Horner: manobra de Vettel sobre Verstappen foi “otimista”
O chefe da Red Bull, Christian Horner, acredita que a manobra de Sebastian Vettel sobre Max Verstappen no GP do Japão foi “otimista”.
Verstappen e Vettel colidiram em disputa pela terceira posição na curva Spoon, o que fez o alemão rodar e cair para o fundo do pelotão. A FIA, por sua vez, optou por não tomar medidas quanto ao acidente.
O piloto da Ferrari criticou Verstappen após a corrida, enquanto que o holandês respondeu que Vettel foi o responsável pelo choque.
Horner, no entanto, disse que a decisão dos comissários foi a correta.
“É muito difícil ultrapassar naquela curva”, disse o dirigente. “Não é um grande ponto de freada, e obviamente Sebastian estava otimista em sua manobra e Max foi robusto em sua defesa.”
“Para mim, foi um acidente de corrida, e acho que os comissários vieram com a decisão correta.”
“Foi muito oportunismo de Seb em uma curva em que é muito difícil de ultrapassar.
Já o conselheiro da Red Bull no automobilismo, Helmut Marko, disse ao Motorsport.com que a manobra de Vettel teve “motivação exagerada” e foi um “incidente de corrida”.
O toque com Vettel foi o segundo incidente com um piloto da Ferrari no GP do Japão.
Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H and Max Verstappen, Red Bull Racing RB14
Photo by: Mark Sutton / Sutton Images
Verstappen recebeu uma punição de 5s por retornar à pista de forma perigosa e colidir com Kimi Raikkonen na saída da chicane.
Horner defendeu a manobra de seu piloto.
“Ele é um competidor ferrenho”, disse. “O incidente na chicane com Kimi, ele foi forte na chicane, saiu da pista e retornou.”
“Você pode ver que ele não está olhando para seu retrovisor e não estava ciente de onde Kimi estava. Eles colidiram, foi parar nos comissários.”
“Eles deram uma punição, o que aceitamos, e aí obviamente ele teve de abrir uma diferença para chegar à janela de piststop.”
“No fim das contas, temos de aceitar a decisão dos comissários. Sentimos que foi um incidente de corrida. Ele não estava ciente de onde Kimi estava quando voltou. Foi uma infelicidade.”
Marko disse que o forte ritmo de Verstappen se deu apesar dos danos sofridos em seu carro.
“Ele teve alguns danos em seu assoalho após o acidente com Raikkonen. Ele perdeu mais de 20 pontos de pressão aerodinâmica”, disse.
“E ele teve um pouco de problema com o mapeamento de motor novamente. A Mercedes tinha muita reserva, mas foi uma boa recuperação vindo dos 5s [de punição].”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.