Hamilton sugere que GP de Mônaco tenha “diferente formato”
Lewis Hamilton sugeriu que o GP de Mônaco de F1 mude seu formato depois de uma prova que foi bastante criticada por vários pilotos em 2018.
Hamilton se classificou e terminou em terceiro, sem conseguir desafiar os carros à sua frente – nem mesmo o eventual vencedor, Daniel Ricciardo, que tinha com dificuldades após uma falha em seu MGU-K.
Fernando Alonso classificou a corrida como “a mais entediante da história”, e Hamilton sugeriu que uma mudança no traçado ou a obrigatoriedade de mais de um pitstop poderiam melhorar as ações do GP.
“Ela tem a maior expectativa, é a corrida mais especial do ano. Eu estava pensando: ‘É simplesmente uma pena que a corrida não seja tão empolgante quanto o espetáculo e quanto a pista é’”, disse Hamilton.
“Não há lugar como esse, mas acho que a F1 precisa aplicar uma diferente regra, cronograma ou algo assim. Você não deveria poder fazer só um pitstop aqui.”
“Talvez precise haver um formato diferente ou algo assim. É preciso ter as coisas mais bagunçadas – não sei o quê.”
“Olhe para a NASCAR: eles colocam um monte de safety cars sem motivo algum para juntar o pelotão. Há 100 bandeiras amarelas na corrida para juntar todos.”
“Talvez precisemos de duas corridas aqui. Quem sabe? Foram as 78 voltas mais longas de todas. Foi muito longo.”
Até os anos 1960, o GP de Mônaco tradicionalmente durava 100 voltas e tinha mais de três horas.
Originalmente, o GP de Mônaco foi criado para permitir que o Automóvel Clube de Mônaco fosse reconhecido como uma entidade nacional pela AAICR, precursora da FIA, já que o Rali de Monte Carlo não acontecia inteiramente dentro das fronteiras do principado, então a prova não contava.
Isso significava que a única forma de satisfazer os critérios era realizar uma corrida nas ruas, e o atual traçado é virtualmente idêntico ao utilizado em sua prova inaugural, em 1929.
O presidente do Automóvel Clube de Mônaco, Anthony Noghes, passou meses examinando as ruas a pé, e acreditava que seu traçado era a única configuração possível.
Desde 1960, projetos têm sido concluídos para deixar mais terras disponíveis em locais que antes eram o mar, incluindo um novo desenvolvimento que atualmente ganha forma do lado de fora do porto, antes da entrada do túnel.
“Eu disse ao príncipe Albert no outro dia: talvez seja a hora de deixar a pista mais longa. Estamos virando em 1min11s por aqui.”
“Há mais ruas. Precisamos mudar essa ótima pista e melhorá-la ainda mais?”
O traçado apertado de Mônaco faz com que seja muito importante manter a posição de pista, já que ultrapassagens são difíceis – especialmente com a largura adicional dos carros atuais. Então, foi fundamental no domingo que os carros preservassem os pneus para executar uma estratégia de um único pitstop no domingo.
“Do ponto de vista de piloto, não estávamos sequer forçando. Tivemos de aliviar muito”, disse Hamilton.
“É insano o quão pouco eu estava forçando – foi o mínimo que consigo lembrar.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.