Fórmula 1
R
GP da Austrália
12 mar
-
15 mar
Próximo evento em
50 dias
19 mar
-
22 mar
Próximo evento em
57 dias
02 abr
-
05 abr
Próximo evento em
71 dias
16 abr
-
19 abr
Próximo evento em
85 dias
30 abr
-
03 mai
Próximo evento em
99 dias
07 mai
-
10 mai
Próximo evento em
106 dias
21 mai
-
24 mai
Próximo evento em
120 dias
R
GP do Azerbaijão
04 jun
-
07 jun
Próximo evento em
134 dias
11 jun
-
14 jun
Próximo evento em
141 dias
25 jun
-
28 jun
Próximo evento em
155 dias
R
GP da Áustria
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
162 dias
R
GP da Grã-Bretanha
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
176 dias
30 jul
-
02 ago
Próximo evento em
190 dias
R
GP da Bélgica
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
218 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
225 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
239 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
246 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
260 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
274 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
281 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
295 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
309 dias

FIA proíbe 'truque' nas aletas de asa em equipes da Fórmula 1

compartilhar
comentários
FIA proíbe 'truque' nas aletas de asa em equipes da Fórmula 1
Por:
31 de mar de 2019 12:51

A FIA agiu para inibir modificação em peça da asa dianteira que poderia estar dando vantagem de acerto do carro entre classificação e corrida

Com as equipes sofrendo para achar o acerto ideal nas novas regras aerodinâmicas de 2019 na Fórmula 1, chegou a ser especulado após o GP da Austrália que alguma equipes acharam uma forma inteligente de fazer o acerto do carro entre o treino classificatório e corrida.

O editor recomenda:

Especulou-se que alguns pilotos e equipes estavam mudando a localização das aletas da asa dianteira - chamadas em inglês de "Gurney flaps" - sobre as condições de parque fechado entre o treino classificatório e a corrida. 

Isso ajudaria as equipes de diversas formas, seja por andar no sábado com mais pressão aerodinâmica ou por ajudar no equilíbrio do carro na corrida e diminuir o desgaste dos pneus.

Apesar das equipes não serem permitidas a mudar partes específicas do carro entre sábado e domingo, o argumento era que as regras não diziam especificamente sobre mexer em componentes que tinham sido usados no treino classificatório.

O regulamento da Fórmula 1 diz: "O acerto aerodinâmico da asa dianteira pode ser ajustado usando as partes já existentes. Nenhuma parte pode ser adicionada, retirada ou trocada".

Se uma equipe tirasse a aleta que usou na classificação e colocar em outra parte do carro, em teoria não violaria a regra.

Com a FIA ciente desse truque, ela olhou o problema no fim de semana no Bahrein.

Apesar da FIA não acreditar que alguma  equipe tenha feito isso no Grande Prêmio da Austrália para burlar as regras, ela proibiu a atividade daqui em diante.

Quem tentar mudar as aletas de posição será taxado com uma violação das regras de parque fechado.

Williams, Alfa Romeo, Red Bulld e Renault usaram as aletas na asa dianteira até aqui nesta temporada.

Próximo artigo
GALERIA: Confira as imagens do sábado da F1 no Bahrein

Artigo anterior

GALERIA: Confira as imagens do sábado da F1 no Bahrein

Próximo artigo

Chefe da Haas, Steiner diz que Renault deveria fazer um trabalho melhor

Chefe da Haas, Steiner diz que Renault deveria fazer um trabalho melhor
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Jonathan Noble