Recomendado para você

Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1
F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano
Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

Moto2
Moto2
Valência
Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência
F1: Nova regra da FIA exigirá carros majoritariamente pintados a partir de 2026

F1: Nova regra da FIA exigirá carros majoritariamente pintados a partir de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Nova regra da FIA exigirá carros majoritariamente pintados a partir de 2026
F1: Piastri garante que relação com Norris dentro da McLaren está "melhor do que nunca"

F1: Piastri garante que relação com Norris dentro da McLaren está "melhor do que nunca"

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Piastri garante que relação com Norris dentro da McLaren está "melhor do que nunca"
Últimas notícias

Hamilton ignorou ordens para não tentar fazer a volta mais rápida

Britânico ignorou uma mensagem da Mercedes pedindo para ele não se arriscar em tentar fazer a melhor volta da prova, no final do GP da França

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

No final da corrida do GP da França de Fórmula 1, os engenheiros da Mercedes avisaram Lewis Hamilton que Sebastian Vettel faria uma parada para colocar pneus novos e tentar fazer a volta mais rápida da prova. Mais tarde, voltaram a alertar o britânico de que o piloto da Ferrari estava em volta rápida. No entanto, contrariando as recomendações, Hamilton acelerou e tentou superar a marca do rival.

Leia também:

Apesar de estar com pneus duros e usados, com mais de 29 voltas, Hamilton conseguiu fechar a última volta em 1min32s764. Logo em seguida, Vettel fechou sua volta usando pneus macios novos, em 1min32s740, apenas 2 centésimos mais rápido que o adversário.

Hamilton disse que o resultado é uma boa lembrança de que ele e a Mercedes precisam sempre buscar o melhor desempenho e bater os rivais.

“Eu acho que você nunca deveria desistir, nunca ser complacente e deve sempre acreditar que é possível”, disse o britânico quando questionado pelo Motorsport.com. “Havia um ponto extra disponível. Naturalmente a equipe não podia saber como eu estava sentindo o carro, mas eu sentia como se eu ainda tivesse mais um pouco para tirar dos pneus, e era para apenas mais uma volta”.

“Eu estava pensando: ‘vou acelerar para conseguir a melhor volta, caras, vamos lá’. Mesmo durante a volta eles estavam me dizendo ‘Não se preocupe, ele tem novos pneus, não tem como você batê-lo.’ Sendo o piloto louco que sou, eu pensei que talvez eu conseguisse tomar a melhor volta dele”.

“Eu não percebi que seria tão perto, havia coisas que eu podia ter feito para fazer acontecer. Eu não acho que ele tenha feito a volta perfeita, não acho que ele tenha usado toda a potência, ou algo assim. Eu acho que isso foi um aprendizado para nós, para nunca tomarmos as coisas por garantido e continuar acelerando”.

 

A explicação de Hamilton é suportada pelas conversas de rádio com seu engenheiro, Peter Bonnington. Confira abaixo:

 

Hamilton começa a volta final

Engenheiro: Vettel colocou pneus para a volta mais rápida, então não vamos nos incomodar em tentar superá-lo.

Enquanto Hamilton chega na reta oposta, claramente em uma volta rápida

Engenheiro: Vettel está com pneus macios, então deve baixar de 1min31s.

Hamilton: Ouvi você cara, mas se ele não fizer a volta, talvez eu consiga.

Após a corrida, indo para a área do pódio.

Hamilton: Valia a tentativa, na última volta.

Engenheiro: É, copiei Lewis, sim, foi muito perto de fato.

Hamilton: Quão próximo?

Engenheiro: Dois centésimos.

Hamilton: Vocês não podem ter uma postura de derrota, sempre temos que buscar as coisas, caras.

Engenheiro: É, apenas dizendo...

Hamilton: Eu poderia ter sido mais rápido, se nós tivéssemos planejado isso adequadamente.

Engenheiro: Sim, copiei, foi uma lição para nós.

 

Vettel admitiu que ele esperava ir mais rápido, mas insistiu que não foi desencorajado pelo que Hamilton poderia fazer.

“Não fui rápido o suficiente!”, disse o alemão. “Eu fiquei surpreso comigo mesmo. Tentei ir o mais rápido que podia. Depois que tudo parecia certo, a volta mais rápida foi em apenas 1min33s5, Lewis fez uma volta muito forte no fim".

“Eu só posso assumir que ele estava administrando durante a corrida, antes de ir para a volta rápida. A degradação dos pneus foi lenta, especialmente nos duros, então ele foi capaz de fazer uma volta muito forte no final. Mas sim, foi apertado”.

“Nós tínhamos um pequeno problema com a bateria, então talvez não tenha sido 100% ideal. Eu dei uma olhada rápida na comparação de voltas rápidas e vi que a volta inteira foi muito perto. Então, desencorajante, não. Não mais ou menos do que a falta de velocidade que temos visto em algumas corridas”.

 

Veja as imagens do GP da França de F1:

Os pilotos reunidos antes da prova
Sir Jackie Stewart que completou 80 anos no dia 11 de junho e Nico Rosberg
Jean Todt, President da FIA, e vários outros, homenagearam Stewart antes da prova
Homenagem a Jackie Stewart
Homenagem a Jackie Stewart
Jackie Stewart Birthday photograph with drivers and team principles
Gunther Steiner e Toto Wolff na homenagem a Jackie Stewart antes da prova
Franz Tost, Mattia Binotto, e Zak Brown na homenagem a Jackie Stewart
Foto oficial na homenagem a Jackie Stewart antes da prova
Foto oficial na homenagem a Jackie Stewart antes da prova
David Coulthard, Mark Webber, Sebastian Vettel, Daniil Kvyat, Kevin Magnussen e Romain Grosjean na homenagem a Jackie Stewart antes da prova
Largada do GP da França
Lewis Hamilton sempre esteve à frente de seu companheiro de equipe.
No final, mais uma dobradinha da Mercedes, com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1, com Charles Leclerc, da Ferrari, em terceiro
14
Artigo anterior RÁDIOS F1: “Churrasco” de Hulk e Leclerc pedindo para Vettel acelerar
Próximo artigo Bolsonaro diz que há 99% de chances do Rio receber F1 em 2021

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros