F1 - Wolff: W14 pode parecer com carro de 2022, mas é "cheio de surpresas"

Chefe da Mercedes apontou áreas em que a equipe trabalhou mais para obter resultado diferente em comparação ao do ano passado

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG

Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images

Após um 2022 bem diferente do que viveu nos anos anteriores, a Mercedes tem altas expectativas para a temporada 2023 da Fórmula 1. Em busca de retomar o ritmo vitorioso, a equipe alemã aposta em mudanças radicais no conceito do W14 em relação ao W13 do ano passado. E segundo Toto Wolff, por mais que os dois carros sejam parecidos visualmente, eles são bem diferentes entre si.

Longe da performance vista desde 2014, quando enfileirou oito títulos consecutivos de construtores e mais sete de pilotos (até 2020), a Mercedes teve um 2022 amargo. O problema do porpoising foi apenas o primeiro impedimento de um W13 cheio de dores de cabeça para a equipe.

Leia também:

Aos poucos, esses problemas foram resolvidos e a equipe conseguiu pelo menos evitar sair de 2022 zerada, conquistando uma vitória em Interlagos.

A equipe, que preferiu um conceito agressivo com o sidepod minimalista, apelidado de "zeropod", não deve fazer uma mudança radical nessa área, por considerar algo promissor. Mas, em entrevista ao PlanetF1, Toto Wolff confirmou que o veículo é repleto de inovações surpreendentes, por mais que, por fora, ele possa parecer muito similar ao W13.

"O W14 é cheio de surpresas. Da última vez que vi o carro, pensei 'não, parece igual ao W13', mas espero que não seja", disse.

"Sou como vocês. Entro no túnel de vento e vejo um carro parecido, mas os engenheiros me dizem que há muitas diferenças nos fundamentos do carro. Essas diferenças têm a ver com o fluxo de ar, a distribuição de peso e os mapas aerodinâmicos".

"Nosso carro passou por sérias mudanças ao longo do ano. Mudamos o conceito, mas o visual do carro quase não mudou".

ÚLTIMO GP de Clark; Hill e P. Rodríguez, datas BIZARRAS e +: corridas da F1 em fins de ano

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #211 - O que esperar da F1 em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Mudanças no assoalho custarão às equipes meio segundo por volta; entenda novidade
Próximo artigo F1: Ferrari perde 52 milhões de euros para 2023 com patrocínios

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil