Hill diz que incidentes de Verstappen o fazem lembrar de Senna
Ex-campeão mundial diz que holandês o faz lembrar de Senna e avalia que piloto da Red Bull, assim como o brasileiro, vai aprender com erros
Max Verstappen perdeu o que parecia ser uma vitória certa no GP do Brasil depois de ser tocado por Esteban Ocon enquanto liderava.
Embora Damon Hill acredite que Ocon tenha sido o principal culpado da controvérsia, ele diz que um piloto mais experiente teria deixado espaço e não se envolveria.
"Havia outro sujeito na F1 que costumava esbarrar com as pessoas quando não precisava", disse Hill ao Motorsport.com.
"Eu estou realmente pensando em Senna. É como se houvesse um padrão que evolui quando eles são muito jovens, e eles não entendem.”
"Claramente, Ocon não deveria se envolver em uma situação complicada com o líder da corrida.”
"Eu não quero criticar Max. Não vai fazer diferença de qualquer maneira, porque ele continuará a se arriscar e guiar do jeito que ele guia , mas ele vai aprender, e eventualmente ele vai guiar como Lewis aprendeu.”
"E ele vai pensar que isso é tão importante, vencer uma corrida é tão importante e tão valioso que você não vai deixar as coisas tolas colocarem isso em risco.”
"Ele tem até os 25 anos, e então seus lóbulos frontais estarão totalmente conectados. Basicamente agora ele não tem controle de seus lóbulos frontais, então ele está dirigindo por instinto!"
Hill reconheceu que Ocon tinha o direito de tirar a volta.
"Esse é um argumento muito interessante, e ele está sob pressão também", disse ele.
"Mas você tem que tomar muito cuidado quando estiver envolvido na batalha pela liderança, talvez até ao ponto de entrar no rádio e perguntar: 'Você pode explicar para a Red Bull que estou tentando me desvencilhar?'”
"Mas ele só o ultrapassaria por algumas voltas, ele passaria por ele e depois seria repassado algumas voltas depois."
O ex-piloto de F1, Felipe Massa, que trabalhava como comentarista para a TV brasileira em Interlagos, concordou que Verstappen poderia ter deixado mais espaço.
"Com certeza foi um pouco estranho ver Ocon tentando passar Verstappen naquele momento da corrida", disse ele ao Motorsport.com.
"E então eu entendi que Ocon tinha pneus novos. As regras dizem que se você é mais rápido você pode ultrapassar, mas você precisa tomar cuidado, o que não é o que aconteceu no final.”
"Mas também, e eu não estou colocando a culpa em Max, talvez ele poderia ter tomado um pouco mais de cuidado. Ocon arriscou muito, mas talvez Max pudesse ter evitado isso também."
Em relação ao confronto subsequente na garagem da FIA, Massa acrescentou: "Você conhece Max, e quando o sangue está ficando um pouco quente, isso pode acontecer."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.