Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação
John Malone fundou a companhia americana em 1991 e liderou a negociação para comprar a Fórmula 1 em 2016
John Malone, Chairman, Liberty Media, on the grid
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
John Malone deixará o cargo de presidente da Liberty Media e Liberty Global, empresa que detém os direitos tanto a Fórmula 1 quanto a MotoGP, sendo substituído por Robert R. "Dob" Bennett no início do próximo ano.
Malone será nomeado presidente emérito quando Bennett assumir o cargo de presidente, tendo liderado a expansão da Liberty Media na aquisição de diversas propriedades do automobilismo na última década.
A Liberty assumiu oficialmente a Fórmula 1 em 2017 após fechar um acordo multimilionário na temporada anterior e supervisionou o crescimento do campeonato por meio de uma presença muito maior na mídia e do sucesso da série da Netflix Drive to Survive.
Sob o comando de Malone, a Liberty também adquiriu a Dorna - a empresa controladora da MotoGP e das outras categorias do Mundial de Motovelocidade - após aprovação da Comissão Europeia.
Tendo feito sua fortuna na indústria de televisão a cabo, Malone iniciou a Liberty Media como uma ramificação da marca de TV a cabo Tele-Communications Inc (TCI), da qual Malone participou do crescimento nas décadas de 1970 e 1980.
“Fundar a Liberty Media e atuar como seu presidente tem sido uma das experiências mais gratificantes da minha vida profissional”, disse Malone.
John Malone, Presidente da Liberty Media, e Chase Carey, Presidente da Fórmula 1
Foto por: Steven Tee / Motorsport Images
“Com a bem-sucedida simplificação do nosso portfólio nos últimos anos e nossos negócios operacionais em posições de força, acredito que é um momento apropriado para me afastar de algumas das minhas obrigações, e estou muito satisfeito por ter Dob Bennett, meu parceiro e colega há 35 anos, assumindo o cargo de presidente".
"Dob esteve envolvido em todas as decisões-chave ao longo da história da Liberty Media, e estou confiante de que a Liberty está bem posicionada para o futuro. Espero continuar ativo como um grande acionista da Liberty e conselheiro estratégico para nossa gestão e conselho".
Bennett é diretor da Liberty Media desde 1994, atuando como presidente e CEO da empresa entre 1997 e 2005. Ele fará parte de um comitê executivo da Liberty junto com o atual presidente e CEO Derek Chang, e o ex-CEO da F1 Chase Carey.
“Quero agradecer a John por mais de três décadas de parceria e mentoria," disse Bennett. "Seu legado como líder visionário de negócios é incomparável e sou profundamente grato pela sua confiança. Falo em nome de todo o conselho ao agradecer a John por sua liderança extraordinária como nosso presidente e por seu contínuo engajamento como presidente emérito".
NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.