Recomendado para você

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026
Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira

Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira
Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?

Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?

WRC
WRC
Rally da Arábia Saudita
Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?
Últimas notícias

Herbert defende decisão dos comissários de punir Massa

Ex-piloto que fez parte da equipe que julgou os incidentes na Índia explica motivos da punição ao brasileiro

Massa e Hamilton

O ex-piloto Johnny Herbert, que trabalhou como comissário da FIA no GP da Índia, justificou a punição a Felipe Massa pelo incidente com Lewis Hamilton durante a corrida. De acordo com o britânico, cabia ao brasileiro evitar o contato entre ambos.

“A decisão de penalizar Massa por seu contato com Hamilton se deve a um fator simples: poderia ser evitado. Sei que Massa está triste com nossa decisão, mas acredito que foi o correto”, afirmou em sua coluna no jornal The National.

De acordo com o ex-piloto, o erro do brasileiro foi fazer a curva normalmente mesmo sabendo que o piloto da McLaren estava do lado de dentro. “Olhamos os replays para determinar se alguma punição deveria ser dada. Depois de olharmos diferentes ângulos e estudar os dados que tínhamos à disposição, ficou claro que Massa sabia onde Hamilton estava antes de optar por virar.”

“Parecia que ele estava desistindo da curva quando foi para a direita, assim que se aproximavam de uma curva para a esquerda, efetivamente abrindo a porta para Hamilton ir por dentro. Mas Massa virou em cima dele, causando o contato. Não havia nada que Hamilton pudesse fazer para evitar. Ele tentou evitar, mas era tarde demais e houve o contato.”

De acordo com Herbert, foi o fato de Massa ter ido para a direita antes da colisão que lhe atribuiu a culpa. “Se não tivesse feito isso, o cenário seria diferente e, se houvesse contato, a culpa seria de Hamilton. Mas da maneira que aconteceu, poderia ser evitado.”

Falando no domingo após a prova, Massa se defendeu dizendo que moveu-se para a direita simplesmente para fazer a tangência normal da curva. “Fui para o lado de fora para frear mais tarde porque sabia que ali estava mais emborrachado. Não estava desistindo da curva e Lewis já não estava mais do meu lado, daí eu virei.”

Artigo anterior Para Coulthard, Hamilton teve mais culpa que Massa em incidente
Próximo artigo Parr aprova Nova Jersey no calendário, mas cobra equipes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros