FIA explica causa do acidente de Grosjean com tampa
Diretor de provas da F1, Charlie Whiting afirmou que francês colidiu com tampa de drenagem que estava com solda desgastada
A FIA acredita que um problema de soldagem provocou o deslocamento da tampa do sistema de drenagem do circuito de Sepang, o que causou o acidente de Romain Grosjean no segundo treino livre para o GP da Malásia.
O pneu traseiro direito de Grosjean estourou de maneira espetacular quando ele colidiu com a tampa, o que o fez rodar, e, em seguida, bater na barreira de pneus.
“Uma das tampas, que tem cerca de meio metro de comprimento e 30 cm de largura, de um metal pesado, se soltou”, explicou o diretor de provas da F1, Charlie Whiting.
“Há algumas delas pelo circuito e, neste ponto em particular, há cinco do lado de fora da curva 12. É uma curva rápida, com muita carga imposta, e vimos que algumas dessas tampas são parafusadas e outras são soldadas.”
“Soldá-las é perfeitamente aceitável. Eu suspeito que os parafusos quebraram e, em vez de serem repostas, eles soldaram.”
“Evidentemente, as soldas cederam. É bem simples. Ninguém conseguiu prever isso.”
Antes das atividades de sábado, os engenheiros do circuito irão examinar todas as tampas que não possuem parafusos e irão reforçá-las.
“Não sei ao certo quantas são. Já vimos algumas, mas não tantas. Eles irão remover a tinta, remover a solda e soldá-las novamente. É tudo o que podemos fazer. Soldas não são as tecnologias mais novas.”
Diretor do circuito de Sepang, Dato Razlan Razali disse ao Motorsport.com que acredita que o local fez tudo o possível para colocá-lo nos mais altos padrões de segurança.
“Sinto que fizemos a manutenção necessária. Temos uma empresa que cuida de nossa pista. Acreditamos que eles fizeram um bom trabalho.”
“É uma preocupação para nós. Segurança é prioridade para todos. Foi a primeira vez que isso aconteceu.”
“Fazemos nossa manutenção regular, mas mesmo se formos por aí e analisássemos cada tampa, para nós, está corrigido como pode ser corrigido. O melhor é melhorar para amanhã.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.