Recomendado para você

ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1
Últimas notícias

IndyCar 2013 – Saiba tudo sobre a nova temporada

Número 1 de volta, "Tríplice Coroa" dos ovais, três brasileiros e largadas paradas são as principais novidades da nova temporada

A temporada 2013 da Indy inicia neste fim de semana pela terceira vez seguida em St. Petesburg, na Flórida. A pista, que entrou para a história em 2005 fazendo os carros da IRL virarem pela primeira vez à direita em corrida, abrirá a segunda temporada da categoria com o chassi Dallara DW12, estreante no ano passado.

A temporada também vem com mudanças esportivas. As principais são as corridas aos sábados com o grid largando parado, e a volta da chamada “Tríplice Coroa” dos ovais.

Sem uma corrida no oriente pelo segundo ano seguido, a Indy se torna mais regionalista em 2013. Apenas duas localidades fora dos Estados Unidos estão no calendário: A SP Indy 300 e o tradicional GP nas ruas de Toronto, no Canadá.

Veja quem serão os pilotos deste ano:

Penske (Chevrolet):
#2 AJ Allmendinger (apenas Barber e Indy) / #3 Hélio Castroneves / #12 Will Power

Andretti Autosport (Chevrolet):
#1 Ryan Hunter-Reay / #25 Marco Andretti /  #27 James Hinchcliffe / #5 EJ Viso (c/ HVM)

Chip Ganassi (Honda):
#9 Scott Dixon / #10 Dario Franchitti / #83 Charlie Kimball

KV (Chevrolet):
#11 Tony Kanaan / #78 Simona de Silvestro

Dale Coyne (Honda):
#18 Bia Figueiredo (St. Pete, talvez Brasil e ovais) / #19 Justin Wilson

Dragon (Chevrolet):
#6 Sebastián Saavedra / #7 Sébastien Bourdais

Ed Carpenter (Chevrolet):
#20 Ed Carpenter

Panther (Chevrolet):
#4 JR Hildebrand / #22 Oriol Servià (c/ Dreyer & Reinbold)

Rahal Letterman Lanigan (Honda):
#15 Graham Rahal / #16 James Jakes

Sarah Fischer Racing (Honda):
# 67 Josef Newgarden

Schmidt Motorsports (Honda):
# 55 Tristan Vautier (R) / #77 Simon Pagenaud

AJ Foyt (Honda):
#14 Takuma Sato

Barracuda (Honda):
#98 Alex Tagliani

- Neste ano os motores deverão aguentar 2000 milhas (150 a mais que em 2012) antes de serem trocados. Em caso de quebra ou troca, o piloto perderá 10 posições no grid da corrida. Se a quebra acontecer em teste, o piloto perderá 10 lugares na corrida seguinte.

- Ryan Hunter-Reay será o primeiro piloto desde que ChampCar e IRL se juntaram a utilizar o número 1 após ser campeão.

- Único estreante 'full time', o francês Tristan Vautier, campeão da Indy Lights em 2012, correrá a temporada inteira ao lado do compatriota Simon Pagenaud, quinto no ano passado, na equipe de Sam Schmidt.

Calendário

(O) – Oval / * - Tríplice Coroa
1 St. Petesburg, Flórida – 24 de Março
2 Barber, Alabama – 7 de Abril
3 Long Beach, Califórnia – 21 de Abril
4 São Paulo, Brasil – 5 de Maio
5 Indianápolis 500 – 26 de Maio (O)*
6 e 7 Detroit, Michigan (traçado 1998-2001) – 1 e 2 de Junho
8 Fort Worth, Texas – 8 de Junho (O)
9 Milwaukee, Wisconsin – 15 de Junho (O)
10 Iowa, Newton – 23 de Junho (O)
11 Pocono, Pennsylvania – 7 de Julho (O)*
12 e 13 Toronto,Canadá – 13 e 14 de Julho
14 Mid-Ohio, Lexington – 4 de Agosto
15 Sonoma, Califórnia – 25 de Agosto
16 Baltimore, Maryland – 1 de Setembro
17 e 18. Houston, Texas – 5 e 6 de Outubro
19 Fontana, Califórnia – 19 de Outubro (O)*

- A volta da “Tríplice Coroa” dos ovais é uma das maiores novidades. Ela denomina as provas de Indianápolis, Pocono e Fontana. Será oferecido um prêmio de 1 milhão de dólares ao piloto que vencer as três, ou então, 250 mil se o mesmo piloto vencer duas delas.  A Coroa durou de 1971 a 1989 na IndyCar. Na história, apenas Al Unser Sr. venceu as três provas, em 1978.

- Em Detroit, Toronto e Houston a categoria fará uma corrida aos sábados com o grid largando parado e outra no domingo com a tradicional largada em movimento. A distância das provas e a premiação em pontos será a mesma.

- Iowa continuará a ter seu pole position definido com base em três “mini corridas” de 50 voltas, porém com o formato um pouco diferente do ano passado. Neste ano, primeira e segunda corridas terão os dois primeiros classificados para a terceira, que definirá as dez primeiras posições. Em seguida, os seis pilotos mais rápidos em um treino classificatório comum terão a chance de se juntar à terceira prova.

Push-to-Pass

A utilização do Push-to-Pass não terá 'delay' neste ano. Quando decidir usar, o piloto terá, mesmo parando de pressionar o botão, 200RPM a mais em sua aceleração de 15 a 20 segundos ininterruptamente. O uso do botão é restringido a dez ativações. Apenas pistas mistas contam com o botão de 'boost'.

Nos circuitos de St. Petesburg, Detroit, Sonoma, Baltimore e Houston o tempo de ativação será de 15 segundos. Em Barber, Long Beach, São Paulo, Toronto e Mid-Ohio, 20 segundos.

Artigo anterior Entenda por que um carro pode ser bom de treino e ruim de corrida
Próximo artigo Alonso espera confirmação do bom início da Ferrari na Malásia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros