Herbert defende decisão dos comissários de punir Massa
Ex-piloto que fez parte da equipe que julgou os incidentes na Índia explica motivos da punição ao brasileiro
O ex-piloto Johnny Herbert, que trabalhou como comissário da FIA no GP da Índia, justificou a punição a Felipe Massa pelo incidente com Lewis Hamilton durante a corrida. De acordo com o britânico, cabia ao brasileiro evitar o contato entre ambos.
“A decisão de penalizar Massa por seu contato com Hamilton se deve a um fator simples: poderia ser evitado. Sei que Massa está triste com nossa decisão, mas acredito que foi o correto”, afirmou em sua coluna no jornal The National.
De acordo com o ex-piloto, o erro do brasileiro foi fazer a curva normalmente mesmo sabendo que o piloto da McLaren estava do lado de dentro. “Olhamos os replays para determinar se alguma punição deveria ser dada. Depois de olharmos diferentes ângulos e estudar os dados que tínhamos à disposição, ficou claro que Massa sabia onde Hamilton estava antes de optar por virar.”
“Parecia que ele estava desistindo da curva quando foi para a direita, assim que se aproximavam de uma curva para a esquerda, efetivamente abrindo a porta para Hamilton ir por dentro. Mas Massa virou em cima dele, causando o contato. Não havia nada que Hamilton pudesse fazer para evitar. Ele tentou evitar, mas era tarde demais e houve o contato.”
De acordo com Herbert, foi o fato de Massa ter ido para a direita antes da colisão que lhe atribuiu a culpa. “Se não tivesse feito isso, o cenário seria diferente e, se houvesse contato, a culpa seria de Hamilton. Mas da maneira que aconteceu, poderia ser evitado.”
Falando no domingo após a prova, Massa se defendeu dizendo que moveu-se para a direita simplesmente para fazer a tangência normal da curva. “Fui para o lado de fora para frear mais tarde porque sabia que ali estava mais emborrachado. Não estava desistindo da curva e Lewis já não estava mais do meu lado, daí eu virei.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.