Finlândia encomenda estudo para receber F1
Corrida poderá acontecer no mesmo local em que abrigará MotoGP em 2020
Um estudo está sendo realizado para determinar se a Finlândia poderá realizar uma corrida de Fórmula 1 no futuro, com o novo circuito de MotoGP do país sendo um possível local.
A Finlândia é um dos países mais bem sucedidos da história da F1, ostentando quatro campeões mundiais e 50 vitórias, o quinto maior recorde de triunfos de qualquer nação.
No entanto, nunca recebeu uma corrida, com a Nova Zelândia, o único outro país que produziu um piloto campeão mundial, não conseguindo abrigar uma prova da categoria.
O AKK Motorsport, órgão nacional de automobilismo finlandês, lançou um estudo oficial sobre a possibilidade de um GP em casa.
Isso inclui avaliar se o KymiRing, que deve receber a MotoGP pela primeira vez em 2020, pode ser um circuito de F1 no futuro também.
De acordo com uma declaração em nome do circuito, o AKK solicitou financiamento do Ministério da Educação e Cultura para financiar o estudo, "para criar um roteiro realista para a possível candidatura para sediar um GP da Finlândia".
A Finlândia tem atualmente dois pilotos ativos na F1, o campeão mundial de 2007, Kimi Raikkonen, que se junta à Sauber em 2019, e Valtteri Bottas.
O CEO do AKK, Tatu Lehmuskallio, disse: "A Finlândia tem um excelente e único legado no automobilismo.”
"Não só pelos pilotos, mas também temos experiência reconhecida internacionalmente na organização de eventos automobilísticos modernos, confiáveis, sustentáveis e, acima de tudo, empolgantes."
"O estudo nos fornecerá conhecimento detalhado sobre o que a competição de automobilismo ao mais alto nível realmente exige e que nos ajudará tremendamente ao realizar outros eventos de corrida também."
A corrida de MotoGP da Finlândia estava prevista para 2019, antes de ser adiada porque a pista não seria terminada a tempo.
O circuito de 4.5 quilômetros no sudeste do país, a menos de 160 quilômetros da capital Helsinque, agora está "80%" completo antes da corrida inaugural do ano que vem, com perfil de pista e aplicação de asfalto a ser finalizado até junho.
Ele terá a pontuação necessária da FIA para sediar a F1, que já havia sido considerada improvável por causa dos custos envolvidos.
Criar uma corrida de F1 na Finlândia acabaria com a ausência de mais de 40 anos de corridas de F1 naquela parte do mundo.
A Suécia é o único país nórdico que já realizou uma corrida de F1 antes, com a pista Anderstorp sediando seis GPs de 1973 a 1978.
Uma corrida na Dinamarca havia sido discutida, mas um projeto para levar a F1 para a capital Copenhague foi arquivado no ano passado.
KymiRing circuit changes
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.