Recomendado para você

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Fórmula E
Fórmula E
CITROEN Formula E
Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3
F3
Monza
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

MotoGP
MotoGP
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar
Últimas notícias

FIA confirma relargadas paradas após intervenções de Safety Car em 2015

Entidade regula dias de pré-temporada, uso de túnel de vento e muda concepção de bicos novos; confira

A FIA confirmou nesta quinta-feira que mudará diversos pontos no regulamento para o próximo ano na Fórmula 1. De forma mais significativa, as relargadas em movimento após o Safety Car não irão mais acontecer. Ao invés disso, os pilotos deverão buscar posicionamento no grid como em uma largada normal. A exceção será feita somente se a largada (ou a última relargada) tiver sido a duas ou menos voltas, e também se a prova estiver a menos de cinco voltas do fim.

No mais, a FIA aumentou o chamado “toque de recolher” às sextas-feiras, para regularizar o tempo de trabalho permitido das equipes nos Grandes Prêmios, além de diminuir o número de motores por temporada, restringir ainda mais o uso do túnel de vento e melhorar a estética dos novos bicos.

Outro ponto é que o regime de parque fechado para os carros será imposto após o término do terceiro treino livre.

Confira o comunicado:

Unidades de potência

- O número de motores permitidos por cada piloto em uma temporada serão quatro. No entanto, se houver mais que 20 corridas em uma temporada, o número aumenta para cinco.

- A penalidade para uma mudança completa da unidade de potência será largar do fim do grid, e não pit lane.

Testes aerodinâmicos

- O número de execuções em túnel de vento será reduzido de 80 horas por semana para 65 horas por semana.

- Computational Fluid Dynamics (CFD) terá seu uso reduzido de 30 para 25 Teraflops.

- Dois períodos de ocupação no túnel serão permitidos em apenas um dia (ao invés de apenas um).

- As equipes só poderão nomear um túnel de vento para usar durante um ano.

Testes

- Haverão três testes de pré-temporada de quatro dias cada um na Europa em 2015 (atualmente as equipes podem testar fora da Europa). Isso irá ser reduzido a dois testes de quatro dias em 2016.

- Haverão dois testes no meio da temporada de dois dias cada um na Europa (ao invés dos atuais quatro). Dois destes quatro dias devem ser reservados para os jovens condutores.

Especificação do carro em um evento

As restrições atuais para o parque fechado serão aplicadas a partir do início de Terceiro treino livre ao invés de no início da fase de classificação.

Rodas e pneus

A proibição de cobertores de pneus será rescindido para 2015. Isso será novamente discutido, e se o diâmetro da roda e do pneu serão aumentados no futuro.

Toque de recolher dos times

O toque de recolher na sexta à noite será prorrogado a partir de seis a sete horas em 2015 e aumentará a oito horas em 2016.

Relargadas após Safety Car

Reinício após o Safety Car será agora com largada parada. A largada será realizada se o Safety  Car tiver sido usado duas voltas antes da relargada (ou a duas voltas da largada) de uma corrida ou se a menos de cinco voltas para o fim de uma corrida.

Alterações ao Regulamento Técnico 2015

Uma série de alterações foram feitas, incluindo:

- Uma série de novos regulamentos para os bicos para garantir maior segurança e para fornecer estruturas mais esteticamente agradáveis.

- Os novos regulamentos para garantir que os discos de freio rodem na mesma velocidade que as rodas.

- Um sistema de prendedor e retenção das rodas de dois fechos é agora obrigatório.
Artigo anterior Lauda pede volta aos velhos tempos e lembra Piquet
Próximo artigo Rosberg reconhece que esconde informações de Hamilton

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros