Recomendado para você

F1: Bortoleto bate forte na última volta da sprint de São Paulo; Norris vence

F1: Bortoleto bate forte na última volta da sprint de São Paulo; Norris vence

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto bate forte na última volta da sprint de São Paulo; Norris vence
F1 AO VIVO: Norris abre vantagem para Piastri, que bate em sprint, e Bortoleto tem acidente perigoso; acompanhe debate

F1 AO VIVO: Norris abre vantagem para Piastri, que bate em sprint, e Bortoleto tem acidente perigoso; acompanhe debate

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 AO VIVO: Norris abre vantagem para Piastri, que bate em sprint, e Bortoleto tem acidente perigoso; acompanhe debate
Moto2: Diogo Moreira conquista a pole position do GP de Portugal, com Manu González em 8º

Moto2: Diogo Moreira conquista a pole position do GP de Portugal, com Manu González em 8º

Moto2
Moto2
Algarve
Moto2: Diogo Moreira conquista a pole position do GP de Portugal, com Manu González em 8º
VÍDEO F1: Piastri, Hulkenberg e Colapinto batem e causam bandeira vermelha na sprint do GP de São Paulo

VÍDEO F1: Piastri, Hulkenberg e Colapinto batem e causam bandeira vermelha na sprint do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
VÍDEO F1: Piastri, Hulkenberg e Colapinto batem e causam bandeira vermelha na sprint do GP de São Paulo
Briga entre McLaren e Palou na Justiça chega a estágios finais com reivindicação milionária

Briga entre McLaren e Palou na Justiça chega a estágios finais com reivindicação milionária

Fórmula 1
Fórmula 1
Briga entre McLaren e Palou na Justiça chega a estágios finais com reivindicação milionária
F1: Prefeitura do RJ revela investimento privado bilionário e capacidade de 120 mil do Autódromo de Guaratiba

F1: Prefeitura do RJ revela investimento privado bilionário e capacidade de 120 mil do Autódromo de Guaratiba

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Prefeitura do RJ revela investimento privado bilionário e capacidade de 120 mil do Autódromo de Guaratiba
F1: Diretor da Mercedes avalia chances de velho problema aerodinâmico aparecer em 2026

F1: Diretor da Mercedes avalia chances de velho problema aerodinâmico aparecer em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Diretor da Mercedes avalia chances de velho problema aerodinâmico aparecer em 2026
F1: Sainz e Tsunoda largam do pitlane na sprint do GP de São Paulo

F1: Sainz e Tsunoda largam do pitlane na sprint do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sainz e Tsunoda largam do pitlane na sprint do GP de São Paulo
Últimas notícias

Honda manterá motor atual da F1 como plano B para 2018

Fabricante pretende trazer mudanças para campanha com a Toro Rosso, mas, caso resultados não sejam os esperados, poderá usar propulsor de 2017

Lando Norris, McLaren MCL32
Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32
Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32
Water on the Honda logo, adorned on the McLaren nose
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Brendon Hartley, Scuderia Toro Rosso STR12
Brendon Hartley, Scuderia Toro Rosso STR12
Pierre Gasly, Scuderia Toro Rosso STR12

A Honda manterá seu atual motor da F1 disponível, como um plano B, se houver problemas com sua configuração de 2018.

A Honda completou uma revisão intensa no design de seu motor durante o intervalo de 2016 para 2017, mas um problema com o sistema de óleo colocou a fabricante em desvantagem no início da temporada, o que representou um longo período de recuperação.

A fabricante japonesa mantém o conceito e o desenvolveu para 2018 na mudança da McLaren para a Toro Rosso, o que significa que possui a opção de permanecer com a atual configuração nas primeiras corridas do ano para caso a confiabilidade da versão nova não se mostre boa nos testes.

“É uma grande ajuda [permanecer com o mesmo conceito]”, disse Yusuke Hasegawa, que deixará a liderança do projeto da Honda na F1, ao Motorsport.com. “Precisamos de mais performance e de confiabilidade. Está muito melhor neste estágio da temporada.”

“Ainda não decidimos a especificação completa do próximo ano, mas, pelo menos, temos um plano B, que é o atual motor. Então, tenho certeza de que podemos começar bem a temporada no próximo ano.”

“Modificamos o conceito do motor do último ano [2016] para este [2017]. Não há dúvidas de que foi uma evolução necessária para nós. Pensamos que foi a direção correta.”

“O maior problema foi que não completamos o motor a tempo para a pré-temporada [de 2017]. Por mais que tenhamos tentado algo bom, precisamos de mais tempo para completar.”

Hasegawa, que será substituído por Yasuaki Asaki e Toyoharu Tanabe quando deixar a função, no fim do ano, está convencido de que o conceito poderá colocar a Honda em pé de igualdade com as rivais.

“Escolhemos quase o mesmo conceito dos outros competidores, então, deste ponto de vista, não há motivos para que não possamos alcançar os outros”, disse.

A Honda utilizou neste ano a vantagem de ter opiniões externas, de consultores, para ajudar a acelerar a melhoria, mesmo que ela não revele com quem trabalhou.

Para o próximo ano, a Honda planeja continuar com essas parcerias, e talvez até estendê-las.

“Começamos vária colaborações com outros parceiros, cujas identidades não revelaremos normalmente. Podemos ver resultados deste projeto”, disse Hasegawa.

“Continuaremos com essas colaborações. Não há motivo para parar. Até mesmo precisamos aumentar ainda mais essa colaboração.”

“Entendo que a maioria das pessoas pense que a Honda tentou fazer isso sozinha. Mas não é certo. Estamos felizes em contar com recursos de fora, e assim fizemos.”

“É claro que há limitações e obstáculos, assim como a barreira da língua, a geográfica, então não é um trabalho fácil.”

“Precisamos maximizar nossa performance doméstica. Não temos objeção em contar com recursos de fora. Naturalmente, está aumentando.”

Artigo anterior Hartley diz que idade o ajudou a lidar com pressão em 2017
Próximo artigo Hamilton surpreende e apaga publicações no Instagram

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros