norma, por dois motivos: uma mudança no meio da temporada, que compromete o bom trabalho de algumas equipes.

"Diria que é um pouco decepcionante que temos novamente uma mudança de regras na metade da temporada. Não se trata de nos afetar mais ou menos em relação a outras, mas sim que temos uma equipe que reclama muito e, de repente, as normas são mudadas".

"Acredito que há muitas equipes que fizeram um trabalho impressionante para não ter esse tipo de problemas, assim é possível evitá-lo. Se você levanta o carro, não terá problemas, mas perderá rendimento. Mas se você não sabe projetar um carro bom, a culpa é sua, não das regras".

As palavras de Verstappen ecoam os comentários feitos após o GP do Azerbaijão pelo chefe da Red Bull, Christian Horner, que afirmou que seria injusto se a FIA modificasse o regulamento para mitigar o porpoising.

TELEMETRIA: Rico Penteado analisa GP do Canadá, Ferrari e 'quicadas'

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Qual maior adversário ao bi de Verstappen: Pérez, Leclerc ou confiabilidade da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Veja por que Russell está melhor que Hamilton e como isso impacta a Mercedes
Próximo artigo F1: Williams promete atualização “visivelmente diferente” no carro

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil