Recomendado para você

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Bike
Bike
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

MotoGP
MotoGP
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Giaffone avalia dois diretores de prova na F1 e explica 'vácuo' pós-Whiting

Ex-comissário da FIA e comentarista da Band analisou atual quadro geral da tomada de decisões durante uma corrida da F1

Niels Wittich, Race Director, FIA

Mesmo após as mudanças realizadas pela FIA, depois do controverso final do GP de Abu Dhabi de 2021, os comissários da federação continuam sendo alvo de críticas de pilotos, equipes e fãs da Fórmula 1.

Uma das alterações foi o revezamento de profissionais que estariam responsáveis pela arbitragem das corridas, entre Niels Wittich, ex-DTM e Eduardo Freitas, diretor do WEC, algo que é apontado como algo pior pelos pilotos, já que não há consistência de decisões entre uma corrida e outra.

Leia também:

Esta opinião também é compartilhada pelo piloto, comentarista da F1 na Band e pelo ex-comissário da FIA, Felipe Giaffone. Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, ele analisou a atual situação em que a entidade colocou a maior categoria do automobilismo mundial.

“Creio que não seja legal você ter dois diretores de prova”, disse Giaffone. “Isso poque cada um tem o seu estilo. Por exemplo, quando entrou o Masi, ele usava mais bandeiras de advertência, coisa que o Charlie Whiting não usava, e que não é nem o certo nem o errado, é um estilo. Cada um vê a prova de uma forma, interrompe com safety car ou bandeira vermelha, então eu não acho bom termos dois diretores se revezando.”

O GP da Áustria teve ao todo 43 infrações de limites de pista, com pilotos recebendo advertências e até mesmo punições de 5 segundos por terem ultrapassado com as quatro rodas de seus carros a linha branca junto às zebras, algo que, segundo Giaffone, não está ao alcance da FIA para uma resolução definitiva.

“Muito se fala dos limites de pista, só que isso não é um problema da FIA, na verdade, isso é um problema das pistas, que não recebem só a F1, tem outras categorias, tem trackday e eles precisam fazer uma adaptação e isso acaba complicando.

“Nesta última corrida, na Áustria, acho que eles poderiam trabalhar mais com as zebras... eu não gosto dessa ideia de o carro sair da linha branca e já ser penalizado, acho que poderia ter aquelas zebras duplas, para o piloto perder tempo, ele pode até sair, mas perde um pouco do equilíbrio, para daí sim ser punido com track limits.”

'Vácuo' pós-Whiting

Uma das grandes referências na ‘arbitragem’ da F1 era Charlie Whiting, que morreu às vésperas do início da temporada de 2019. O britânico sempre é lembrado como alguém que conseguia aplicar as regras sem grandes controvérsias.  

Giaffone explicou como a abordagem de Whiting o diferenciava, principalmente quando se comparado com seus sucessores.

“O Charlie Whiting tinha muita credibilidade”, disse Giaffone. “Eu trabalhei bastante com ele, aliás, foi ele que me chamou para ser comissário internacional. “Você via um briefing dele, era sempre muito tranquilo. Ele falava muito bem com os pilotos, fazia homologações de pista, fazia regulamento da F1, ou seja, ele conhecia de tudo.

“Além disso, ele nunca batia de frente com pilotos e equipes, ele conhecia todos muito bem e conseguia ter um jeito, que eu aprendi bastante com ele, de você conseguir o que quer, mas sem bater de frente, o que eu admirava nele e fazia muito bem.”

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Após alemãs Audi e Porsche, BMW pode voltar à categoria com McLaren, diz jornalista
Próximo artigo F1: Horner acredita que problemas com limites de pista serão ainda piores na França

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros