Análise

Ferrari deve apresentar mudanças radicais em 2017

A temporada 2017 já apresentará carros bastante diferentes mas, como Franco Nugnes revela, a Ferrari deve fazer mudanças ainda mais significativas para a próxima temporada

Ferrari F138 apresentação

2017 será uma temporada de novidades na Fórmula 1, com o novo regulamento obrigando as equipes a apresentar carros totalmente novos. Mas uma equipe está indo além e buscando mudanças ainda mais significativas. 

O novo motor, o 062/2, marca uma mudança de direção para a equipe - com o chefe do setor do ERS, Thierry Baritaud, apresentando um motor de combustão interna que utilizará com mais eficiência o MGU-H, algo que deve aumentar a eficiência dos sistemas híbridos e reduzir os riscos de quebra do turbo.

Entretanto, a mudança mais radical está na câmara de combustão, com a Ferrari considerando o uso de um novo sistema de ignição multi-jet, que levará o time a um novo nível de relacionamento com a companhia de tecnologia Mahle.

Na caixa de câmbio, os italianos devem apresentar um sistema totalmente revisado, pois o conceito de 2016 - com a suspensão traseira montada entre o diferencial e a caixa de câmbio - se mostrou útil para entregar uma traseira mais fina, mas não foi tão eficiente para maximizar a tração.

As dimensões do carro mudam por força do novo regulamento, mas espera-se surpresas no 668 (nome provisório do novo carro da Ferrari) em meio a conversas sobre formas 'pouco usuais' no modelo testado no túnel de vento.

Em relação à pintura, a Ferrari estaria pronta para deixar de lado a faixa branca do carro, trazida de volta em 2016? É um desejo do time técnico em Maranello.

Na Ferrari, o branco é comumente associado a maus momentos - antes de 2016, o branco havia sido usado pela última vez em 1993, coincidentemente um ano no qual a Ferrari não venceu, assim como na temporada passada.

A apresentação do novo carro está agendada para o dia 24 de fevereiro, quando o time colocará o modelo na pista para um dia de filmagens.

Tal data - poucos dias antes dos testes de Barcelona - foi escolhida porque a equipe deseja segurar até o último momento a revelação do novo motor e o desenvolvimento da aerodinâmica. No próximo mês, portanto, será possível ver o quão radical será a Ferrari de 2017.

In this article
Franco Nugnes
Fórmula 1
Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Não espero grande melhora da Ferrari, diz Zanardi
Próximo artigo Regulamento híbrido da F1 é "jogada de marketing", diz Newey

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros