GALERIA: GP da Itália é apenas a décima prova sem Mercedes no pódio desde 2014; veja lista
Equipe alemã domina a F1 desde 2014, mas ficou de fora do pódio em algumas poucas ocasiões
O GP da Itália de Fórmula 1, disputado no último domingo (06), foi um dos mais emocionantes dos últimos tempos da categoria. Com o domínio absoluto da Mercedes desde 2014, a equipe alemã vem acumulando vitórias e posições no pódio neste período. E a prova de Monza entrou para a história por ser uma das poucas dessa fase sem nenhum piloto da Mercedes no pódio.
Entre o GP da Austrália de 2014 e o GP da Itália de 2020, a F1 disputou um total de 129 provas. Desse total, a Mercedes não esteve presente no pódio em apenas dez ocasiões, sendo nenhuma em 2014, duas em 2015, uma em 2016, uma em 2017. duas em 2018, três em 2019 e, até o momento, uma na presente temporada.
Entre os vencedores, Max Verstappen leva vantagem quando o assunto é se aproveitar dos problemas das Mercedes. O holandês da Red Bull venceu metade dessas provas, sendo que, além da vitória de Gasly, Sebastian Vettel completa a lista com as outras quatro. Quando o assunto é pódio, a situação não muda: Ferrari, Red Bull e Toro Rosso / AlphaTauri são as equipes que mais marcaram presença entre os três primeiros colocados nessas ocasiões.
Por outro lado, a Mercedes venceu a grande maioria dos GPs disputados nesse período: 95, com vitórias de Lewis Hamilton, Nico Rosberg e Valtteri Bottas, o que mostra o tamanho do domínio da equipe alemã nessa era atual dos motores híbridos da F1.
Confira a lista completa abaixo:
PÓDIO: GP da Itália maluco! Gasly vence, Hamilton punido e Ferrari na maior "draga" em 35 anos
PODCAST: O que será da F1 no Brasil em 2021, sem Globo, pilotos e corrida?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.