Fórmula 1
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
28 nov
-
01 dez
Evento encerrado

Ponto inicial da rivalidade Senna x Prost completa 30 anos; relembre

compartilhar
comentários
Ponto inicial da rivalidade Senna x Prost completa 30 anos; relembre
Por:
23 de abr de 2019 12:01

Brasileiro desobedeceu acordo interno da McLaren de não disputar liderança na primeira curva após relargada em Imola e incendiou relação com francês

O GP de San Marino de 1989 ficou marcado na história da Fórmula 1 por dois motivos: o primeiro, o violento acidente de Gerhard Berger na Tamburello no início da prova. O segundo, uma ultrapassagem que mudaria para sempre a história da F1.

A exatos 30 anos, a corrida em Imola teve três voltas realizadas antes de a Ferrari de Berger, com tanque cheio, explodir em chamas após um violento acidente devido a uma falha na asa dianteira.

Leia também:

Os comissários correram rapidamente até o carro para extinguir o fogo e tirar Gerhard de lá. Com as mãos machucadas e queimaduras, ele ficou fora da corrida seguinte, em Mônaco.

O acidente abriu espaço para uma segunda ocorrência, que marcaria aquele dia e a F1 para sempre. Ayrton Senna desobedeceu um 'acordo de cavalheiros' da McLaren de não disputar a primeira curva das provas.

Senna, pole position e que era líder da prova até então, relargou pior que o companheiro Alain Prost na segunda saída e deu o troco no francês na primeira freada da prova, na curva Tosa – algo que deixou Alain furioso, já que não esperava o ataque do companheiro brasileiro devido ao acordo.

Este foi o início da rivalidade mais clássica da história da F1. Toda a animosidade envolvida na disputa dos títulos de 1989 e 1990 iniciou exatamente naquele ponto.

Recordando o dia histórico, o site da McLaren trouxe a palavra de alguns dos envolvidos naquela confusão.

"Eu o vi à esquerda e havia muito espaço. Pensei: ‘tudo bem, vou pegar a linha normal para sair melhor’. Só que ele me ultrapassou", lembrou Prost.

“Na reunião com Ron (Dennis, chefe da equipe), não falei nada. Eu apenas escutei. Ron perguntou a Ayrton se havia um acordo e ele disse que sim, mas apenas para a primeira largada, não para a segunda.”

“Mas, mais importante, ele disse que eu o havia ultrapassado. Eu disse que não sei quantos milhões de pessoas viram o que aconteceu na televisão: ele havia me ultrapassado e isso não foi o que havíamos concordado. Demorou 20 minutos até que Ayrton aceitasse o que havia acontecido. Foi inacreditável.”

Engenheiro do time na época, Neil Oatley relembra que a partir daquele momento o clima dentro da equipe passou a ser bem complicado.

“A partir daquele momento, não houve conversa entre os dois pilotos pelo resto da temporada”, falou.

“Na sala de reuniões, tínhamos os dois pilotos, Gordon Murray e dois engenheiros - Steve Nichols e eu. Ayrton me fazia perguntas sobre o que nosso carro estava fazendo e Alain perguntaria a Steve.”

“Ocasionalmente eles falavam ‘oi’, mas esse era o limite de sua comunicação. Além disso, o resto da equipe estava imune ao que estava acontecendo entre os dois pilotos, embora eu tenha certeza de que Ron ouvia os dois.”

Diretor técnico na época, Gordon Murray lembra que ameaçava os pilotos para que eles não escondessem nenhum dado e participassem das reuniões durante as corridas juntos.

“Eu insisti que as reuniões fossem feitas com os dois engenheiros de corrida presentes e os dois pilotos presentes. Eles podem não ter gostado, mas havia muito pouca conversa entre os dois. Mas pelo menos tudo estava aberto.”

“Eu costumava ameaçá-los com todo tipo de retaliação se os pegasse conversando separadamente com seus engenheiros. Nós conseguíamos baixar todas as informações. Pode ter havido - e tenho certeza de que houve - blefes psicológicos, duplos e triplos, mas isso sempre esteve ali.”

No fim do ano, Prost foi campeão ao jogar o carro em cima de Senna no Japão. O brasileiro ainda ganhou aquela corrida, mas foi desclassificado pela direção de provas por cortar caminho para retornar à pista.

Prost já havia anunciado saída da McLaren na ocasião. Ele iria para a Ferrari em 1990, citando que havia se tornado "quase impossível" trabalhar com Senna.

Galeria
Lista

Acidente de Gerhard Berger, Ferrari em um monitor

Acidente de Gerhard Berger, Ferrari em um monitor
1/20

Foto de: LAT Images

Pódio: Vencedor Ayrton Senna, McLaren, segundo Alain Prost, McLaren, e terceiro Alessandro Nannini, Benetton B188

Pódio: Vencedor Ayrton Senna, McLaren, segundo Alain Prost, McLaren, e terceiro Alessandro Nannini, Benetton B188
2/20

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna passa Alain Prost, McLaren MP4/5 na relargada

Ayrton Senna passa Alain Prost, McLaren MP4/5 na relargada
3/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna passa Alain Prost, McLaren MP4/5 na relargada

Ayrton Senna passa Alain Prost, McLaren MP4/5 na relargada
4/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, McLaren MP4-5, à frente de Alain Prost, McLaren, Nigel Mansell, Ferrari 640, Riccardo Patrese Wiliams FW12C, Gerhard Berger, Ferrari 640, e o resto na primeira largada

Ayrton Senna, McLaren MP4-5, à frente de Alain Prost, McLaren, Nigel Mansell, Ferrari 640, Riccardo Patrese Wiliams FW12C, Gerhard Berger, Ferrari 640, e o resto na primeira largada
5/20

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Ayrton Senna passa Alain Prost, McLaren MP4/5 na relargada

Ayrton Senna passa Alain Prost, McLaren MP4/5 na relargada
6/20

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna passa Alain Prost, McLaren MP4/5 na relargada

Ayrton Senna passa Alain Prost, McLaren MP4/5 na relargada
7/20

Foto de: LAT Images

Alain Prost, McLaren MP4-5 Honda, à frente de Ayrton Senna na relargada

Alain Prost, McLaren MP4-5 Honda, à frente de Ayrton Senna na relargada
8/20

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Ayrton Senna, McLaren MP4/5

Ayrton Senna, McLaren MP4/5
9/20

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Ayrton Senna, McLaren MP4/5

Ayrton Senna, McLaren MP4/5
10/20

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Alain Prost e Ayrton Senna, McLaren conversam no grid antes da relargada

Alain Prost e Ayrton Senna, McLaren conversam no grid antes da relargada
11/20

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Andreas De Cesaris, Dallara F189

Andreas De Cesaris, Dallara F189
12/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alessandro Nannini, Benetton B188

Alessandro Nannini, Benetton B188
13/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alessandro Nannini, Benetton B188

Alessandro Nannini, Benetton B188
14/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost, McLaren fala com presidente da FISA Jean-Marie Balestre

Alain Prost, McLaren fala com presidente da FISA Jean-Marie Balestre
15/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

Christian Danner, Rial ARC2 Ford

Christian Danner, Rial ARC2 Ford
16/20

Foto de: LAT Images

Mauricio Gugelmin, March 881

Mauricio Gugelmin, March 881
17/20

Foto de: LAT Images

Martin Brundle, Brabham BT58

Martin Brundle, Brabham BT58
18/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nicola Larini, Osella FA1M

Nicola Larini, Osella FA1M
19/20

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna, McLaren MP4/5 recebe a bandeirada

Ayrton Senna, McLaren MP4/5 recebe a bandeirada
20/20

Foto de: LAT Images

Próximo artigo
Schumacher estaria gerenciando filho, acredita ex-empresário

Artigo anterior

Schumacher estaria gerenciando filho, acredita ex-empresário

Próximo artigo

Hamilton é único da história no nível de Senna, diz Berger

Hamilton é único da história no nível de Senna, diz Berger
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Gabriel Lima