Globo decide exibir GP do Japão de 1988 após sucesso com reprises de jogos clássicos
Transmissão será realizada no próximo domingo, dia 03, no período da manhã, com narração e comentário originais

Nas últimas semanas, a Rede Globo seguiu um caminho usado por diversas emissoras de televisão do mundo para suprir as lacunas de programação durante a pandemia da Covid-19: a exibição de eventos esportivos clássicos. E, apesar de ter começado apenas com o futebol, na próxima semana a Fórmula 1 também vai entrar nesse regime, com uma das corridas mais conhecidas pelos brasileiros.
No próximo domingo, dia 03, dentro da programação do Esporte Espetacular, o canal vai exibir novamente o GP do Japão de 1988, que deu o primeiro título mundial a Ayrton Senna, após um ano de grandes disputas contra seu companheiro de equipe, Alain Prost.
Leia também:
Em Suzuka, Senna largaria na primeira fila, mas seu motor morreu na largada e o brasileiro acabou caindo para 14º, precisando fazer uma corrida de recuperação. Foram necessárias apenas 28 voltas para que o piloto da McLaren chegasse até Prost e ultrapassasse o francês, partindo para a vitória que garantiu o primeiro de seus três títulos.
A transmissão da Globo contará com a exibição da corrida na íntegra, além da narração e comentário originais de Galvão Bueno e Reginaldo Leme, homenageando Senna na semana em que sua morte completa 26 anos.

Homenagem a Senna na Final da Copa de 1994
Photo by: Reprodução
Senna é relembrado em reprise do tetra
No domingo (26), a Globo reexibiu a final da Copa do Mundo de 1994 entre Brasil e Itália, que terminou com o tetra da seleção canarinho. Na ocasião, os jogadores fizeram uma homenagem a Ayrton Senna, que havia morrido cerca de dois meses antes do evento no acidente em Ímola.
Após o fim da partida, os jogadores levaram a campo uma faixa com os dizeres "Senna... aceleramos juntos, o tetra é nosso!". Na ocasião, Galvão Bueno, responsável pela narração da partida, falou sobre a homenagem.
"Aí a homenagem dos jogadores a você, meu irmão, Ayrton Senna", falou Galvão na transmissão, com o Tema da Vitória, conhecida pelas vitórias de Senna na F1, tocando ao fundo.
Na transmissão deste domingo, a equipe da Globo levou ao estúdio a faixa original, que estava guardada na casa de Américo Faria, supervisor da seleção na Copa de 1994. Galvão, emocionado, falou da relação de Senna com a seleção naquele ano de 1994.
"O Senna tinha feito duas corridas na Williams", disse. "Teve um problema no Brasil, rodou, abandonou. Tinham batido no carro dele no Japão e na semana seguinte tinha um jogo da seleção em Paris. Eu convidei ele. Ele disse 'Imagina, na casa do Prost, vão me vaiar'".
"Ele foi, deu o pontapé inicial, foi aplaudido por todos os franceses e foi ao vestiário. No vestiário houve um acordo dele com os jogadores de dois tetracampeonatos, dele e da seleção. Por isso essa faixa tão especial".

Faixa da Copa de 1994
Photo by: Reprodução
GALERIA: Relembre os carros de Senna na F1

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani
VÍDEO: 60 fatos e feitos de Ayrton Senna
PODCAST Motorsport.com: Senna realmente foi o melhor piloto da história da F1?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Em entrevista ao filho, Galvão Bueno fala qual a maior "ausência" no currículo de narrador
Da perda da visão após acidente a um dos nomes mais influentes da F1: conheça a história de Helmut Marko

Últimas notícias
Chefe da equipe austríaca, contudo, destacou importante participação do ex-piloto como pai do atual campeão mundial
F1 - Zhou revela abusos online antes de estreia pela Alfa Romeo: "Doeu bastante"
Piloto ficou "bastante surpreso" com comentários recebidos antes do Bahrain
F1 - Chefe da Haas: paddock sabia das conversas entre Alonso e Aston Martin
"Era um 'segredo a vozes', então não me surpreendeu tanto"; confira
F1: Giovinazzi surge como possível nome no mercado; entenda
Antes de qualquer movimento, no entanto, é preciso que o caso Piastri-Ricciardo seja desvendado