Hamilton: grid invertido é uma desculpa para erros nas regras de 2021
Pentacampeão mundial da Fórmula 1, piloto britânico da Mercedes fez críticas contundentes às mudanças na categoria
Em meio às discussões sobre as regras da Fórmula 1 para a temporada 2021, surgiu a ideia de implantar uma corrida classificatória que determinaria o grid do GP em ordem invertida. Os pilotos se manifestaram contra a possibilidade e Lewis Hamilton voltou a falar sobre o assunto nesta quinta-feira anterior às atividades do GP da Rússia. Segundo o britânico, a ideia é "uma desculpa por terem feito um trabalho não tão bom" com o novo regulamento.
Pentacampeão mundial, o piloto da Mercedes foi crítico às autoridades responsáveis pelas novas regras. "O fato de eles estarem tentando reverter grids e tudo isso me parece uma desculpa por terem feito um trabalho não tão bom”, disse.
Hamilton também questionou pontos específicos do novo regulamento. "Por que eles estão deixando os carros mais pesados? Não há razão, não é mais seguro, não é melhor para corridas. Meus pontos ainda são os mesmos. Ainda estou preocupado”, ponderou.
O britânico ainda citou as mudanças mais recentes da categoria para colocar o trabalho atual sob suspeição. "As alterações que eles fizeram em anos anteriores não foram particularmente eficazes, portanto provavelmente não estão confiantes em nenhum processo de tomada de decisão. Eu não sei. Não é um trabalho fácil. Muitas pessoas estão envolvidas no processo”, afirmou o líder do campeonato de 2019.
De todo modo, Hamilton disse que tentaria “permanecer esperançoso” em relação às regras. O peso dos carros, porém, desagrada o pentacampeão. A próxima geração de carros provavelmente passará do atual limite de 743 kg por causa de peças padrão e rodas de 18 polegadas.
"Eu não entendo o ponto. Devemos estar avançando com a tecnologia e inovando, devemos ser mais rápidos. Vamos a pneus piores, carros mais pesados, mais lentos... mas quando você fala com os caras, eles simplesmente não entendem. Praticamente nenhum deles correu antes ou esteve em um carro de Fórmula 1. Mas sempre foi assim", lamentou o piloto.
Efeito solo
A principal mudança prevista para 2021 é a reintrodução do efeito solo. O controverso sistema que 'gruda' os carros ao chão e beneficia as ultrapassagens já foi banido da F1 no passado por ser considerado perigoso. No entanto, os entusiastas lembram que a competição era mais acirrada no período em que a tecnologia esteve presente. Relembre as curiosidades sobre o efeito solo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.