F1: Ferrari provou que motor de 2019 era legal, diz chefe

Mattia Binotto voltou a reclamar da quantidade de vezes que escuderia teve seu carro verificado pela FIA

F1: Ferrari provou que motor de 2019 era legal, diz chefe
Carregar reprodutor de áudio

A Ferrari está convencida de que provou que seu motor de Fórmula 1 era totalmente legal durante a temporada de 2019, porque qualquer violação teria sido descoberta "no primeiro teste".

A equipe italiana passou por um exame minucioso, após uma súbita melhora nos treinos de classificação após as férias de verão, que provocaram seis poles seguidas e uma vantagem de velocidade em certas pistas que preocuparam seus rivais.

Leia também:

A Ferrari nunca negou que tinha uma vantagem em termos de potência e argumentou que, além de seu conceito aerodinâmico de menor arrasto, estava com uma vantagem em velocidade máxima, mas os rivais questionaram o assunto extensivamente e, eventualmente, a FIA emitiu várias diretrizes técnicas sobre a exploração das regras de fluxo e queima de combustível para ganhos de desempenho.

As diretrizes mais relevantes entraram em vigor antes dos GPs dos Estados Unidos e do Brasil e coincidiram com a piora de performance de classificação da Ferrari, o que deixou os rivais convencidos de que as regras mais rígidas eram responsáveis, enquanto a Ferrari insistia que nada havia mudado com seu motor e alegava sua mudança de desempenho foi o resultado das características do circuito e uma mudança de setup.

Falando em um almoço para jornalistas, que incluiu o Motorsport.com, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse: "Se eu olhar a temporada inteira, fomos uma das equipes mais controladas, antes ou depois das diretrizes técnicas.”

"E quando você tem uma vantagem de desempenho, e certamente a conquistamos durante toda a temporada, fomos os mais controlados."

"Sendo verificado, acho normal, de alguma forma é bom porque, por meio das aprovações, você está comprovando sua legalidade.”

"Após as diretrizes técnicas, o número de verificações em nossos carros multiplicou. As análises foram mostradas à FIA e os detalhes foram discutidos.”

"Então, o que poderia ter sido feito através da colaboração com a FIA foi feito. Nunca mudamos nossa maneira de operar o motor durante a última parte da temporada, mostrando que, de alguma forma, nossa unidade de potência tem total legalidade.”

"Caso contrário, se esse não fosse o caso, se houvesse alguma ilegalidade, seria divulgada logo no início."

Binotto apoiou a aplicação de diretrizes técnicas da FIA, que ele disse serem importantes, dadas as regras "muito complexas" dos motores híbridos.

Ele disse que estava "muito feliz" por a Ferrari ter conseguido superar a vantagem de potência inicial da Mercedes nesta era dos motores e reiterou que seu progresso significava um aumento nas verificações de legalidade.

"Fomos cuidadosamente examinados antes e depois", acrescentou. "Afinal, de alguma forma, estamos muito orgulhosos de nosso desempenho nisso, que temos uma vantagem em nossa unidade de energia".

O CEO da Ferrari, Louis Camilleri, frustrado com as acusações feitas sobre sua equipe, disse que a vantagem em alguns circuitos é alcançável por meios legais.

Camilleri acrescentou: "A Ferrari é uma empresa pública. É conhecida mundialmente. Integridade e conformidade são essenciais. Acho que as pessoas precisam levar isso em consideração quando tentam analisar essas alegações."

Binotto também falou sobre o erro no combustível no GP de Abu Dhabi, que deixou a Ferrari com uma multa de € 50.000, mas nenhuma penalidade esportiva.

A declaração de combustível antes da corrida no carro de Charles Leclerc não correspondia à quantia que a FIA encontrou quando realizou verificações antes do início da corrida.

Os rivais da Ferrari achavam que a violação justificava uma punição esportiva firme, mas a equipe foi multada e, embora isso tenha sido aceito na época, Binotto disse que ainda não havia resposta por que a checagem não correspondia, pois a Ferrari insiste que estava correta do seu lado.

"Houve muitas medidas, todas coerentes", disse ele.

"Apenas uma medida não foi compatível, da qual não tínhamos conhecimento, que não vimos e sobre as quais fomos informados.”

"Nesse ponto, você não pode mais verificar porque o combustível foi consumido. Naquele domingo, todos os dados eram coerentes, exceto em um ponto, mas não havia nem uma maneira de voltar ao que aconteceu.”

"Ninguém pode explicar o que aconteceu nessa medição".

Ferrari completa 90 anos e passa por jejum

A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:

Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
1/72

Foto de: Ferrari

1950: Ferrari 125
1950: Ferrari 125
2/72
Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead

Foto de: LAT Images

1950-1951: Ferrari 375
1950-1951: Ferrari 375
3/72
Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi

Foto de: Ferrari Media Center

1952-1953: Ferrari 500
1952-1953: Ferrari 500
4/72
Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi

Foto de: LAT Images

1953-1954: Ferrari 553 Squalo
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
5/72
Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon

Foto de: LAT Images

1954-1955: Ferrari 625
1954-1955: Ferrari 625
6/72
Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

Foto de: LAT Images

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
7/72
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

Foto de: LAT Images

1956-1957: Lancia-Ferrari D50
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
8/72
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips

Foto de: LAT Images

1957: Lancia-Ferrari 801
1957: Lancia-Ferrari 801
9/72
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips

Foto de: LAT Images

1958-1960: Ferrari 246
1958-1960: Ferrari 246
10/72
Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips

Foto de: LAT Images

1960: Ferrari 246P
1960: Ferrari 246P
11/72
Piloto: Ritchie Ginther

Foto de: LAT Images

1961-1962: Ferrari 156
1961-1962: Ferrari 156
12/72
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips

Foto de: Sutton Motorsport Images

1963: Ferrari 156/63
1963: Ferrari 156/63
13/72
Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

Foto de: LAT Images

1964-1965: Ferrari 158
1964-1965: Ferrari 158
14/72
Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella

Foto de: LAT Images

1964-1965: Ferrari 1512
1964-1965: Ferrari 1512
15/72
Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

Foto de: LAT Images

1966: Ferrari 246/66
1966: Ferrari 246/66
16/72
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti

Foto de: LAT Images

1966-1967: Ferrari 312
1966-1967: Ferrari 312
17/72
Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

Foto de: LAT Images

1967-1968: Ferrari 312/67
1967-1968: Ferrari 312/67
18/72
Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams

Foto de: LAT Images

1968-1969: Ferrari 312/68
1968-1969: Ferrari 312/68
19/72
Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez

Foto de: LAT Images

1969: Ferrari 312/69
1969: Ferrari 312/69
20/72
Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez

Foto de: LAT Images

1969-1971: Ferrari 312B
1969-1971: Ferrari 312B
21/72
Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni

Foto de: LAT Images

1971-1973: Ferrari 312B/2
1971-1973: Ferrari 312B/2
22/72
Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni

Foto de: Lucien Harmegnies

1973: Ferrari 312B3-73
1973: Ferrari 312B3-73
23/72
Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario

Foto de: LAT Images

1974-1975: Ferrari 312B3-74
1974-1975: Ferrari 312B3-74
24/72
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

Foto de: LAT Images

1975-1976: Ferrari 312T
1975-1976: Ferrari 312T
25/72
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

Foto de: LAT Images

1976-1978: Ferrari 312T2
1976-1978: Ferrari 312T2
26/72
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve

Foto de: LAT Images

1978-1979: Ferrari 312T3
1978-1979: Ferrari 312T3
27/72
Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

Foto de: LAT Images

1979: Ferrari 312T4
1979: Ferrari 312T4
28/72
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

Foto de: LAT Images

1980: Ferrari 312T5
1980: Ferrari 312T5
29/72
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

Foto de: LAT Images

1981: Ferrari 126CK
1981: Ferrari 126CK
30/72
Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve

Foto de: Ercole Colombo

1982: Ferrari 126C2
1982: Ferrari 126C2
31/72
Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve

Foto de: LAT Images

1983: Ferrari 126C2B
1983: Ferrari 126C2B
32/72
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

Foto de: Ercole Colombo

1983: Ferrari 126C3
1983: Ferrari 126C3
33/72
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

Foto de: LAT Images

1984: Ferrari 126C4
1984: Ferrari 126C4
34/72
Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux

Foto de: LAT Images

1985: Ferrari 156/85
1985: Ferrari 156/85
35/72
Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson

Foto de: LAT Images

1986: Ferrari 156/85
1986: Ferrari 156/85
36/72
Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson

Foto de: LAT Images

1987: Ferrari F1-87
1987: Ferrari F1-87
37/72
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

Foto de: LAT Images

1988: Ferrari F1-87/88C
1988: Ferrari F1-87/88C
38/72
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

Foto de: LAT Images

1989: Ferrari 640
1989: Ferrari 640
39/72
Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell

Foto de: LAT Images

1990: Ferrari 641
1990: Ferrari 641
40/72
Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images

1991: Ferrari 642
1991: Ferrari 642
41/72
Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost

Foto de: LAT Images

1991: Ferrari 643
1991: Ferrari 643
42/72
Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost

Foto de: LAT Images

1992: Ferrari F92A
1992: Ferrari F92A
43/72
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini

Foto de: LAT Images

1992: Ferrari F92AT
1992: Ferrari F92AT
44/72
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli

Foto de: LAT Images

1993: Ferrari F93A
1993: Ferrari F93A
45/72
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

Foto de: LAT Images

1994: Ferrari 412T1
1994: Ferrari 412T1
46/72
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini

Foto de: LAT Images

1994: Ferrari 412T1B
1994: Ferrari 412T1B
47/72
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

Foto de: LAT Images

1995: Ferrari 412T2
1995: Ferrari 412T2
48/72
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

Foto de: LAT Images

1996: Ferrari F310
1996: Ferrari F310
49/72
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

Foto de: LAT Images

1997: Ferrari F310B
1997: Ferrari F310B
50/72
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

Foto de: LAT Images

1998: Ferrari F300
1998: Ferrari F300
51/72
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

Foto de: LAT Images

1999: Ferrari F399
1999: Ferrari F399
52/72
Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher

Foto de: Sutton Motorsport Images

2000: Ferrari F1-2000
2000: Ferrari F1-2000
53/72
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

Foto de: LAT Images

2001-2002: Ferrari F2001
2001-2002: Ferrari F2001
54/72
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

Foto de: Ferrari Media Center

2002-2003: Ferrari F2002
2002-2003: Ferrari F2002
55/72
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

Foto de: LAT Images

2003: Ferrari F2003-GA
2003: Ferrari F2003-GA
56/72
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

Foto de: LAT Images

2004: Ferrari F2004
2004: Ferrari F2004
57/72
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

Foto de: Bridgestone Corporation

2005: Ferrari F2005
2005: Ferrari F2005
58/72
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

Foto de: LAT Images

2006: Ferrari 248F1
2006: Ferrari 248F1
59/72
Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

2007: Ferrari F2007
2007: Ferrari F2007
60/72
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

2008: Ferrari F2008
2008: Ferrari F2008
61/72
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

2009: Ferrari F60
2009: Ferrari F60
62/72
Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

2010: Ferrari F10
2010: Ferrari F10
63/72
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

2011: Ferrari F150
2011: Ferrari F150
64/72
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

Foto de: Ferrari Media Center

2012: Ferrari F2012
2012: Ferrari F2012
65/72
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

2013: Ferrari F138
2013: Ferrari F138
66/72
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

2014: Ferrari F14 T
2014: Ferrari F14 T
67/72
Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen

Foto de: Rainier Ehrhardt

2015: Ferrari SF-15T
2015: Ferrari SF-15T
68/72
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

2016: Ferrari SF16-H
2016: Ferrari SF16-H
69/72
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

Foto de: Pirelli

2017: Ferrari SF70H
2017: Ferrari SF70H
70/72
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

Foto de: Sutton Motorsport Images

2018: Ferrari SF71H
2018: Ferrari SF71H
71/72
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

2019: Ferrari SF90
2019: Ferrari SF90
72/72
Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel

Foto de: Ferrari

compartilhar
comentários
Yamamoto pode ter papel junto à Red Bull na F1 no ano que vem
Artigo anterior

Yamamoto pode ter papel junto à Red Bull na F1 no ano que vem

Próximo artigo

Barrichello “apaga" GP da Áustria de 2002 com lança-chamas: “Hoje sim!”

Barrichello “apaga" GP da Áustria de 2002 com lança-chamas: “Hoje sim!”