Há 15 anos, Schumacher vencia pela 91ª e última vez na F1 no GP da China
Alemão vinha em boa fase com três vitórias nas cinco corridas anteriores, reduzindo a diferença de Alonso na ponta para dois pontos
Em primeiro de outubro de 2006, Michael Schumacher coloca um ponto final a uma de suas principais marcas na história da Fórmula 1. No GP da China daquela temporada, o piloto da Ferrari, que vinha em busca do oitavo Mundial logo após anunciar sua aposentadoria, venceu pela 91ª e última vez na categoria.
Na etapa anterior, na Itália, a Ferrari chocou o paddock ao anunciar a aposentadoria do heptacampeão. No comunicado, a direção da equipe rasgou elogios a Schumacher, destacando seus números, qualidade e a importância dele para o crescimento da equipe a partir da segunda metade dos anos 1990.
"Independente de qual seja o resultado final da temporada deste ano, Michael sai da F1 com quase todos os recordes em seu nome. Até aqui, ele conquistou sete títulos Mundiais de Pilotos e contribuiu para outros sete no Mundial de Construtores", disse a direção da Ferrari no comunicado.
Já Schumacher agradeceu o apoio de todos, dentro e fora das pistas, ao longo de sua trajetória no mundo do esporte a motor.
"Todos esses anos na Fórmula 1 foram maravilhosos, especialmente os que passei ao lado dos meus amigos na Scuderia. Logo, meu futuro pertencerá à minha família mas, por enquanto, estou feliz por ainda fazer parte da Ferrari. Agora, o que importa é o Mundial".
Após três vitórias e mais um pódio nas cinco corridas anteriores, o alemão havia conseguido reduzir a diferença para Alonso de 25 para apenas dois pontos. Mas, na classificação, as coisas não haviam ido do jeito que ele esperava: enquanto o espanhol estava na pole, Schumacher sairia apenas em sétimo.
E o piloto da Ferrari tinha ainda mais uma preocupação na cabeça: essa era a terceira edição do GP da China, e Michael ainda não havia pontuado em Xangai, terminando em 12º em 2004 e abandonando no ano seguinte.
Antes da corrida, a chuva caiu com força, algo que ajudou quem corria de Michelin, mas atrapalhando quem usava Bridgestone. Aos poucos, a pista foi secando e, na segunda rodada de pits, Schumacher foi o primeiro a parar, antes de Alonso e Fisichella, a dupla da Renault.
Isso permitiu que o alemão abrisse uma diferença considerável, que Alonso não conseguiu reduzir antes do fim. Schumacher cruzou a linha de chegada com pouco mais de 3s a frente do espanhol, que vinha voando no final.
Depois da corrida, Schumacher disse que sabia que não seria uma prova fácil.
"Era visível que a curva um seria difícil, sabia disso desde os treinos. Estava achando que poderia ter algum problema com Giancarlo [Fisichella]. E tive. Com sorte, encontramos o momento ideal para mudar para os pneus slicks e criei uma diferença segura até o final".
Já Alonso lamentou a derrota, mas elogiou a boa disputa pelo título na reta final da temporada.
"No final, fiquei sem voltas. Então foi um dia ruim, mas é uma luta fantástica para o campeonato, e vou para o Japão me sentindo confiante".
Após a China, restavam duas provas para o final da temporada e ambos saíam do país empatados, com 116 pontos cada.
Com a vitória no Japão e o segundo lugar no Brasil, Alonso pontuou o suficiente para se manter na ponta e abrir vantagem para Schumacher, conquistando seu bicampeonato com 134 pontos contra 121 do alemão.
Voltando para o presente, essa marca de Schumacher poderá ser igualada em cerca de dez dias. Após bater na trave no GP da Rússia, Lewis Hamilton terá a segunda chance de vencer pela 91ª vez na F1, e poderá atingir esse número correndo na casa de Schumacher, no circuito alemão de Nurburgring.
"Minha primeira memória dele é, provavelmente, sua vitória em Ímola quando Senna morreu. Eu comecei a acompanhar seu sucesso a partir daí. Eu encontrei ele pela primeira vez no kart, em Kerpen, e foi maravilhoso para mim, como criança, dividir uma pista com ele. E eu ainda conversei com ele".
"Minha melhor memória com ele foi em Abu Dhabi, quando trocamos capacetes. Era algo enorme para mim, ter ele me escolhendo para isso, tirando tempo de seu dia. É o capacete mais valioso que tenho. Nunca tivemos conversas mais profundas, era pura admiração".
GALERIA: Confira as 91 vitórias de Schumacher na Fórmula 1
Documentário sobre SCHUMACHER na Netflix VALE A PENA? Confira os pontos altos e baixos do filme
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #133: O que poderia ser melhorado no documentário sobre Schumacher?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.