Haas se satisfaz com 1º ano desenvolvendo carro durante temporada
Time norte-americano se alegra com resultados após seu primeiro ano trabalhando na maior parte do tempo em grandes desenvolvimentos em seu carro
A equipe Haas acredita ter obtido os benefícios de seu primeiro ano desenvolvendo seus carros. O time entrou na F1 em 2016 e marcou pontos em sua estreia, mas depois de terminar entre os dez primeiros em três dos quatro primeiros GPs, só conseguiu o feito uma vez nas 17 corridas seguintes.
A equipe norte-americana terminou em oitavo no campeonato de construtores e repetiu a posição em 2017, embora com mais pontos, antes de subir para a quinta colocação neste ano.
A Haas se comprometeu com um ciclo de desenvolvimento mais longo para seu carro de 2018, e o engenheiro chefe da equipe, Ayao Komatsu, acredita que o carro foi melhorado na "maioria das áreas" desde o início da temporada.
"Este é apenas o terceiro ano para nós, mas este também é apenas o primeiro ano em que decidimos desenvolver o carro durante toda a temporada", disse ele.
"O primeiro ano foi mais sobre operação. No segundo ano conseguimos focar um pouco mais no desempenho, mas agora no terceiro ano nós realmente focamos no desempenho e na melhoria dos carros ao longo da temporada.”
"É claro que no ano passado paramos o desenvolvimento cedo para nos concentrarmos neste ano, então isso valeu a pena. Estamos muito felizes com a nossa base e em como a equipe está operando, especialmente considerando que é apenas a nossa terceira temporada."
O chefe da equipe, Gunther Steiner, acredita que a Haas fez um "trabalho muito melhor" em trazer os desenvolvimentos para o carro do que no ano passado.
"Ainda temos um longo caminho a percorrer, porque é apenas nossa primeira temporada desenvolvendo o carro, mas estamos melhorando em tudo", disse Steiner.
"Em desenvolvimento ainda temos nossas quedas, como México e como Monte Carlo, mas também consertamos isso."
A Haas realmente manteve o desempenho?
Dois dados oferecem boas oportunidades para medir o desempenho da Haas ao longo do ano: seu perfil de desempenho e seus pontos.
Analisando os tempos da Haas, a volta mais rápida de cada fim de semana de GP revela que o time praticamente manteve o seu défice para os líderes.
O time ficou a 101,94% do líder nas primeiras 10 corridas e caiu para 102,05% nos últimos 10 GPs.
A Renault caiu um pouco mais em comparação, com 101,92% no início e ficando com 102,38% no fim, enquanto a Force India avançou (102,27% para 102,18%), mas não melhorou o nível de desempenho de pico da Haas.
Em termos de pontos, a contagem de Haas caiu na segunda metade da temporada, tendo ganho 51 nas primeiras 10 corridas e 39 nas 10 seguintes.
Isso marca um equilíbrio melhor do que seus dois primeiros anos na F1, mas, mais importante, se compara bem a outros rivais do meio do grid.
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-18
Photo by: Steven Tee / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.