Ferrari vs Red Bull, Hamilton vs Bottas: o que está em jogo no GP do Canadá de F1?
Retas canadenses devem dar vantagem ao time de Maranello na briga contra os austríacos, enquanto Bottas tem missão difícil contra Hamilton
Depois do GP de Mônaco, a Fórmula 1 chega à sétima etapa da temporada 2019 no Canadá. Com características bem diferentes da pista monegasca, o circuito de Montreal deve beneficiar a Ferrari, notabilizada pela alta velocidade nas retas. Ainda não se pode dizer que o time de Maranello será grande ameaça à Mercedes na briga pela vitória, mas a Red Bull deve sofrer contra a potência italiana. Ainda mais em um traçado com poucas curvas de baixa, desfavorável aos austríacos.
Nesse contexto, a atual pentacampeã de construtores se mantém como favorita. O que pode agitar a Mercedes, que promete nova versão do motor com 1020cv, é mais um capítulo de sua disputa interna. Valtteri Bottas começou o ano bem, mas Lewis Hamilton se recuperou, já está 17 pontos à frente e coloca cada vez mais pressão sobre o companheiro, que não pode deixar a diferença aumentar muito. O problema é que o pentacampeão tem histórico positivo no país norte-americano.
No pelotão intermediário, a quarta colocada McLaren vem despontando e tem motivos para chegar com otimismo ao circuito Gilles Villeneuve. O time de Woking vem em boa fase, especialmente com Carlos Sainz, seu chassi é equilibrado e os rivais estão irregulares, vide Haas, Toro Rosso e a própria Renault. De toda forma, o posto de 'melhor do resto' é um dos aspectos em jogo no Canadá. Veja esse e outros destaques do Motorsport.com para a etapa deste fim de semana:
Melhora da Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Photo by: Gareth Harford / Sutton Images
Uma das principais expectativas para a corrida é uma evolução da Ferrari. O time se beneficiará das características da pista e deve levar vantagem nas retas, mas ainda é cedo para colocar o carro vermelho como favorito. Até porque a Mercedes deve ser superior no miolo e também é rápida nos setores de alta, o que a mantém como candidata nº 1, ainda mais com a atualização no motor. E a própria escuderia italiana disse não esperar melhoras tão significativas no Canadá.
Dificuldades para a Red Bull
Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
Photo by: Mark Sutton / Sutton Images
Em Mônaco, Max Verstappen foi um dos grandes destaques. O ataque do holandês a Hamilton no fim da prova agitou os fãs e deu emoção ao desfecho da corrida. Em Montreal, porém, a Red Bull não deve ter vida fácil. O circuito de alta não favorece seu chassi, de alta pressão aerodinâmica. Além disso, não há tantas curvas e as retas são consideráveis, o que deve impor dificuldades aos austríacos. O motor Honda melhorou muito, mas ainda perde para Ferrari e Mercedes.
Atualização do motor Mercedes
Mechanics at work on the car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, in the garage
Photo by: Steve Etherington / LAT Images
Se a Ferrari tende a ser a grande beneficiada pelas retas do Canadá, a Mercedes também pode se dar bem no Gilles Villeneuve. A escuderia germânica terá uma nova versão de sua unidade motriz, o que deve deixar o carro ainda mais veloz. Com a primeira atualização de 2019, a Mercedes aponta que poderá chegar à marca de 1020cv. E a confiabilidade não tem sido um problema para Hamilton e Bottas...
Novo capítulo da briga entre os pilotos da ponta
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1, talks to pole man Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, after Qualifying
Photo by: Mark Sutton / Sutton Images
Falando neles, mais uma batalha interna está por vir. E a pressão em cima de Bottas fica cada vez maior. Depois do ótimo início de temporada, o finlandês acabou superado pelo companheiro nas últimas etapas e já está 17 pontos atrás do pentacampeão na tabela de pilotos. Para piorar, a pista canadense é uma das favoritas de Hamilton. O britânico já venceu seis vezes em Montreal e está em boa fase. Tarefa difícil para Bottas.
McLaren busca consolidação entre as equipe médias
Lando Norris, McLaren MCL34
Photo by: Mark Sutton / Sutton Images
No pelotão intermediário, quem chega com leve favoritismo é a McLaren. Depois de início de temporada azarado de seus pilotos, especialmente Carlos Sainz, as coisas começam a dar certo para a escuderia. O espanhol brilhou em Mônaco e é o mais bem colocado após os seis pilotos de Mercedes, Ferrari e Red Bull, enquanto a McLaren é a quarta entre os construtores, justamente depois das equipes do top-3. Enquanto isso, a Haas sofre com pneus, a Renault está irregular e a Toro Rosso não tem o melhor carro para Montreal. A Racing Point pode incomodar, já a Williams...
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