Fórmula 1
10 out
-
13 out
Evento encerrado
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
28 nov
-
01 dez
Evento encerrado

Finlândia encomenda estudo para receber F1

compartilhar
comentários
Finlândia encomenda estudo para receber F1
Por:
17 de jan de 2019 18:13

Corrida poderá acontecer no mesmo local em que abrigará MotoGP em 2020

Um estudo está sendo realizado para determinar se a Finlândia poderá realizar uma corrida de Fórmula 1 no futuro, com o novo circuito de MotoGP do país sendo um possível local.

A Finlândia é um dos países mais bem sucedidos da história da F1, ostentando quatro campeões mundiais e 50 vitórias, o quinto maior recorde de triunfos de qualquer nação.

No entanto, nunca recebeu uma corrida, com a Nova Zelândia, o único outro país que produziu um piloto campeão mundial, não conseguindo abrigar uma prova da categoria.

O AKK Motorsport, órgão nacional de automobilismo finlandês, lançou um estudo oficial sobre a possibilidade de um GP em casa.

Isso inclui avaliar se o KymiRing, que deve receber a MotoGP pela primeira vez em 2020, pode ser um circuito de F1 no futuro também.

De acordo com uma declaração em nome do circuito, o AKK solicitou financiamento do Ministério da Educação e Cultura para financiar o estudo, "para criar um roteiro realista para a possível candidatura para sediar um GP da Finlândia".

A Finlândia tem atualmente dois pilotos ativos na F1, o campeão mundial de 2007, Kimi Raikkonen, que se junta à Sauber em 2019, e Valtteri Bottas.

O CEO do AKK, Tatu Lehmuskallio, disse: "A Finlândia tem um excelente e único legado no automobilismo.”

"Não só pelos pilotos, mas também temos experiência reconhecida internacionalmente na organização de eventos automobilísticos modernos, confiáveis, sustentáveis ​​e, acima de tudo, empolgantes."

"O estudo nos fornecerá conhecimento detalhado sobre o que a competição de automobilismo ao mais alto nível realmente exige e que nos ajudará tremendamente ao realizar outros eventos de corrida também."

A corrida de MotoGP da Finlândia estava prevista para 2019, antes de ser adiada porque a pista não seria terminada a tempo.

O circuito de 4.5 quilômetros no sudeste do país, a menos de 160 quilômetros da capital Helsinque, agora está "80%" completo antes da corrida inaugural do ano que vem, com perfil de pista e aplicação de asfalto a ser finalizado até junho.

Ele terá a pontuação necessária da FIA para sediar a F1, que já havia sido considerada improvável por causa dos custos envolvidos.

Criar uma corrida de F1 na Finlândia acabaria com a ausência de mais de 40 anos de corridas de F1 naquela parte do mundo.

A Suécia é o único país nórdico que já realizou uma corrida de F1 antes, com a pista Anderstorp sediando seis GPs de 1973 a 1978.

Uma corrida na Dinamarca havia sido discutida, mas um projeto para levar a F1 para a capital Copenhague foi arquivado no ano passado.

KymiRing circuit changes

KymiRing circuit changes

Próximo artigo
GALERIA: O desafio dos 10 anos na Fórmula 1 e na MotoGP

Artigo anterior

GALERIA: O desafio dos 10 anos na Fórmula 1 e na MotoGP

Próximo artigo

Alonso: F1 exige sacrifícios “negativos” para se ter sucesso

Alonso: F1 exige sacrifícios “negativos” para se ter sucesso
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Scott Mitchell